VENCEDOR: Espanha
2.º LUGAR: URSS
3.º LUGAR: Hungria
4.º LUGAR: Dinamarca
MELHOR MARCADOR: Ole Madsen (DIN) - 7 Golos
FIGURA do TORNEIO: Luis Suárez (ESP)
EQUIPAS PARTICIPANTES (4): Espanha, URSS, Hungria e Dinamarca
A Espanha combinou o espírito de equipa ao facto de jogar em casa e venceu o seu primeiro troféu internacional em 1964, numa altura em que o Campeonato da Europa continuava a crescer.
O formato manteve-se sem alteração, com a qualificação a anteceder a fase final de quatro selecções, mas o eco da edição inaugural elevou o número de participantes de 17 para 29, desta vez já com Itália e Inglaterra.
A Espanha venceu o seu primeiro troféu internacional a jogar em casa. |
Nas meias-finais da prova, a URSS mostrou-se determinada na defesa do ceptro, pois venceu a Dinamarca por 3-0, em Barcelona, tendo Valentin Ivanov e Victor Ponedelnik, duas estrelas da equipa de quatro anos antes, entre os autores dos tentos.
Na outra meia-final, os espanhóis precisaram de um golo no prolongamento do avançado Amancio, do Real Madrid, para derrotarem a Hungria, por 2-1.
No entanto, com o médio Luis Suárez a comandar as operações, os anfitriões chegaram plenos de confiança ao encontro decisivo. Nesta altura, já campeão europeu pelo Inter, Suárez proporcionou a experiência necessária à jovem formação espanhola.
Espanha 2 x 1 URSS
(Pereda 6', Marcelino Martínez 84'; Khusainov 8')
A jogar em casa e frente à campeã União Soviética, a Espanha ganhou por 2-1 e conquistou o Campeonato da Europa de 1964. Diante do fervoroso público presente no Santiago Bernabéu, que incluía o Presidente Francisco Franco, os anfitriões inauguraram cedo o marcador, por intermédio de Jesús María Pereda.
A potência URSS não conseguiu revalidar o título conquistado 4 anos antes. |
A URSS rapidamente chegou ao empate, graças a Galimzyan Khusainov, mas a Espanha voltou a adiantar-se, com Luis Suárez a mostrar uma vez mais a sua influência, assistindo Marcelino Martínez para o golo da vitória.
Lev Yashin (URSS).
Feliciano Rivilla (ESP). Dezso Novák (HUN). Ignacio Zoco (ESP). Fernando Olivella (ESP).
Amancio Amaro (ESP). Ferenc Bene (HUN). Valentin Ivanov (URSS). Jesús María Pereda (ESP).
Luis Suárez (ESP). Flórián Albert (HUN).
Fonte: uefa.com
Sem comentários:
Enviar um comentário