sábado, maio 12, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 30): Dragões fecham com chave de ouro


Rio Ave 2 x 5 FC Porto (João Tomás 42' p, Atsu 66'; Djalma 13', James 17', Kléber 50', 75', 90')
O FC Porto acaba a época em beleza com uma goleada no terreno do Rio Ave por 5-2. Os dragões entraram para a última partida do campeonato com a confiança em alta e isso notou-se em campo. Aos 17 minutos, o Rio Ave já tinha encaixado dois golos (Djalma e James Rodríguez). À excepção de um cabeceamento de João Tomás, os vila-condenses foram inofensivos no ataque, mas reduziram o marcador pelo avançado português na conversão de uma grande penalidade.

Na segunda parte brilhou Kléber, ao bisar (com bonitos golos) aos 50 e 75 minutos. O avançado brasileiro mostrou a Vítor Pereira que poder ser opção para a titularidade na próxima época. Pelo meio dos golos de Kléber, Atsu, emprestado pelo FC Porto, também marcou e também se mostrou ao técnico portista.
Os campeões fecharam a época com uma goleada.
Até final, destaque para a entrada de Kadú para o lugar de Bracali. O terceiro guarda-redes dos dragões também teve oportunidade de se sagrar campeão nacional. Destaque ainda para o hat-trick de Kléber que fixou o resultado final em 5-2.

O FC Porto terminou o campeonato com mais uma demonstração de força. Fica a ideia que, se o campeonato continuasse por mais jornadas, os dragões continuariam a ganhar. Quanto ao Rio Ave, cumpriu o seu principal objectivo que era a manutenção.

V. Setúbal 1 x 3 Benfica (Rafael Lopes 12'; Bruno César 34', 61', Cardozo 90')
O Benfica despediu-se da Liga com uma vitória por 3-1 ante o V. Setúbal, no Estádio do Bonfim. Óscar Cardozo fechou o triunfo encarnado e isolou-se no topo da lista dos melhores marcadores, com 20 golos, mais um do que Lima. Era o segundo objectivo dos encarnados - o primeiro seria, naturalmente, somar os três pontos - e foi preciso esperar 90 minutos para ver Cardozo chegar ao golo. O avançado paraguaio dispôs de inúmeras ocasiões para facturar, mas teve pela frente um inspirado Diego na baliza sadina.
Cardozo fechou as contas no Bonfim e isolou-se no comando dos melhores marcadores. 
O Benfica até entrou a perder no jogo com o V. Setúbal, que se adiantou no marcador por intermédio de Rafael Lopes, à passagem dos 12 minutos. Bruno César quebrou a resistência de Diego ao minuto 34, na sequência de uma assistência de calcanhar de... Óscar Cardozo, e levou o jogo empatado para intervalo. O médio brasileiro voltaria a marcar aos 62 minutos, operando a reviravolta no marcador.

O V. Setúbal nunca se entregou e, à imagem da primeira parte, testou por várias vezes a atenção de Eduardo na baliza dos encarnados. O perigo rondava as duas balizas e, num dos últimos lances do encontro, Cardozo acabaria por encontrar o caminho das redes. O avançado fechou o triunfo do Benfica no Bonfim e, acredita-se, terá suspirado de alívio. Resta saber o que fará Lima em Alvalade.

Marítimo 1 x 1 P. Ferreira (Rúben Ferreira 55'; Vítor 71')
O Marítimo e o Paços de Ferreira empataram a um golo, em jogo da 30.ª e última jornada do campeonato. Já com tudo definido, assistiu-se a um jogo típico de final de época nos Barreiros, com as equipas a criarem poucas ocasiões para marcar.
Empate nos Barreiros num jogo pobre.
Os golos apareceram só na segunda parte, com Rúben Ferreira a dar vantagem aos insulares após um grande remate, e Vítor a empatar para os castores. O Marítimo termina a temporada 2011/12 no quinto lugar com 50 pontos, o Paços de Ferreira em 10.º com 31.

Fonte: abola.pt
(em actualização)

Sem comentários: