segunda-feira, maio 14, 2012

EURO'1968: Itália sagra-se campeã no Estádio Olímpico

ANFITRIÃO: Itália
VENCEDOR: Itália
2.º LUGAR: Jugoslávia
3.º LUGAR: Inglaterra
4.º LUGAR: URSS
MELHORES MARCADORES: Dragan Djazic (JUG) e Vahidin Musevic (JUG) - 3 Golos
FIGURA DO TORNEIO: Dino Zoff (ITA)
EQUIPAS PARTICIPANTES (4): Itália, Jugoslávia, Inglaterra e URSS

A campeã mundial Inglaterra, a duas vezes finalista União Soviética e a equipa que bateram na final de 1960, a Jugoslávia, marcaram presença na primeira edição do torneio disputada como Campeonato da Europa, em vez de Taça das Nações Europeias. No entanto, foi a anfitriã Itália a conquistar o troféu, cortesia de um esforço determinado e de uma dose de sorte – precisaram de um sorteio para vencerem a União Soviética nas meias-finais.
O guardião italiano Dino Zoff foi considerado o melhor jogador do EURO'1968.
Destaque para o facto de esta ser a primeira vez que a Inglaterra, consagrada campeã do Mundo em 1966, participava na fase final de um Europeu. Após uma qualificação ao mais alto nível, os britânicos perderam na meia-final frente à consistente Jugoslávia.  Na outra meia-final, entre Itália e URSS, a equipa da casa transitou para a final após desempate por... moeda ao ar.

FINAL, Estádio Olímpico, Roma - 8 de Junho de 1968 
Itália 1 x 1 Jugoslávia 
(Domenghini 82'; Dzajic 39')

FINAL REPLAY, Estádio Olímpico, Roma - 10 de Junho de 1968
Itália 2 x 0 Jugoslávia
(Riva 12', Anastasi 31')

A final entre Itália e Jugoslávia ficou marcada pelo empate a uma bola, logo as equipas teriam que se defrontar 48 horas depois. Os azzurri ficaram a nove minutos de serem derrotados na sua primeira tentativa de decidir o vencedor do Campeonato da Europa de 1968, mas no regresso ao Olímpico de Roma dominaram a Jugoslávia desde o apito inicial.
Itália repetiu o feito da Espanha e conquistou o seu único título europeu em casa.
O técnico da selecção transalpina, Ferruccio Valcareggi, efectuou cinco alterações na sua equipa, reflectindo um desejo de igualar o poder físico e a velocidade da Jugoslávia. A selecção jugoslava apresentou-se muito debilitada, ainda para mais tendo em conta que não tinham as mesmas opções que o seu adversário. Os trunfos italianos: Riva e Mazzola ajudaram, e de que maneira, a que a equipa vencesse confortavelmente por 2-0. Os golos transalpinos foram da autoria de Riva aos 12' e Anastasi aos 31'.

Dino Zoff
11 do EURO'1968:
Dino Zoff (ITA).
Misad Fazlagic (JUG). Giacinto Facchetti (ITA). Albert Schesternev (URSS). Bobby Moore (ING).
Ivica Osim (JUG). Sandro Mazzola (ITA). Angelo Domenghini (ITA).
Geoff Hurst (ING). Luigi Riva (ITA). Dragan Djazic (JUG).




Fonte: uefa.com

Sem comentários: