domingo, maio 13, 2012

Liga Orangina (Jornada 30): União de honra celebra manutenção


União 2 x 1 Portimonense (Tomé 26', Tininho 90' ag; Semedo 23')
O União garantiu a manutenção na Liga de Honra após vencer, esta tarde, o Portimonense, que assim foi relegado à II Divisão. Um jogo intenso, de parada e resposta, com os unionistas a se revelarem mais felizes numa partida onde operaram a cambalhota para selar a permanência.

A imperiosa necessidade, ou a quase obrigação, que tinham de vencer para evitar a despromoção, foi factor de motivação extra para as duas equipas, que desde cedo se entregaram ao jogo. Mais incisivos que os insulares, os algarvios criaram dois lances perigosos nos primeiros minutos, o primeiro por Lucas (6') e o segundo por Vítor Gonçalves (16'), ambos em remates que saíram ao lado. Contudo, aos 23 minutos, o Portimonense colocou-se em vantagem, através de Semedo, que, após um pontapé de canto, aproveitou uma intervenção deficiente de Matt Jones.
O União da Bola festejou a permanência nos Barreiros.
Os madeirenses reagiram e Tomé, aos 27 minutos, repôs a igualdade, num remate forte e colocado à entrada da área, sem hipótese para Jules Goda. Até ao intervalo, as equipas dividiram as acções ofensivas, mas os algarvios dispuseram de uma oportunidade flagrante, aos 42 minutos, num remate de Luís Carlos ao qual Matt Jones se opôs com uma grande intervenção. Na segunda parte, o ritmo do jogo baixou e a bola passou a ser jogada mais na zona do meio-campo. Ainda assim, Pedro Oliveira perdeu uma boa ocasião para colocar os visitantes em vantagem, aos 69 minutos.

Dois minutos volvidos, foi Tozé Marreco quem falhou o golo por milímetros. Com o passar do tempo e com resultados adversos nos outros jogos, os algarvios viram agravada a sua situação na tabela, mas o facto teve efeito inverso na equipa, que no último quarto de hora de jogo se mostrou passiva, mesmo assim, Simy, aos 89 minutos, podia ter marcado, mas falhou incrivelmente.

Na resposta, o União da Madeira colocou-se em vantagem em contra-ataque, com Nuno Silva a cruzar para o desvio de Tininho, que marcou na própria baliza. Assim, os unionistas garantiram o 10.º lugar, com 37 pontos, enquanto o conjunto de Portimão foi relegado para a 16.ª e última posição, com 32.

No que diz respeito à subida de divisão, o Moreirense foi mais feliz do que Aves e selou a promoção com um empate na recepção ao Covilhã, que por sua vez juntou-se ao Portimonense na descida à II Divisão.

Outros Resultados:
Naval 4 x 1 Sta. Clara (Ehle 2', Pacheco 21' ag, Simplicio 30', Giuliano 65'; Lourenço 17', Pipo 59')
Estoril 2 x 2 Arouca (Fabrício 13', Nascimento 44', Diogo Amado 50'; Joeano 44' p, Baldé 68', Kiko 74')
Belenenses 1 x 0 Leixões (Victor Silva 89'; Pedro Santos 79')
Moreirense 1 x 1 Sp. Covilhã (Ricardo Rocha 24' ag; Fofana 23')
Oliveirense 2 x 1 Atlético (Guima 31', Bruno Sousa 63'; Barry 83')
Freamunde 1 x 0 Penafiel (João Rodrigues 53')
Trofense 1 x 0 Aves (Santos 27', Zé Manel 72'; Vasco Matos 73')

Classificação Final:
Fonte: record.pt
(actualizado às 23:01)

Sem comentários: