terça-feira, maio 15, 2012

EURO'1972: A idade de ouro do futebol germânico

ANFITRIÃO: Bélgica
VENCEDOR: República Federal da Alemanha
2.º LUGAR: URSS
3.º LUGAR: Bélgica
4.º LUGAR: Hungria
MELHOR MARCADOR: Gerd Müller (RFA) - 5 Golos
FIGURA do TORNEIO: Gerd Müller (RFA)
EQUIPAS PARTICIPANTES (4): República Federal da Alemanha, URSS, Bélgica e Hungria

A Itália, campeã da Europa, terminou no segundo lugar do Campeonato do Mundo de 1970, mas era, de longe, a favorita na tentativa de defender o título continental em 1972. No entanto, mais a norte, o seleccionador da República Federal da Alemanha, Helmut Schön, reuniu uma das equipas que muitos consideram ter sido a melhor de sempre na prova e que incluía nomes como Franz Beckenbauer, Paul Breitner, Uli Hoeness, Günter Netzer e Gerd Müller.
A RFA de 1972 ainda é relembrada como uma das selecções mais fantásticas de sempre.
A RFA após ter batido, pela primeira vez, a Inglaterra em pleno Estádio de Wembley na qualificação, chegou pela primeira vez a uma fase final de um Europeu. Na meia-final frente à anfitriã Bélgica o bombardeiro alemão Gerd Müller bisou e acabou com sonho belga de conquistar o título em casa, os germânicos venceram por 2-1. Na outra meia-final, a URSS bateu a Hungria por 1-0.

FINAL, Estádio Rei Balduíno, Bruxelas - 18 de Junho de 1972
RFA 3 x 0 URSS
(Müller 27', 58', Wimmer 52')

A União Soviética chegava assim pela terceira vez à final, em apenas quatro europeus disputados, mas já não apresentava o mesmo futebol da década de 1960. A final revelou-se um jogo com um só sentido. Na RFA, Netzer e Beckenbauer estiveram imperiais no meio-campo e Müller igual a si próprio, pois voltou a marcar mais dois tentos.
O kaiser Franz Beckenbauer foi o primeiro capitão germânico a levantar o troféu Henri Delaunay.
Herbert Wimmer apontou o outro golo da vitória alemã por 3-0, a maior margem conseguida numa final do Campeonato da Europa. Esta é considerada a idade de ouro do futebol germânico, dois anos depois a RFA iria conquistar o segundo título de campeã no Mundo, num torneio realizado em solo alemão.

Gerd Müller
11 do EURO'1972:
Evgeni Rudakov (URSS).
R. Dzodzuashvili (URSS). Franz Beckenbauer (RFA). M. Khurtsilava (URSS). Paul Breitner (RFA).
Uli Hoeness (RFA). Günter Netzer (RFA). Herbert Wimmer (RFA).
Raoul Lambert (BEL). Jupp Heynckes (RFA). Gerd Müller (RFA).



Fonte: uefa.com

Sem comentários: