sábado, maio 26, 2012

Roland Garros (Intro): Elite do ténis ataca Paris


O segundo Grand Slam da temporada começa este domingo. A elite do ténis dirige-se, agora, para França, onde irá disputar o torneio de Roland Garros. Rafael Nadal começa a defesa do título num Grand Slam onde tem sido um claro dominador. Desde 2005, o espanhol só perdeu a edição de 2009, ganha por Federer, eliminado por Robin Soderling nos oitavos-de-final. O espanhol está habilitado a fixar um novo recorde de vitórias que neste momento partilha com Bjorn Borg, ambos somam seis títulos conquistados na prova parisiense.
Nadal está habilitado a fixar um novo recorde de vitórias em Roland Garros.
A actual temporada de terra batida tem corrido de feição para Nadal. Nesta superfície conquistou os 3 troféus que tem este ano… Somou a recente conquista no Masters 1000 de Roma, aos anteriores triunfos em Monte Carlo e Barcelona. Só Madrid escapou ao domínio de Rafa.

No entanto, o espanhol terá pela frente a habitual forte concorrência. Desde logo, obviamente, Novak Djokovic, que tenta conquistar o único torneio da categoria Grand Slam que falta no seu palmarés. Mas há que contar ainda com a classe de Roger Federer, assim como com os aguerridos Murray, Tsonga, Berdych e Tipsarevic, uma das agradáveis surpresas da temporada.
A chinesa chega a Paris para defender o título, no entanto terá concorrência de peso.
No quadro feminino as expectativas recaem sobre Li Na, a tenista que na edição passada conquistou o título do Grand Slam francês, pela primeira vez para um país asiático. Li Na quebrou a hegemonia europeia nos últimos 10 anos na final de Roland Garros frente a Francesca Schiavone, defensora do título na altura. A chinesa terá que enfrentar adversárias de peso, sobretudo Victoria Azarenka, número um mundial, Maria Sharapova, que recentemente triunfou no Masters de Roma, e a norte-americana Serena Williams.

Todavia, as senhoras já nos habituaram a várias surpresas e uma segunda linha de tenistas espreita eventuais deslizes das favoritas para alcançar um bom resultado em Paris. Tudo para acompanhar diariamente no sítio do costume, já a partir de amanhã.

CATEGORIA: Grand Slam
LOCAL: Paris (França)
DATA: 27 de Maio a 10 de Junho
PISO: Terra batida
PRÉMIO: 6.555.000.00 €
TRANSMISSÃO: Eurosport

Sem comentários: