quinta-feira, junho 21, 2012

EURO'2012 (Quartos-de-Final): Capitão quebra resistência checa


(Ronaldo 79')

Portugal está nas meias-finais do EURO'2012. Cristiano Ronaldo voltou a decidir, desta vez com um cabeceamento exemplar. Aos 79 minutos, o capitão bateu Petr Cech e carimbou o passaporte da selecção portuguesa para as meias-finais do Europeu, dando justiça a um jogo em que só deu Portugal. Venham agora os espanhóis ou os franceses!

A responsabilidade do encontro a eliminar pesava nos ombros dos jogadores de ambas as selecções. Era preciso paciência e os comandados de Paulo Bento souberam tê-la. Portugal conseguiu ter mais posse de bola e por intermédio de Cristiano Ronaldo tentou inaugurar o marcador, apesar do primeiro remate, bem defendido por Petr Cech, ter sido da autoria de João Moutinho, apenas aos dez minutos de jogo.
O jogo entre lusos e checos foi pautado pela imensa luta.
A Rep. Checa, por sua vez, preocupou-se em impedir que Portugal conseguisse impor o seu futebol. A tarefa, sem dúvida, foi bem-sucedida mas do ponto de vista ofensivo os checos quase não existiram e, apesar do equilíbrio, foram os portugueses os mais perigosos. Foi dos pés de Cristiano Ronaldo que surgiu a grande ocasião de golo na primeira parte. Aos 45 minutos, já depois de Hugo Almeida substituir o lesionado Postiga, o capitão da selecção portuguesa dominou a bola de peito, amorteceu com o pé direito e rematou ao poste da baliza de Petr Cech.

Ao contrário do que aconteceu na primeira parte, Portugal entrou na etapa complementar a trocar a bola com qualidade e velocidade. A selecção lusa entrou bem e Hugo Almeida, logo na primeira jogada, deu conta da intenção portuguesa em chegar ao golo. Ficou o primeiro aviso, num lance em que o cabeceamento do ponta-de-lança saiu por cima.

O segundo surgiu dos pés de Ronaldo, que voltou a ter pontaria a mais e acertou novamente no poste da baliza defendida por Cech, guarda-redes que viria a ser fundamental na permanência do 0-0 com boas intervenções. Portugal estava claramente por cima no jogo. Era a única equipa que atacava e a Rep. Checa tentava abrandar o ritmo de jogo. Apenas e só!
O capitão português marcou o terceiro golo na competição.
Ainda assim, a selecção das quinas não permitiu que tal acontecesse e, na sequência de uma boa jogada de entendimento com Raul Meireles, Nani esteve muito perto do golo. Valeu aos checos o pé salvador de Kadlec, que desviou a bola do caminho da baliza. Sem qualquer ponta de patriotismo, Portugal já merecia o golo. A justiça tardava em ser feita mas chegou pela cabeça de Cristiano Ronaldo. O capitão, que tantos criticaram, marcou pela terceira vez em dois jogos e colocou Portugal nas meias-finais, após excelente cruzamento de João Moutinho. Agora, tal como em 2000, resta a Portugal esperar por Espanha ou França nas meias-finais.

REP. CHECA: Cech, Selassie, Sivok, Kadlec, Limberský 90', Hübschman (Pekhart 86'), Plasil, Darida (Rezek 61'), Jirácek, Pilar, Baros.

PORTUGAL: Patrício, Pereira, Pepe, Alves, Coentrão, Veloso 27', Meireles (Rolando 88'), Moutinho, Nani 26' (Custódio 84'), Ronaldo, Postiga (Almeida 40').

Há quem diga que Portugal deu um banho de bola aos checos.
ESTATÍSTICA (RCH / POR):
Posse de Bola (%): 44 / 56
Remates (À Baliza): 2 (0) / 22 (5)
Golos Marcados: 0 / 1
Cantos: 6 / 11
Foras-de-Jogo: 1 / 3
Faltas Cometidas: 13 / 7
Cartões Amarelos: 1 / 2
Cartões Vermelhos: 0 / 0

MELHOR EM CAMPO:
Cristiano Ronaldo (POR)

Fonte: uefa.com, Henricartoon

Sem comentários: