sábado, junho 23, 2012

EURO'2012 (Quartos-de-Final): Espanhóis agendam batalha ibérica


(Alonso 19', 90'+1 p)

A Espanha venceu a selecção francesa por 2-0 e é o próximo adversário de Portugal no EURO'2012. Os espanhóis dominaram a partida, diante de um conjunto francês tímido e que não assustou Iker Casillas. Assim, "La Roja" carimbou a passagem para as meias-finais e agenda mais um duelo ibérico com a selecção das quinas.

Vicente del Bosque regressou à base. Sentou Fernando Torres no banco e devolveu a posição de "falso" avançado a Fàbregas, tal como frente à Itália. A selecção francesa entrou para tentar parar o "carrossel" espanhol, mas esteve longe de conseguir. Mesmo sem criar grandes situações de golo, a Espanha adiantou-se no marcador aos 19'. Jordi Alba cruzou e encontrou ao segundo poste Xabi Alonso, que cabeceou com sucesso na sua centésima internacionalização.
Portugal vai defrontar a "fúria espanhola" nas meias-finais.
A candidata França era um espelho do branco neutro que vestia. Sem ideias ofensivas e em dificuldades defensivas, só Ribéry parecia capaz de vestir a pele de líder e, dois séculos depois, lançar uma espécie de Revolução sobre o trono espanhol. Mas era pouco, muito pouco. Do primeiro tempo anotou-se apenas um livre de Cabaye, aos 32 minutos, que Casillas calculou bem e defendeu para canto. Na segunda parte, um cabeceamento de Debuchy - Ribéry cruzou, pois claro - foi o melhor que os franceses conseguiram para tentar mudar o curso da história, assim como nova iniciativa de Ribéry, detida por Iker Casillas.

Aos 91 minutos, Xabi Alonso arrumou a questão, com o 2-0, de grande penalidade, depois de Réveillère ter derrubado Pedro. E assim, dois anos depois, os destinos ibéricos voltam a cruzar-se num grande palco. Portugal, unido em volta do "Rei" Ronaldo, já conquistador em Espanha, enfrenta o vizinho com o sabor da injustiça ainda a moer no âmago das recordações.

ESPANHA: Casillas, Arbeloa, Piqué, Ramos 31', Alba, Busquets, Alonso, Xavi, Silva (Pedro 65'), Iniesta (Cazorla 84'), Fàbregas (Torres 67').

FRANÇA: Lloris, Réveillère, Rami, Koscielny, Clichy, M'Vila (Giroud 79'), Cabaye 42', Debuchy (Ménez 64', 76'), Malouda (Nasri 65'), Ribéry, Benzema.

Dois anos depois, Portugal e Espanha voltam a encontrar-se
numa grande competição.
ESTATÍSTICA (ESP / FRA):
Posse de Bola (%): 55 / 45
Remates (À Baliza): 9 (5) / 4 (1)
Golos Marcados: 2 / 0
Cantos: 7 / 3
Foras-de-Jogo: 6 / 1
Faltas Cometidas: 6 / 12
Cartões Amarelos: 1 / 2
Cartões Vermelhos: 0 / 0

MELHOR EM CAMPO:

Fonte: uefa.com, henricartoon

Sem comentários: