terça-feira, agosto 14, 2012

Volta a Portugal 2012: Mestre e Blanco partem com favoritismo


A VOLTA:
Castelo Branco, cidade com muitas tradições no historial da prova, acolhe este ano o início da 74.ª Volta a Portugal Liberty Seguros. O pelotão realiza amanhã o Prólogo disputado no sistema de contra-relógio individual. O percurso no centro da cidade terá pouco mais de dois quilómetros servindo apenas como aperitivo para a dureza dos dias seguintes, mas as diferenças mínimas entre corredores vão estabelecer, desde logo, uma primeira classificação.
Emblemática e duríssima são os melhores adjectivos para a Sr.ª da Graça.
Concluída a "Grande Partida" e simultaneamente a festa de abertura, o pelotão vai então enfrentar a dureza da prova. O primeiro domingo da Volta está reservado para uma das mais simbólicas etapas de toda a competição, a subida à mítica Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. O dia vai começar em Viana do Castelo, enfrentando o pelotão um percurso de incrível beleza com uma passagem no Parque Nacional Peneda Gerês. Esta 4.ª etapa será certamente decisiva no amealhar de tempos que vão fazer a luta pela Camisola Amarela.

A 22 de Agosto, quarta-feira, cumpre-se o único dia de folga para a caravana. Logo depois, Gouveia dará a partida para a 7.ª etapa tendo o pelotão pela frente um percurso embelezado pela passagem na aldeia histórica de Sortelha e dificultado por uma escalada até à Guarda antes da conclusão no Sabugal, que se estreia como final de etapa. Com o fim da prova à vista estará ainda tudo por decidir e sem tempo para recuperar fôlego, o pelotão vai regressar à alta montanha. A 8.ª etapa será rainha, a 24 de Agosto, com um sobe e desce constante na Serra da Estrela.
A subida até à Torre é a etapa rainha da prova lusa.
Com a classificação mais ordenada haverá ainda uma prova de esforço individual para a elite dos corredores que anseiam terminar de amarelo. Todos os que sobreviveram à Torre terão pela frente, na 9.ª etapa, um contra-relógio, entre Pedrógão e Leiria, para mostrarem o que valem. No fim estará mais definida a classificação geral individual da edição 2012 da Volta a Portugal.

No último dia, 26 de Agosto, será Sintra a apadrinhar a saída da 10.ª e derradeira etapa que vai terminar em Lisboa. O circuito final entre o Rossio e a Avenida da República irá consagrar aquele que melhor soube responder às adversidades do maior espectáculo velocipédico do país.

EQUIPAS (17):
Carmim-Prio (POR)
Efapel-Glassdrive (POR)
LA Alumínios-Antarte (POR)
Onda-Boavista (POR)
Selecção Nacional Sub-23 (POR)
Funvic-Pindamonhangaba (BRA)
Caja Rural (ESP)
Andalucia (ESP)
ORBEA Continental (ESP)
Burgos-BH-Castilla e Leon (ESP)
Colombia Coldeportes (COL)
Saur-Sojasun (FRA)
UnitedHealthcare Pro Cycling Team (EUA)
Itera Katusha (RUS)
Lokosphinx (RUS)
MTN Qhubeka (RAS)
Team Bonitas (RAS)

FAVORITOS:
Ricardo Mestre e David Blanco já foram companheiros de equipa, tendo o primeiro ajudado o segundo em três das quatro vitórias que já soma na Volta a Portugal. Mas este ano vão estar em lados opostos. O ciclista português como líder da Carmim-Prio e para atacar a segunda vitória na corrida máxima nacional - venceu o ano passado; o espanhol como chefe-de-fila da Efapel-Glassdrive e para tentar o quinto triunfo - ganhou em 2006, 2008, 2009 e 2010 -, que o tornaria recordista isolado. De momento divide esse estatuto com Marco Chagas. O duelo ibérico promete animar a 74.ª edição da Volta a Portugal. Face a um pelotão carenciado de grandes figuras, só mesmo uma grande surpresa pode contrariar o favoritismo de Mestre e Blanco.

DIA 1 - Prólogo (Perfil):

Sem comentários: