domingo, agosto 19, 2012

Vuelta a España (Etapa 1): 'El Pistolero' regressa em casa


A Volta a Espanha começou este sábado, com uma das edições mais mediáticas dos últimos anos. Aguardou-se ansiosamente pelo regresso às grandes competições de Alberto Contador (Saxo Bank), depois da suspensão por doping e depois de uma discreta participação no Eneco Tour, na semana passada.

O espanhol quer chegar, ver e vencer, mas terá que contar com a forte concorrência de Christopher Froome, que na edição passada ficou em segundo lugar, atrás do espanhol Juan José Cobo. O britânico da Sky, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, tem uma das equipas mais fortes da época a apoiá-lo e certamente quererá melhorar o segundo posto que alcançou no último Tour de France.
Contador regressa após a suspensão por doping.
No entanto há ainda que contar com a prata da casa, como o já referido Juan José Cobo (Movistar) ou Joaquin Rodríguez (Katusha), e com as ameaças Jurgen Van Den Broeck (Lotto) ou Robert Gesink (Rabobank). Destaque ainda para a presença de seis portugueses nesta edição da Vuelta.

Ontem, no contrarrelógio por equipas de 16,5 quilómetros em Pamplona, a Movistar venceu ao concluir o percurso em 18.51 minutos, menos 10 segundos do que a Omega e a Rabobank. Assim, cabe a Jonathan Castroviedo envergar a camisola vermelha, símbolo da liderança.
A Movistar não deu hipóteses no contrarrelógio por equipas.
Quanto aos portugueses, Sérgio Paulinho e Bruno Pires, colegas de Alberto Contador na Saxo Bank, ficaram-se pela sétima posição, a 14 segundos da equipa vencedora. A RadioShack de Tiago Machado foi 17.ª, enquanto que a Caja Rural, onde actua o trio André Cardoso, Manuel Cardoso e Hernâni Broco, ficou na 22.ª e última posição.

Este domingo corre-se a segunda etapa, na distância de 181,4 quilómetros, entre Pamplona e Viana, com um previsível sprint em massa na chegada à meta.

Classificação Etapa 1 / Geral (Top 10):
1.º Jonathan Castroviedo (ESP) / Movistar, 18.51 minutos
2.º Javier Moreno (ESP) / Movistar, m.t.
3.º Beñat Intxausti (ESP) / Movistar, m.t.
4.º Nairo Quintana (COL) / Movistar, m.t.
5.º Alejandro Valverde (ESP) / Movistar, m.t.
6.º Juan José Cobo (ESP) / Movistar, +4 segundos
7.º Niki Terpstra (HOL) / Omega, +10s
8.º Dario Cataldo (ITA) / Omega, m.t.
9.º Kevin de Weert (BEL) / Omega, m.t.
10.º Kristof Vandewalle (BEL) / Omega, m.t.

Classificação por Equipas (Líder): Movistar Team (ESP), 18.51 Minutos
Classificação de Montanha (Líder): -
Classificação por Pontos (Líder): -
Classificação "Combinada" (Líder) *: -

Etapa 2 (Perfil):
* Melhor ciclista nas três Classificações (Geral, Montanha e Pontos).

Sem comentários: