O Campeonato do Mundo de Ralis 2013, que arranca já na próxima terça-feira, surge à partida como uma das edições mais prometedoras dos últimos dez anos. O facto de Sébastien Loeb renunciar à revalidação do título (seria o décimo) é um dado importante, mas há mais novidades para o novo campeonato.
A Ford abandona a competição, ficando o seu preparador M-Sport com um estatuto semi-oficial. O Qatar apoia a nova equipa, com Nasser Al-Attiyah a assumir literalmente as despesas da casa, casa essa que viu Latvala fugir para a nova equipa Volkswagen.
Mas falando ainda da M-Sport, Mads Ostberg e Evgeny Novikov ascendem de privados a oficiais dentro da equipa, aos quais se junta o já referido Al-Attiyah e ainda Thierry Neuville, ambos vindos da Citroën.
Mas falando ainda da M-Sport, Mads Ostberg e Evgeny Novikov ascendem de privados a oficiais dentro da equipa, aos quais se junta o já referido Al-Attiyah e ainda Thierry Neuville, ambos vindos da Citroën.
O patrão da equipa francesa não terá ficado nada satisfeito com a saída do jovem belga, pois a verdade é que neste momento conta apenas com pilotos veteranos, tendo ficado sem jovens estrelas. À cabeça surge o eterno Sébastien Loeb, mas apenas para cinco provas deste campeonato.
Logo depois Mikko Hirvonen, contratação do ano passado, a quem se junta Dani Sordo, que regressa à marca francesa depois da passagem pelo projecto Mini/Prodrive.
Logo depois Mikko Hirvonen, contratação do ano passado, a quem se junta Dani Sordo, que regressa à marca francesa depois da passagem pelo projecto Mini/Prodrive.
Por fim, no que diz respeito a equipas oficiais, a estreante Volkswagen conta com Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen, que na época anterior dividiu as presenças com o Fabia S2000 no WRC, com participações no IRC.
O projecto Mini terminou e a Prodrive procura pilotos privados para colocar os seus John Cooper Works a correr em 2013, mas não tem sido tarefa fácil. O segundo lugar conseguido pela equipa de David Richards no ano transacto em Monte-Carlo não será repetido na nova época, já que nenhum Mini irá marcar presença no Mónaco.
O projecto Mini terminou e a Prodrive procura pilotos privados para colocar os seus John Cooper Works a correr em 2013, mas não tem sido tarefa fácil. O segundo lugar conseguido pela equipa de David Richards no ano transacto em Monte-Carlo não será repetido na nova época, já que nenhum Mini irá marcar presença no Mónaco.
Nota final para os privados, sendo que apenas Martin Prokop confirmou o seu programa para 2013. Tudo o resto são confirmações de uma ou duas provas, como é o caso de Juho Hanninen (Monte-Carlo e Suécia com um Fiesta RS), Bryan Bouffier (Monte-Carlo com um DS3) e Eyvind Brynildsen (Fiesta RS na Suécia), no entanto é expectável que tencionem alargar as suas participações.
CALENDÁRIO 2013:
Monte-Carlo (15 a 19 de Janeiro)
Monte-Carlo (15 a 19 de Janeiro)
Rally Sweden (7 a 10 de Fevereiro)
Rally Guanajuato Mexico (7 a 10 de Março)
Vodafone Rally de Portugal (11 a 14 de Abril)
Rally Argentina (2 a 5 de Maio)
Acropolis Rally (31 de Maio a 2 de Junho)
Rally d'Italia Sardegna (20 a 23 de Junho)
Neste Oil Rally Finland (1 a 3 de Agosto)
Rallye Deutschland (22 a 25 de Agosto)
Rally Australia (12 a 15 de Setembro)
Rallye de France-Alsace (3 a 6 de Outubro)
RallyRACC-Rally de España (24 a 27 de Outubro)
Wales Rally GB (13 a 17 de Novembro)
Rally Guanajuato Mexico (7 a 10 de Março)
Vodafone Rally de Portugal (11 a 14 de Abril)
Rally Argentina (2 a 5 de Maio)
Acropolis Rally (31 de Maio a 2 de Junho)
Rally d'Italia Sardegna (20 a 23 de Junho)
Neste Oil Rally Finland (1 a 3 de Agosto)
Rallye Deutschland (22 a 25 de Agosto)
Rally Australia (12 a 15 de Setembro)
Rallye de France-Alsace (3 a 6 de Outubro)
RallyRACC-Rally de España (24 a 27 de Outubro)
Wales Rally GB (13 a 17 de Novembro)
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