quarta-feira, março 20, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 23): A carne toda no assador


O líder está cada vez mais destacado, nunca a diferença pontual foi tão elevada esta temporada. O Benfica fixou a vantagem para o FC Porto em quatro pontos, quando faltam disputar apenas sete jornadas. Até ao fim, apesar de visitar o Dragão, o calendário é teoricamente mais favorável aos de Lisboa.

BENFICA - CALENDÁRIO - FC PORTO
Rio Ave (c) JORNADA 24 Académica (f)
Olhanense (f) JORNADA 25 SC Braga (c)
Sporting (c) JORNADA 26 Moreirense (f)
Marítimo (f) JORNADA 27 V. Setúbal (c)
Estoril (c) JORNADA 28 Nacional (f)
FC Porto (f) JORNADA 29 Benfica (c)
Moreirense (c) JORNADA 30 P. Ferreira (f)

Após a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa, na antevisão à partida com o V. Guimarães, o técnico encarnado redefiniu estratégias. Quando há um par de semanas o principal objectivo era a Liga, Jorge Jesus relembrou Quinito e decidiu "meter a carne toda no assador", leia-se, o objectivo é ganhar em todas as frentes. O número de soluções no plantel das águias, é bem mais lato que o do rival. Para além da nota artística, a consistência exibicional e vantagem confortável permite às águias pensar em grande.
O FC Porto viveu a semana mais desastrosa da corrente temporada. Foi eliminado da Champions e escorregou na luta pelo título. Sem a bússola de João Moutinho, os dragões parecem ter perdido o norte. Já não dependem de si próprios na defesa do campeonato, e podem chegar ao final da temporada apenas com a, mal amada, Taça da Liga no bolso.

MAIS:
Mas há outros interesses nesta Liga para além da luta pelo título. O despique pelo 3.º lugar, com direito a bilhete milionário, está ao rubro. O SC Braga, numa série de quatro vitórias consecutivas, está a viver o melhor período da época. Já o sensacional Paços de Ferreira continua com a motivação nos píncaros, e mesmo se não alcançar o playoff da Champions, esta época entrou nos anais da história dos castores. Parece certo, que pelo menos a Liga Europa já não foge, pois já leva uma vantagem de 11 pontos sobre o Estoril. E por falar em canarinhos, é notável o trabalho do técnico mais jovem da Liga. Marco Silva construiu uma equipa recheada de bons valores, merecendo o lugar onde se encontra.
MENOS:
A par do Beira-Mar, que é o lanterna vermelha, Olhanense e Académica são as únicas equipas que ainda não venceram qualquer jogo na segunda volta do campeonato. O jogo 500 do veterano Manuel Cajuda na divisão principal não correu da melhor forma, tal como os restantes desafios desde que está no comando do clube do coração. O emblema algarvio caiu para a zona dos aflitos, por troca com o Moreirense, e não sabe o que é vencer desde a saída de Sérgio Conceição. Já a sensação sobre a Académica, é que há potencial para muito mais. A turma de Pedro Emanuel não triunfa desde a 12.ª jornada, e parece que a disputa da fase de grupos da Liga Europa condenou os estudantes a mais uma época na corda bamba, algo a que os adeptos da briosa estão profundamente acostumados.

A FIGURA:
O guardião Salin caiu finalmente no goto da 'torcida' do Marítimo. O pouco ortodoxo francês carrega o pesado fardo de estar num clube habituado a ter guarda-redes de grande valia, basta relembrar Everton, Van der Straeten, Marcos ou Peçanha. Porém, a exibição de domingo frente ao FC Porto parece ter convencido as gentes do Caldeirão que estamos perante um 'keeper' que dá pontos. Um pénalti defendido e um punhado de enormes defesas atrasou os dragões na luta pelo título e mantém os verde-rubros ligados ao comboio europeu.

GOLO DA JORNADA:
Rio Ave 0 x 1 Moreirense - Filipe Gonçalves marcou um golo de belo efeito no triunfo dos cónegos em Vila do Conde.
CLASSIFICAÇÃO:





GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 23 Golos
2.º Óscar Cardozo (Benfica) - 16
3.º Meyong (ex-V. Setúbal) - 13
4.º Éder (SC Braga) - 13
5.º Lima (Benfica) - 12

Sem comentários: