TÍTULO: A forma efusiva como o Benfica festejou a vitória perante o Marítimo no Caldeirão dos Barreiros espelha bem o estado de alma dos encarnados: o 33.º título está cada vez mais perto. Naquele que foi considerado, pela imprensa especializada, como o jogo do título, as águias tiveram que suar para manter os quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, quando restam apenas nove em disputa.
O golo madrugador de Lima, provocado por uma paragem cerebral de Márcio 'Caveira' Rozário, fazia antever uma vitória tranquila, porém a ansiedade tomou conta dos jogadores do Benfica, motivando uma clara subida de rendimento do Marítimo, que acabaria mesmo por chegar ao empate. No entanto, a palestra de Jorge Jesus ao intervalo resultou em cheio, os lisboetas estiveram 'on fire' na segunda metade, assegurando um triunfo merecido, com cheiro a festa no Marquês.
O título pode chegar já na próxima segunda-feira, caso o Benfica ganhe o Estoril, em Lisboa, e o FC Porto seja derrotado pelo Nacional, sábado na Choupana. Se na jornada 28 ambos os candidatos triunfarem, segue-se o frente-a-frente na cidade invicta, e as águias podem mesmo celebrar em pleno Dragão, retribuindo a façanha da equipa de André Villas-Boas, que em 2011 apagou o Estádio da Luz. Mesmo em caso de vitória dos azuis-e-brancos, Jorge Jesus não deve deixar fugir o seu segundo título nacional na derradeira ronda, em casa, frente ao aflito Moreirense. Parece fácil.
CHAMPIONS: O empate do P. Ferreira em Guimarães dilatou o avanço dos castores sobre o SC Braga. A diferença está agora fixada em quatro pontos, que na prática são cinco, devido à vantagem no confronto directo. Apesar da conquista da Taça da Liga, a vida de José Peseiro no Minho está em risco. Se falhar o acesso à Liga dos Campeões, é presumível que o treinador do 'quase' não continue a trabalhar na Pedreira.
LIGA EUROPA: Marco Silva já afirmou que quer um lugar na Europa do futebol. A reviravolta operada pelo Estoril frente ao SC Braga revela bem a ambição da turma da Linha. Futebol visualmente atractivo e com bons executantes. Nota também muito positiva para a retoma do Sporting, que venceu e convenceu frente ao Nacional, e para o triunfo suado do Rio Ave contra o Beira-Mar. Já os dois clubes madeirenses perderam terreno na corrida à Liga Europa, um dos grandes aliciantes da temporada. O 6.º lugar pode dar acesso às provas do velho continente, caso o V. Guimarães termine nas cinco primeiras posições, pois já assegurou um lugar na Europa via Taça de Portugal.
MANUTENÇÃO: Académica e Gil Vicente foram os grandes beneficiados da ronda ao triunfarem perante adversários directos, Moreirense e Olhanense, respectivamente. A estreia de Sérgio Conceição no Estádio Cidade de Coimbra não podia ter corrido de melhor foram, pois os estudantes já não venciam desde a jornada 16, e pela primeira vez na época mantiveram as redes invioladas em casa. Já o Beira-Mar perdeu uma oportunidade de ouro de pontuar. Perante o Rio Ave, os aveirenses estiveram muito perto de garantir o empate, mas foram abatidos ao cair do pano pelo central vilacondense Rodríguez.
A FIGURA:
No melhor e no pior. Igor Rossi teve uma performance agridoce no confronto entre o Marítimo e o Benfica. O central apontou o tento do empate que fez sonhar verde-rubros e... portistas. Porém, também fez golo na baliza errada, colocando os encarnados a um passo do título. Com as saídas mais que certas de Roberge e João Guilherme do Marítimo, aos 24 anos, Igor Rossi tem tudo para pegar de estaca no eixo defensivo verde-rubro na próxima época. Retirando o auto-golo, a exibição do brasileiro foi irrepreensível.
O GOLO:
Golo de antologia de Braga iniciou a reviravolta do Rio Ave perante o Beira-Mar:
http://videos.sapo.pt/GmHRGfB2oPH5Pc2a1kKV
Golo de antologia de Braga iniciou a reviravolta do Rio Ave perante o Beira-Mar:
http://videos.sapo.pt/GmHRGfB2oPH5Pc2a1kKV
CLASSIFICAÇÃO:
Sem comentários:
Enviar um comentário