terça-feira, abril 30, 2013

Portugal Open (Dia 2): Peng surpreende Bartoli


RESULTADOS WTA - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Marion Bartoli (FRA/1) - Shuai Peng (CHI), 0-6, 6-1 e 4-6
Kaia Kanepi (EST) - Kristina Mladenovic (FRA), 6-4 e 6-3
Anastasia Pavlyuchenkova (RUS/3) - Shahar Peer (ISR), 6-4 e 6-4
Urszula Radwanska (POL) - Dominika Cibulkova (ESV/2), 2-6, 6-4 e 6-4
Julia Goerges (ALE/8) - Mónica Puig (PUE), 6-7 e 2-6

De regresso ao Jamor pela primeira vez desde 2007, e na condição de primeira cabeça-de-série do quadro principal de senhoras, Marion Bartoli não conseguiu ultrapassar a primeira ronda do Portugal Open. A tenista francesa, actual 14.ª no ranking WTA, não encontrou a consistência necessária para bater a chinesa Shuai Peng, semifinalista do Portugal Open em 2010, acabando derrotada pelos parciais de 6-0, 1-6 e 6-4.
A chinesa eliminou a primeira pré-designada do torneio.
Depois de um primeiro set em que Peng se mostrou em perfeito estado de graça, forçando Bartoli a chamar ao court o pai e treinador Walter Bartoli, a jogadora francesa conseguiu recompor-se e vencer com autoridade o segundo parcial. O encontro seria assim definido na "negra", onde Peng acabou por ser mais clarividente em court, selando a vitória ao primeiro match-point, ao fim de 1 hora e 45 minutos de jogo.

Para além de Shuai Peng, outra ex-semifinalista do Portugal Open (2011) avançou hoje para a segunda ronda: Monica Niculescu. A tenista romena, que no início do mês chegou às meias-finais em Monterrey, fez valer a eficácia do seu ténis pouco "ortodoxo" e bateu a talentosa austríaca Tamira Paszek por 6-1 e 6-3. Já Galina Voskoboeva, que no ano passado alcançou os quartos-de-final, levou a melhor sobre Sofia Arvidsson em dois sets (6-3 e 6-4). Destaque ainda para a derrota de Julia Goerges, 8.ª cabeça-de-série, diante de Mónica Puig.

RESULTADOS ATP - 1.ª RONDA (DESTAQUES):
Victor Hanescu (ROM) - Rui Machado (POR), 6-4 e 6-4
Horacio Zeballos (ARG/7) - Gastão Elias (POR), 3-6 e 4-6
Julien Benneteau (FRA/5) - Pablo Carreño-Busta (ESP), 3-6 e 4-6
Albert Ramos (ESP) - Carlos Berlocq (ARG), 7-6, 2-6 e 6-3
Alejandro Falla (COL) - Andrey Kuznetsov (RUS), 7-5 e 6-4

Depois de ultrapassar o qualifying de forma brilhante, Rui Machado foi hoje eliminado na primeira ronda do quadro principal pelo romeno Victor Hanescu (54.º do ranking ATP), o mesmo jogador que o havia derrotado na primeira ronda há dois anos. O tenista algarvio, actual 330.º do mundo, praticou ténis de qualidade muito superior ao seu ranking mas acabou por perder por 6-4 e 6-4, num encontro que se prolongou por 1 hora e 30 minutos.

A disputar o sétimo quadro principal do Portugal Open da carreira, sexto consecutivo, o português iniciou muito bem o encontro, assumindo o comando dos pontos, principalmente com a sua direita - de longe a pancada que mais espectáculo proporcionou ao longo da partida. Machado dispôs de cinco break-points nos dois primeiros jogos de serviço de Hanescu, mas acabaria por sofrer o revés quando, a 4-4, foi quebrado de forma decisiva.
Machado realizou uma boa exibição mas caiu na estreia no quadro principal.
Depois de perder o primeiro set, o algarvio não entrou da melhor forma no segundo parcial e, num ápice, viu-se em desvantagem por 1-3 e por 0-40 no jogo de serviço. Com três break-points contra, Machado elevou o nível de forma incrível e conseguiu uma recuperação que deixou em êxtase o muito público que hoje acorreu ao Jamor, passando a liderar por 4-3.

À semelhança do primeiro set, o nono jogo viria a revelar-se fatídico: Machado dispôs de ponto de jogo, mas alguma infelicidade (Hanescu fez uma pancada de recurso que rasou a linha por milímetros) acabaria por ditar o break. A responder para não perder o encontro, o algarvio ainda forçou um break-point, insuficiente para evitar uma derrota com sabor amargo, mas que ainda assim voltou a dar excelentes indícios para o que resta da temporada de 2013.

Já Gastão Elias bateu o argentino Horacio Zeballos, com parciais de 6-3 e 6-4. Elias praticou um excelente ténis e mostrou-se mais concentrado do que o 7.º pré-designado, para assim garantir o apuramento para a 2.ª ronda pela primeira vez na carreira. Nas outras partidas, destaque para a eliminação de Julien Benneteau, 5.º cabeça-de-série, que perdeu perante o espanhol Carreño-Busta em dois sets.

Fonte: estorilopen.net

Sem comentários: