sábado, junho 01, 2013

WRC (Grécia): Latvala aproveita azar alheio


Jari-Matti Latvala (Volkswagen) terminou o segundo dia do Rali da Grécia na liderança. O finlandês ascendeu ao comando depois de Evgeny Novikov (M-Sport) ter um acidente logo na segunda especial do dia, e não mais perdeu o primeiro lugar, entretanto reforçado com quatro triunfos nos oito troços hoje disputados.

Latvala construiu ao longo do dia uma vantagem superior a 1 minuto face a Dani Sordo (Citroën), que voltou a optar por um ritmo mais moderado para se precaver da dureza da prova. O espanhol fica à espreita de um eventual percalço do finlandês para tentar alcançar o seu primeiro triunfo no WRC.

Numa sólida terceira posição rodou durante toda a etapa Thierry Neuville (Qatar WRT) que teve como único problema ter deixado o motor do Fiesta ir abaixo uma vez. Contas feitas, as três marcas principais do WRC estão bem representadas nos três primeiros lugares, só não com os pilotos esperados!
O finlandês da VW imprimiu um forte ritmo para liderar a prova grega.
Duelo animado viveu-se na luta pela quarta posição entre Nasser Al-Attiyah (Qatar WRT) e Andreas Mikkelsen (Volkswagen II). Após partir para a última classificativa da etapa a somente 9,8 segundos de Al-Attiyah, o piloto da VW furou e fez com que a diferença entre os dois voltasse a subir.

Mutação acabou por sofrer a sexta posição no derradeiro troço do dia, com Mads Østberg (M-Sport) a subir mais um lugar, roubando a posição a Martin Prokop. Aliás, a etapa ficou marcada pela ascensão na classificação geral dos principais pilotos, que viram o seu rali estragado na primeira especial, como Østberg, Mikko Hirvonen e Sébastien Ogier, com o finlandês da Citroën a quedar-se agora pelo oitavo posto e o francês da VW a entrar finalmente no top 10.

Entre os dois está o mais azarado da etapa, Evgeny Novikov. O russo chegou ao segundo dia de prova na liderança, mas viu-se ultrapassado por vários adversários após bater numa rocha, e está agora na 9.ª posição. Amanhã cumpre-se a última etapa, com mais quatro troços na agenda, dois dos quais com 30,14 km, e o último destes com o rótulo da Power Stage.

CLASSIFICAÇÃO APÓS PE 10 (TOP 10):
1.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (VW Polo R), 2:32.42,8 Horas
2.º Daniel Sordo / Carlos del Barrio (Citroën DS3), +1.04,1 minutos
3.º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Ford Fiesta RS), +1.43,1
4.º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini (Ford Fiesta RS), +3.46,1
5.º Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula (VW Polo R), +4.11,8
6.º Mads Østberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), +5.26,3
7.º Martin Prokop / Michal Ernst (Ford Fiesta RS), +5.50,3
8.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Citroën DS3), +7.52,2
9.º Evgeny Novikov / Ilka Minor (Ford Fiesta RS), +8.16,1
10.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (VW Polo R), +10.29,5

RESUMO 2.ª ETAPA:

Sem comentários: