terça-feira, maio 13, 2014

Liga dos Campeões 01/02: Merengues galácticos conquistam a nona


Setenta e duas equipas. Cento e noventa e sete jogos. Dez meses. Um vencedor. O longo e espinhoso caminho para Glasgow deixou, obviamente, as suas marcas. Mas, para os homens de Vincent del Bosque, sem dúvida que a longa caminhada valeu a pena.

O Real Madrid venceu a sua "poule" na primeira fase de grupos, com a AS Roma na segunda posição, e voltou a triunfar na segunda, tornando-se na primeira equipa a qualificar-se para os quartos-de-final. Foi precisamente nesta fase que a ameaça do Bayer Leverkusen começou a materializar-se: os homens de Klaus Toppmöller ultrapassaram o Liverpool numa eliminatória cheia de emoção.
2001/02: Golo de Zidane para a história
'Zizou' decidiu o encontro da final com um golo fantástico.
Vencedores por 1-0 em Anfield, os ingleses pareciam a caminho das meias-finais quando um golo ao cair do pano de Lúcio deixou a eliminatória em 4-3 para os germânicos. O adversário seguinte foi o Manchester United, que perdeu devido aos golos marcados fora, quando Oliver Neuville empatou, na BayArena, a partida da segunda mão a um golo (agregado de 3-3).

Entretanto, o Real Madrid afastara um rival antigo, o detentor do troféu Bayern Munique, antes de uma combinação de classe e carácter ajudar os merengues a passarem outro arqui-rival, o Barcelona, numa meia-final denominada de "jogo do século" pela imprensa espanhola. Zinédine Zidane e Steve McManaman decidiram a identidade do finalista com golos que silenciaram o Camp Nou, tendo o Real Madrid levado a melhor no cômputo geral por 3-1.

Real MadridLeverkusenFINAL: Estádio Hampden Park, Glasgow - 15 de Maio de 2002
LEVERKUSEN 1 x 2 REAL MADRID
(Lúcio 13'; Raúl 8', Zidane 45')


LEVERKUSEN: Jörg Butt, Sebescen (Ulf Kirsten 65'), Ramelow, Lúcio (Marko Babić 90'+1), Placente, Boris Živković, Bernd Schneider, Ballack, Baştürk, Oliver Neuville, Thomas Brdarić (Berbatov 39').
Treinador: Klaus Toppmöller.

REAL MADRID: César Sánchez (Casillas 68'), Salgado 45'+2, Helguera, Hierro, Roberto Carlos 89', Makelele (Flavio Conceição 73'), Zidane, Figo (McManaman 61'), Solari, Raúl, Morientes.
Treinador: Vicente del Bosque.



Zidane voltou a estar ao seu melhor nível no Hampden Park. Após Lúcio ter empatado a contenda - Raúl González abriu o activo -, o internacional francês marcou um golo merecedor de figurar nos livros de qualquer final: o seu fantástico remate em "moinho", conseguido aos 45 minutos, ofereceu o nono título europeu ao Real Madrid no ano do seu centenário.

Fonte: uefa.com

Sem comentários: