O finlandês Jari-Matti Latvala segurou a liderança do Rally de Portugal, mas sentiu a aproximação impetuosa de Sébastien Ogier, que dominou o terceiro dia e não está disposto a ceder o 'título' sem luta.
Quando falta percorrer apenas as três especiais de domingo, o interesse centra-se no duelo entre os dois pilotos da Volkswagen, que chegam ao último dia separados por apenas 9,5 segundos. Ogier foi capaz de anular uma parte substancial do atraso de 25,9 segundos que tinha na sexta-feira, ultrapassando com mestria a desvantagem de ser o piloto a abrir a estrada na mais extensa jornada do rali (165,4 km).
Na primeira passagem nos troços de Baião, Marão e Fridão, Kris Meeke (Citroën), segundo à partida, venceu duas classificativas e parecia apostado em incomodar Latvala, mas a secção da tarde mostrou outra realidade e atirou o vencedor do Rally da Argentina para a terceira posição, a 20 segundos do finlandês. Por sua vez, Sébastien Ogier, que de manhã encurtou a distância para 19,1 segundos e subiu de sexto para quarto, forçou o andamento na segunda passagem e fez o melhor tempo nas três especiais, recuperando mais 9,6 segundos, uma tarefa enorme que na véspera não parecia fácil.
Na primeira passagem nos troços de Baião, Marão e Fridão, Kris Meeke (Citroën), segundo à partida, venceu duas classificativas e parecia apostado em incomodar Latvala, mas a secção da tarde mostrou outra realidade e atirou o vencedor do Rally da Argentina para a terceira posição, a 20 segundos do finlandês. Por sua vez, Sébastien Ogier, que de manhã encurtou a distância para 19,1 segundos e subiu de sexto para quarto, forçou o andamento na segunda passagem e fez o melhor tempo nas três especiais, recuperando mais 9,6 segundos, uma tarefa enorme que na véspera não parecia fácil.
O norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen) segue na quarta posição, muito perto de Meeke, e tentará amanhã oferecer a tripla à marca alemã. Já Ott Tänak, apesar de ocupar o quinto lugar a mais de um minuto, está satisfeito com a nova evolução do Fiesta RS, mas o primeiro teste da nova máquina da M-Sport teve o reverso da medalha no britânico Elfyn Evans, que na sexta-feira parou com problemas eléctricos e que hoje bateu, abriu a direcção e ficou com a frente em chamas.
A Hyundai, com o espanhol Dani Sordo em sexto e o neozelandês Hayden Paddon em sétimo, ambos a cerca de dois minutos, também permanece distante da luta pelos primeiros postos. A marca sul-coreana viu ainda Thierry Neuville capotar no início deste dia, ele que assim hipotecou as suas hipóteses de lutar pelo top 10. Mads Østberg (Citroën), segundo no Mundial de Pilotos à entrada para esta prova, também continua a desiludir, não indo além do 8.º posto, seguido por Robert Kubica (RK World Rally Team) e Martin Prokop (Jipocar), estes últimos já muito distantes dos homens da frente.
CLASSIFICAÇÃO APÓS PE 13 (TOP 10):
1.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (VW Polo R), 2:56.19,9 Horas
2.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (VW Polo R), +9,5 segundos
3.º Kris Meeke / Paul Nagle (Citroën DS3), +20,0
4.º Andreas Mikkelsen / Ola Fløene (VW Polo R), +21,1
5.º Ott Tänak / Raigo Molder (Ford Fiesta RS), +1.11,1 minutos
6.º Daniel Sordo / Marc Marti (Hyundai i20), +1.50,4
7.º Hayden Paddon / John Kennard (Hyundai i20), +2.01,0
8.º Mads Østberg / Jonas Andersson (Citroën DS3), +2.05,0
9.º Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (Ford Fiesta RS), +3.06,9
10.º Martin Prokop / Jan Tománek (Ford Fiesta RS), +5.49,7
HIGHLIGHTS ETAPA 2:
HIGHLIGHTS ETAPA 2:
Fontes: wrc.com; rallydeportugal.pt; best-of-rallylive.com
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