segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Liga Zon Sagres - Jornada 21


Resultados 21.ª Jornada (Segunda):
  •  Naval 0 x 0 Sp. Braga

O Sp. Braga, apesar de vários sucessos nas provas europeias, continua a mostrar fragilidades a nível interno. No jogo que fechou a jornada, os minhotos não foram além do nulo na casa do penúltimo classificado da Liga, a Naval. Com este empate os homens da Figueira da Foz fixam a diferença para linha de água em 4 pontos. Destaque ainda para o facto de este ser o primeiro encontro em que os navalistas não marcaram qualquer golo desde a chegada do técnico Carlos Mozer.

Classificação após 21.ª Jornada:

Bola Fora #8 - A Caça à Multa

por Jorge Correia



Consta que, nos últimos tempos, na cidade do Funchal, reinventou-se a pólvora. Não é novidade para o cidadão mais atento que normalmente a polícia encontra todo e qualquer defeito nos veículos de forma a poder multá-los, com suporte legislativo.

O mais recente caso está ligado à medida dos pneumáticos nos automóveis. Ora, o livrete do veículo prevê uma medida específica para essa calibração. Aqui fica um despacho da DGV (33/96) de 11/10/96:
1 - Nos livretes dos veículos automóveis e reboques, a medida da largura dos pneumáticos constante do campo "Pneumáticos" corresponderá à largura mínima permitida.
2 - O valor máximo admissível da largura do pneumático deverá garantir que o mesmo não faça saliência relativamente ao contorno envolvente do veículo aprovado.
3 - Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumáticos a instalar nos veículos, deverão os mesmos constar nos livretes em anotações especiais.

O cidadão tem todo o direito de perceber a razão legal para atribuição da multa, bem como, perceber se está mesmo a ocorrer em infracção. 

Ora, aqui o problema está única e exclusivamente na legislação. Se um veículo, necessita de realizar a inspecção periódica e consequente aprovação, não deveria este assunto ser resolvido nesta instância? Ao que parece, a legislação para o centro de inspecções permite que os veículos sejam aprovados desde que apresentem boas condições de travagem, viragem, aderência, independentemente da largura do pneu. Qualquer pessoa consegue perceber que um pneu mais largo confere mais segurança e estabilidade ao veículo e não altera a velocidade alcançada pelo mesmo.
Uma multa por circular com os pneus ''carecas'' é duas vezes mais barata do que uma multa por circular com as medidas pneumáticas alteradas, mesmo que estes últimos estejam novos. Dá que pensar.


Repórter Tahiti TV - XXXI - Choupana

Continua a fase negra do Sporting. Já sem Paulo Sérgio no comando da equipa (foi Alberto Cabral quem esteve no banco), os leões perderam na Madeira diante do Nacional, por 1-0, cumprindo o sétimo jogo sem vencer no conjunto de todas as competições.


Mateus, logo aos 19 minutos, fez o único golo da partida, marcada por forte nevoeiro. O Sporting ainda desperdiçou uma grande penalidade (Hélder Postiga, aos 37 minutos) e actuou a última meia hora em vantagem numérica (João Aurélio foi admoestado com dois «amarelos» e recebeu o consequente vermelho), mas não conseguiu evitar a derrota.

O Nacional, que também vinha numa série de quatro jogos sem vencer, ganha, com esta vitória, novo alento na luta pela qualificação para as competições europeias, estando agora a quatro pontos do... Sporting.


A equipa de Alvalade, por sua vez, continua no terceiro posto da tabela, mas apenas com um ponto de vantagem sobre Paços de Ferreira e V. Guimarães. O líder FC Porto, esse, já vai a 26 pontos de distância, enquanto o Benfica a 18.

Crónica de A Bola
Fotos do tahitiano João Ferreira

And the Oscar goes to...


E tal como esperado, "The King's Speech" foi o grande vencedor da noite dos Óscares. Para além de vencer  como Melhor Filme, venceu também nas categorias de Melhor Actor (Colin Firth), Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. O filme "Inception" também arrecadou o mesmo número de estatuetas (4), mas em categorias técnicas (Fotografia, Efeitos Visuais, Mistura e Edição de Som).

O grande derrotado foi "The Social Network" que apenas venceu em 3 das 8 categorias para qual estava nomeado (Argumento Adaptado, Montagem e Banda Sonora) e "True Grit" que não venceu qualquer estatueta, apesar das 10 indicações. Destaque ainda para "Black Swan" que venceu na categoria para Melhor Actiz Principal (Natalie Portman) e para "The Fighter" que venceu os dois papéis secundários (Christian Bale e Melissa Leo).

Eis a lista de vencedores:

Melhor Filme The King's Speech
Melhor Actor Colin Firth (The King's Speech)
Melhor Actriz Natalie Portman (Black Swan)
Melhor Realizador Tom Hooper (The King's Speech)
Melhor Filme Estrangeiro In a Better World (Dinamarca)
Melhor Actor Secundário Christian Bale (The Fighter)
Melhor Actriz Secundária Melissa Leo (The Fighter)
Melhor Argumento Original The King's Speech
Melhor Argumento Adaptado The Social Network
Melhor Filme de Animação Toy Story 3
Melhor Direcção Artística Alice in Wonderland
Melhor Guarda-Roupa Alice in Wonderland
Melhor Maquilhagem The Wolfman
Melhor Fotografia Inception
Melhor Documentário Inside Job
Melhores Efeitos Visuais Inception
Melhor Edição de Som Inception
Melhor Mistura de Som Inception
Melhor Montagem The Social Network
Melhor Banda-sonora The Social Network
Melhor Canção Original "We Belong Together" (Toy Story 3)
Melhor Curta Metragem God of Love
Melhor Documentário em Curta Metragem Strangers no More
Melhor Curta Metragem de Animação The Lost Thing

domingo, fevereiro 27, 2011

Liga Zon Sagres - Jornada 21


Resultados 21.ª Jornada (Domingo)
  • Rio Ave 1 x 0 U. Leiria
  • Beira-Mar 0 x 1 Portimonense
  • Benfica 2 x 1 Marítimo
  • Nacional 1 x 0 Sporting
O golo solitário de João Tomás carimbou praticamente a manutenção do Rio Ave. Em Vila do Conde, a equipa da casa venceu pela terceira vez consecutiva, desta feita a vítima foi o U. Leiria que vem em decrescendo de forma nas últimas jornadas. O golo foi apontado aos 9 minutos pelo inevitável avançado português que já leva 13 golos na Liga, sendo assim o 2.º melhor marcador da prova.

Em  Aveiro, o Portimonense surpreendeu o Beira-Mar ao vencer por 1-0. Esta é a primeira vitória de sempre do técnico Carlos Azenha na Liga portuguesa. O golo da partida foi da autoria de Ricardo Pessoa aos 67' através de grande penalidade. Os algarvios voltam a vencer 5 meses depois, curiosamente sobre o último adversário a quem havia ganho. Ainda assim, os homens de Portimão irão ter muitas dificuldades em evitar a despromoção.


No Estádio da Luz, o Benfica continuou a sua série vitoriosa ao vencer o Marítimo por 2-1. Em jogo electrizante e com arbitragem polémica, os lisboetas foram sempre superiores, mas foi a formação insular a inaugurar o marcador por Djalma, quando decorria o minuto 77 da partida. A vantagem verde rubra não duraria muito tempo, Salvio aos 82' restabeleceria o empate. A vitória da turma da casa apenas chegaria no último minuto através de Fábio Coentrão (90'+4). Lamentável, mais uma vez, foi toda a confusão que se gerou no fim do encontro entre elementos das duas equipas.

O Sporting voltou a fraquejar, desta vez no nevoeiro da Choupana. O Nacional infringiu esta noite a 4.ª derrota consecutiva dos leões na Liga. Mateus assinou o golo da partida aos 19', após assistência de Edgar Costa. Hélder Postiga poderia empatar o jogo, mas não foi capaz de bater Bracalli de penálti. Mesmo com a derrota, o conjunto de Alvalade mantém-se na 3.ª posição.

Óscares 2011: Winter's Bone


WINTER'S BONE

Realização: Debra Granik
Interpretação: Jenniffer Lawrence, John Hawkes, Garret Dillahunt...
Argumento: Debra Granik e Anne Rosellini

"Winter's bone", da norte-americana Debra Granik, elabora o retrato da adolescente Ree Dolly, uma jovem que vive numa região montanhosa localizada na região central dos EUA, e que, mesmo com a desaprovação das pessoas que lhe são mais próximas, atravessa a região selvagem das montanhas de Ozark, no coração dos Estados Unidos, para reencontrar o seu pai, um conhecido traficante de droga.

4 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Actriz Principal (Jennifer Lawrence)
  • Melhor Actor Secundário (John Hawkes)
  • Melhor Argumento Adaptado

Rampa do Monte - Circuito Municipal do Funchal

A temporada de 2011 do Campeonato Regional de Ralis está prestes a começar. A primeira prova da época realizar-se-à nos dias 10 e 11 de Março, na ilha do Porto Santo. A Liga Tahiti tem o prazer de anunciar que irá acompanhar o desporto automobilístico na região durante este ano e deixa-vos, para já, aquilo que pode ser considerado um aperitivo para a restante competição. Aqueçam os vossos motores.

 

Na manhã e tarde de ontem, na freguesia do Monte, decorreu o Circuito Municipal do Funchal, ou a vulgarmente conhecida, Rampa do Monte. A prova organizada pelo Clube Desportivo Nacional, é constituída por quatro subidas, desde a curva da Tecnovia até à entrada do Montado do Pereiro, mas apenas as duas melhores prestações contam para efeitos de classificação. São 5,7 Km, com um grau de inclinação de cerca de 10%, onde os pilotos sobem, ao longo da prova especial de classificação, cerca de 500 metros em altitude. 

O actual campeão regional de ralis do agrupamento de produção, o experiente Filipe Freitas, navegado por Daniel Figueiroa, venceu a prova, ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO X, com um tempo de 7.28,0 minutos. A dupla Miguel Nunes/Victor Calado ficou a apenas dois segundos do primeiro classificado. Ao estrear um novo carro, o Mitsubishi L EVO X, Miguel Nunes afirma precisar de ''rodar mais alguns quilómetros para ficarmos mais fortes e competitivos''. Para fechar o pódio, mais um Mitsubishi Lancer, desta feita um EVO IX, conduzido por Duarte Ramos. A pequena margem de diferença entre os primeiros classificados deixa antever uma enorme competitividade para a época que se avizinha.


Destaque ainda para Ana Sofia Correia e seu co-piloto Rui Rodrigues. A jovem piloto embalou no seu Citroen C2 Maxi até ao 4º lugar da prova.

CLASSIFICAÇÃO:
1.º Filipe Freitas / Daniel Figueiroa - Mitsubishi L EVO X - 7.28,0 Min.
2.º Miguel Nunes / Victor Calado - Mitsubishi L EVO X - 7.30,3
3.º Duarte Ramos / Luís Ramos - Mitsubishi L EVO IX - 7.42,8
4.º Sofia Correia / Rui Rodrigues - Citroen C2 Maxi - 8.10,0
5.º Francisco Tavares / Duarte Coelho - Toyota Corolla 1600 - 8.13,6
(...)
19.º Joel Correia / Filipe Sousa - Opel Corsa A - 9.56,1
20.º Agostinho Bettencourt / Carlos Abreu - Opel Corsa B - 9.57,4

Óscares 2011: True Grit


TRUE GRIT

Realização: Joel e Ethan Coen
Interpretação: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon, Josh Brolin...
Argumento: Joel e Ethan Coen

Mattie Ross é uma jovem de 14 anos cujo pai foi morto a sangue frio pelo cobarde Tom Chaney e que está determinada a levá-lo à justiça. Com a ajuda de um conflituoso e alcoólico U.S. Marshal, Rooster Cogburn, ela prepara-se, ignorando as reservas do próprio Rooster, para caçar Chaney. O sangue do seu pai exige que persiga o criminoso até território Índio e o encontre antes que um Texas Ranger, chamado LaBoeuf, o apanhe e leve de volta para o Texas, para ser julgado pela morte de outro homem.

10 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Realizador
  • Melhor Actor Principal (Jeff Bridges)
  • Melhor Actriz Principal (Haille Steinfeld)
  • Melhor Argumento Adaptado
  • Melhor Direcção Artística
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Guarda-Roupa
  • Melhor Edição de Som
  • Melhor Mistura de Som

sábado, fevereiro 26, 2011

Liga Zon Sagres - Jornada 21


Resultados 21.ª Jornada (Sexta e Sábado)
  • V. Guimarães 0 - 2 Académica
  • P. Ferreira 2 - 0 V. Setúbal
  • Olhanense 0 - 3 FC Porto
A Académica venceu o V. Guimarães, por 2-0, no Estádio D. Afonso Henriques, no jogo de abertura da jornada 21. A briosa foi sempre uma equipa mais esclarecida e conseguiu obter um triunfo tão importante como justo, na estreia de Ulisses Morais no comando técnico do conjunto de Coimbra. Os golos de Éder (60') e Laionel (90'+3'), este último num chapéu perfeito, selaram o resultado final. O Guimarães falhou, dessa forma, o assalto ao 3.º lugar da tabela classificativa.

Já esta tarde, o Paços de Ferreira bateu o seu recorde de vitórias consecutivas na I Liga, depois de bater o V. Setúbal na Mata Real, atingindo dessa forma o 4.º triunfo consecutivo. O jogo foi bem disputado, o Setúbal deu uma boa réplica, mas os castores foram mais assertivos. Mário Rondón (24') e Filipe Anunciação (67'), garantiram a vitória pacense, que assim assumiu o 4.º posto da classificação, ultrapassando o V. Guimarães.


No Algarve, o FC Porto quebrou a invencibilidade do Olhanense em casa, ao vencer por 3-0. Em jogo muito animado os golos só apareceram na segunda parte, após um golo de excelente efeito por Belluschi aos 68'. Toda a organização da turma algarvia foi pela ria abaixo e Falcão aumentou a vantagem portista aos 69'. O jogo serenou, mas os líderes do campeonato ainda marcaram mais um, de novo por El Tigre, já no tempo complementar (90'+3'). Mais um passo rumo ao título.

Óscares 2011: Toy Story 3


TOY STORY 3

Realização: Lee Unkrich
Interpretações: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack
Argumento: Michael Arndt

Os criadores dos filmes "Toy Story" reabrem a caixa de brinquedos e trazem de volta aos espectadores o mundo encantador de Woody, Buzz e do gangue de personagens favoritas em Toy Story 3.


5 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Filme de Animação
  • Melhor Argumento Adaptado
  • Melhor Edição de Som
  • Melhor Canção Original ("We Belong Together")

Ligas Privadas: Oitavos de Final (1.ª Mão)

OITAVOS DE FINAL - 1.ª MÃO (Jornada 21)
Dá-me Gómitos x Voôdavitória
Vasquinho x Facciosos Team
Politeam 1 x Lamarão FC
Sonoro Team x Renato Brás
V.D.G x DaniTeamUtd
Lipemanel x SL Búlgaros
Redheart's Corner x O Local
tomadeira x Alben 1

OITAVOS DE FINAL - 1.ª MÃO (Jornada 21)
Lobitos II x Lateirenses
Sportsway x Apertadinhos SC
Dreamteam_Diogonix x Cozinhasgool
AD Grijó x Pedro Dinis
Arrifanenze x Lações Team
aminhaequipa x A. C. Beatteam
AtléTICO x Esgueira
AC Freitaz x Sempre ao ataque

Óscares 2011: The Social Network


THE SOCIAL NETWORK

Realizador: David Fincher
Interpretação: Jesse Eissenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake...
Argumento: Aaron Sorkin

Certa noite no ano de 2003, o génio da programação e aluno de Harvard, Mark Zuckerberg, senta-se ao computador e começa a trabalhar numa nova ideia. Aquilo que inicialmente era apenas uma mistura de programação e blogging, cedo se tornou numa rede social à escala mundial, que revolucionou a forma de comunicar. Seis anos e 500 milhões de amigos depois, Mark Zuckerberg é o mais novo bilionário da História... mas para este empresário, o sucesso vai trazer-lhe também problemas pessoais e legais.


8 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Realizador
  • Melhor Actor Principal (Jesse Eissenberg)
  • Melhor Argumento Adaptado
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Edição
  • Melhor Banda Sonora
  • Melhor Mistura de Som

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

30 Anos de Mau Futebol - Paulo Futre


«Este gesso não põe em causa a minha técnica anti-lesão. Sempre tive muita sorte, mas sinto que domino bem os tempos de entrada dos adversários. Não será um segredo especial, mas talvez se possa dizer que é uma técnica. Como a do propenalty. Há faltas que são mais faltas que outras - e isso também depende da técnica de queda sobre o relvado.» [Paulo Futre, avançado do Atlético de Madrid.]

A Bola, 7 de Abril de 1991

Bola Fora #7 - As 'Contas' do Título

por Alexandre Correia
Quando entramos no último terço do campeonato, estando ainda 30 pontos em jogo, aproveitamos para avaliar o trajecto final dos candidatos ao título, FC Porto e Benfica, introduzindo, para o efeito, uma nota para aferir sobre o grau de dificuldade de cada um dos compromissos com que se deparam nas 10 jornadas que restam.

A equipa do FC Porto (56 pontos) encontra-se naturalmente em melhor posição para chegar ao fim do campeonato na condição de líder, isto porque detém oito confortáveis pontos de vantagem em relação ao seu perseguidor directo, o Benfica (48 pontos). Ainda para mais, e ao contrário do que referiu o técnico encarnado Jorge Jesus no final do embate frente ao Sporting, não bastará que o Benfica consiga recuperar somente 8 pontos, isto porque o critério de desempate na I Liga, para equipas que se encontram em igualdade pontual, baseia-se no confronto directo entre ambas e não na diferença total de golos marcados e sofridos ao longo de todo o campeonato, como acontece, por exemplo, em Espanha. Assim sendo, convém recordar que, na primeira volta , o FC Porto goleou, 5-0, a equipa lisboeta e será certamente improvável que uma diferença de golos tão acentuada volte a ‘colorir’ o próximo embate entre ambas as formações, que se realiza dia 3 de Abril, no Estádio da Luz.

Desta forma, para o Benfica revalidar o título terá obrigatoriamente de não perder pontos e esperar que o FC Porto perca 9 pontos em 10 jornadas, ou seja, o equivalente a três derrotas em dez jogos. O cenário não é famoso para a equipa encarnada, visto que, o FC Porto, tem o impressionante registo de zero derrotas em 20 encontros, na I Liga.


Cinco adversários em comum
Nas próximas 10 jornadas, ambas as equipas defrontam 5 adversários em comum (Olhanense, Leiria, Portimonense, Paços de Ferreira e Marítimo), factor que faz com que seja complicado aferir qual das equipas tem um calendário mais acessível até ao epílogo da prova. Teoricamente, o Porto terá seis jogos que podem ser classificados, previamente, como sendo de um grau de dificuldade considerável. Desloca-se já na próxima jornada a casa do Olhanense, equipa que ainda não perdeu enquanto visitada para o campeonato, pelo que a coesão defensiva dos algarvios é um factor a ter em conta para este jogo. Segue-se a recepção ao Guimarães, formação que se encontra na luta pelo terceiro lugar da tabela e que foi, a par do Sporting, a única que conseguiu tirar pontos ao líder esta época. Desloca-se depois ao terreno do Leiria, com a equipa de Pedro Caixinha a sonhar ainda com as competições europeias.

O grande clássico entre Benfica e FC Porto é o quinto dos dez jogos que faltam e vai certamente ser o jogo-chave do campeonato. Decisivo para o Benfica, mais concretamente. A recepção ao Sporting é outro dos encontros que podem trazer dificuldades acrescidas aos pupilos de André Villas-Boas. O Porto está claramente melhor do que a formação de Alvalade, no entanto, um clássico é sempre um jogo de resultado incerto. Até ao final do campeonato o Porto defronta ainda a equipa do Paços de Ferreira, que já demonstrou esta época ser capaz de bater o pé a qualquer adversário. O Benfica, tal como o Porto, terá de defrontar, nas próximas jornadas, as equipas do Paços de Ferreira, Olhanense e Leiria. Jogos que assumem um grau de dificuldade elevado pelas razões já explicadas. No entanto, os encarnados têm a vantagem de já ter defrontado e ganho o outro ‘grande’, o Sporting. Contudo, é ainda de sublinhar a deslocação à casa do Sp. Braga, apesar da equipa de Domingos Paciência já ter demonstrado estar alguns furos abaixo comparativamente à época passada. Este será certamente um jogo em que os homens de Jorge Jesus terão de caprichar se quiserem arrecadar os 3 pontos.

Jogos Por Disputar:
FC Porto
Olhanense x Porto - 3 *
Porto x Guimarães - 3
Leiria x Porto - 3
Porto x Académica - 1
Benfica x Porto - 5
Portimonense x Porto - 1
Porto x Sporting - 4
Setúbal x Porto - 2
Porto x P. Ferreira - 3
Marítimo x Porto - 3
TOTAL - 28
Jogos em casa - 4
Jogos fora - 6
  
Benfica
Benfica x Marítimo - 2
Braga x Benfica - 4
Benfica x Portimonense - 1
P. Ferreira x Benfica - 3
Benfica x Porto - 5
Naval x Benfica - 1
Benfica x Beira-Mar - 2
Olhanense x Benfica - 3
Rio Ave x Benfica - 2
Benfica x Leiria - 3
TOTAL - 26
Jogos em casa - 5
Jogos fora - 5

* Grau de dificuldade (1 a 5)
Artigo publicado no Diário de Notícias Madeira

Óscares 2011: The King's Speech


THE KING'S SPEECH

Realização: Tom Hooper
Interpretação: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham-Carter...
Argumento: David Seidler

Após a morte de seu pai, o Rei George V, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII, Bertie, que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema de fala, é coroado Rei George VI de Inglaterra. Com o país à beira de uma guerra e a necessitar desesperadamente de um líder, a sua mulher, Elizabeth, futura Rainha-mãe, encaminha o marido para um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue. Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por formar um vínculo inquebrável. Com a ajuda da sua família, do seu governo e de Winston Churchill, o Rei vai superar a gaguez e tornar-se numa inspiração para o povo.

12 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Realizador
  • Melhor Actor Principal (Colin Firth)
  • Melhor Actor Secundário (Geoffrey Rush)
  • Melhor Actriz Secundária (Helena Bonham-Carter)
  • Melhor Argumento
  • Melhor Direcção Artística
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Guarda-Roupa
  • Melhor Edição
  • Melhor Banda Sonora
  • Melhor Mistura de Som

Taça Tahiti: Fase de Grupos - Matchday 6 (último)


Matchday 6 (Jornada 21)

Grupo A - Madeira Livre FC x Apito Queimado
Grupo A - A Coruja x CM Nova Onda

Grupo B - Redheart's Corner x Club Sport Monte
Grupo B - Carvalheiro FC x Cana do Reforço

Grupo C - Monsieur Tarik FC x CF Os Tinterra
Grupo C - Jack Daniel's x FC Babosas

Grupo D - Estreitos Unidos x Clube Desportivo 48
Grupo D - Apertadinhos SC x CD Rodoeste

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Liga Europa: 16 Avos de Final (2.ª Mão)


Sporting 2 x 2 Rangers (3-3 GF)
O calvário leonino parece não ter fim. O Sporting foi esta noite afastado da Liga Europa após deixar-se empatar ao cair do pano. A marcha do marcador iniciou-se aos 20' através de Diouf, mas ainda antes do intervalo, Pedro Mendes marcou à sua antiga equipa aos 42', empatando assim a eliminatória. No tempo complementar a equipa de Paulo Sérgio subiu um pouco de rendimento e Yannick Djaló aos 83' colocaria os portugueses com um pé nos oitavos. Mas o balde de água fria aconteceria pelos pés de Maurice Edu, que aos 90'+2' ditou o adeus ao sonho europeu do Sporting.


Sp. Braga 2 x 0 Lech Poznan (2-1)
O Sp. Braga apurou-se pela terceira vez nos últimos 5 anos para os oitavos-de-final da segunda prova europeia. Os 2 golos marcados ainda na 1.ª parte foram suficientes para os bracarenses virarem a eliminatória frente ao Lech Poznan e seguirem em frente na competição. Os golos da partida foram apontados por Alan aos 8' e aos 35' através de Lima que estava em posição irregular. Liverpool é o adversário que se segue na Liga Europa.


Estugarda 0 x 2 Benfica (1-4)
Imparável é o adjectivo que assenta no Benfica nesta fase da época. Os encarnados quebraram esta noite o enguiço de não vencer em solo alemão ao triunfar por 2-0 frente ao Estugarda. Com uma exibição sólida, os golos da partida foram apontados por Salvio (30') e Cardozo (78'). Mas o resultado poderia ser bem mais gordo não fosse a exibição dos dois guarda-redes germânicos. O Benfica carimba assim o passaporte para a fase seguinte, onde irá defrontar o PSG.

Alinhamento dos Oitavos de Final (10 e 17 de Março):
Benfica (POR) x PSG (FRA)
D. Kiev (UCR) x Man. City (ING)
Twente (HOL) x Zenit (RUS)
CSKA (RUS) x FC Porto (POR)
PSV (HOL) x Rangers (ESC)
Leverkusen (ALE) x Villarreal (ESP)
Ajax (HOL) x Spartak (RUS)
Sp. Braga (POR) x Liverpool (ING)

Classificação - Jornada 20 - Day 17 - 2010/2011


Em jornada de clássico lisboeta e de ausência de jogadores do FC Porto e Nacional da Madeira, seria de esperar uma vasta adesão à opção de férias na Liga Record. Desenganem-se. A excepção de dois treinadores mais 'cautelosos', cof cof, toda a comunidade tahitiana foi a jogo. E que boas surpresas nos proporcionaram.

Mónica Correia, treinadora da equipa Turma da Mónica, já mostrou ser capaz do melhor e do pior. Cometeu a proeza de somar duas dezenas de pontos negativos, mas este fim de semana redimiu-se e somou 74 pontos. A nível nacional, a pontuação mais alta fixou-se nos 75 pontos, o que faz desta performance de Mónica Correia, uma pontuação histórica na Liga Tahiti, apesar de não ser a melhor de sempre da nossa liga. Escusado será referir que a treinadora do Reforço foi a vencedora da jornada. 

Tanto no topo como no meio da tabela, as contas continuam equilibradas, sem mexidas na tabela. Destaque apenas para Redheart's Corner que ganha algum folgo perante Monsieur Tarik FC e para Apito Queimado que alcançou já o 8º lugar em ex-aequo com Paulo Freitas, treinador que esta temporada tem passado completamente despercebido na tabela classificativa, após um bom começo.
Mónica Correia nesta jornada juntou-se ao grupo que é liderado por Cybolz, deixando para trás o pelotão dos últimos classificados e Jack Daniel's, um lobo cansado e solitário nesta tabela classificativa. 

Quanto ao grupo dos últimos classificados, uma revolução está em curso. António Ornelas, que lidera Big Midget's saiu da zona vermelha pela primeira vez esta temporada. Ultimamente consegue superar-se, e a cada jornada surpreende o mundo tahitiano com constantes subidas na classificação. Até onde pode chegar Anão? Depois, temos o facto de José Pedro Pereira ter recuperado terreno nas últimas jornadas, deixando cada vez mais sozinho no fundo João Ferreira. A equipa Madeira Livre FC aproveitou também a má fase de CM Nova Onda, que continua sem encontrar a rota neste oceano agitado. Cana do Reforço foi descendo lentamente até ao 19º lugar. Nem as férias o safaram esta semana.

Óscares 2011: The Kids Are All Right


THE KIDS ARE ALL RIGHT

Realização: Lisa Cholodenko
Interpretação: Annette Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo...
Argumento: Lisa Cholodenko e Stuart Blumberg

Nic e Jules estão casadas e partilham uma acolhedora casa no Sul da Califórnia com os seus filhos adolescentes, Joni e Laser. À medida que Joni se prepara para partir para a Universidade, Laser, com 15 anos, pressiona-a para que lhe faça um grande favor: que o ajude a encontrar o pai biológico de ambos - foram concebidos através de inseminação artificial. Embora algo contrariada, Joni honra o pedido do irmão e consegue entrar em contacto com o "bio-pai" Paul, um bem-disposto empresário da restauração. Dão por si atraídos pelo estilo descontraído do solteirão - especialmente em contraste com Nic, uma médica de princípios que há muito estabeleceu as regras lá em casa. Jules, que tem andado à procura de uma nova carreira em paisagismo, sente também uma empatia com Paul e à medida que ele vai entrando nas suas vidas, um novo e inesperado capítulo inicia-se para todos, ao mesmo tempo que laços familiares são definidos, redefinidos e re-redefinidos.

4 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Actriz (Annette Bening)
  • Melhor Actor Secundário (Mark Ruffalo)
  • Melhor Argumento

Taça Tahiti: Fase de Grupos - Matchday 5


Matchday 5 (Jornada 20)

Grupo A - Apito Queimado 42 x 20 CM Nova Onda
Grupo A - Madeira Livre FC 48 x 37 A Coruja

Grupo B - Club Sport Monte 35 x 38 Cana do Reforço
Grupo B - Redheart's Corner 36 x 46 Carvalheiro FC

Grupo C - CF Os Tinterra 37 x 43 FC Babosas
Grupo C - Monsieur Tarik FC 29 x 24 Jack Daniel's

Grupo D - Clube Desportivo 48 36 x 38 CD Rodoeste
Grupo D - Estreitos Unidos 48 x 40 Apertadinhos SC
...

GRUPO A - Classificação
1.º A Coruja - 9 Pontos - Dif. +26
2.º Apito Queimado - 7 Pontos - Dif. +10
3.º Madeira Livre FC - 7 Pontos - Dif. -5
4.º CM Nova Onda - 6 Pontos - Dif. -31

GRUPO B - Classificação
1.º Carvalheiro FC - 9 Pontos - Dif. +16
2.º Club Sport Monte - 9 Pontos - Dif. -8
3.º Redheart's Corner - 6 Pontos - Dif. +25
4.º Cana do Reforço - 6 Pontos - Dif. -33

GRUPO C - Classificação
1.º Monsieur Tarik FC - 13 Pontos - Dif. +15 (APURADO)
2.º FC Babosas - 6 Pontos - Dif. +1
3.º CF Os Tinterra - 6 Pontos - Dif. -2
4.º Jack Daniel's - 4 Pontos - Dif. -14

GRUPO D - Classificação
1.º CD Rodoeste - 12 Pontos - Dif. +29 (APURADO)
2.º Estreitos Unidos - 9 Pontos - Dif. -3
3.º Apertadinhos SC - 6 Pontos - Dif. +11
4.º Clube Desportivo 48 - 3 Pontos - Dif. -37

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Liga dos Campeões: Oitavos de Final (1.ª Mão)


Marselha 0 x 0 Manchester United
Numa partida muito pouco interessante, Marselha e Manchester United defrontaram-se mas não foram além do nulo. Os red devils, com vários homens lesionados, não puderam apresentar-se na máxima força no Vélodrome, destaque para Nani que foi considerado o melhor homem em campo. Pelo lado dos franceses, houve clara aposta na manutenção da posse de bola e solidez defensiva (o Marselha não sofre golos há mais de 500 minutos na prova). O encontro da 2.ª mão disputa-se daqui a duas semanas em Old Trafford e todos esperam um jogo bem mais emocionante do que o de esta noite.


Inter Milão 0 x 1 Bayern Munique
Os finalistas da última edição da Liga dos Campeões voltaram a encontrar-se, com o Bayern a vencer por 1-0 no reduto do Inter. Num encontro sempre muito bem disputado, destaque para os dois remates dos bávaros ao poste e para a excelente exibição do seu guarda-redes, Thomas Kraft, que fez esta noite a estreia na competição. O golo alemão surgiu nos instantes finais - numa altura em que os nerazzurri dominavam a partida - por intermédio de Mario Gómez aos 90'. O actual campeão europeu irá ter assim muitas dificuldades em defender o título conquistado em Santiago Bernabéu.

Liga Europa: 16 Avos de Final (2.ª Mão)


FC Porto 0 - 1 Sevilha (2-2, GF)
O FC Porto perdeu esta tarde no jogo da 2.ª mão dos 16 avos de final, mas segue em frente na competição devido aos golos marcados fora. A equipa azul e branca foi superior durante todo o encontro, contudo pecou por não ter conseguido marcar nas muitas oportunidades que dispôs. Luís Fabiano, ex-avançado portista, marcou aos 71', garantindo o triunfo espanhol, sem ser suficiente para eliminar os dragões. O jogo ficou ainda marcado pelas expulsões de Álvaro Pereira (73') e Alexis (77'). A equipa da cidade invicta vai agora defrontar o CSKA Moscovo nos oitavos de final.


Jogos Quinta-Feira:
Sporting CP 1 x 1 Glasgow Rangers (18h, SportTV 1)
Estugarda 1 x 2 SL Benfica (20h05, SIC)
Sp. Braga 0 x 1 Lech Poznan (20h05, SportTV 1)

Liga Zon Sagres - Antevisão da Jornada 21


V. Guimarães e Académica abrem na Sexta a 21.ª Jornada. Os vimaranenses estão a apenas 1 ponto do terceiro lugar e surgem moralizados com o triunfo frente ao Leiria. Pela frente encontram a briosa, que já não vence há 8 jornadas e que viu o treinador José Guilherme apresentar a demissão após a última derrota. Perante este cenário, os homens da cidade berço são claros favoritos a obter os três pontos em disputa.

No Sábado, o P. Ferreira recebe o aflito V. Setúbal. A equipa sadina está num perigoso antepenúltimo lugar, fruto de 5 jornadas sem conhecer o sabor da vitória e nesta jornada a missão de voltar aos triunfos não se adivinha fácil. Os castores estão num brilhante 5.º posto, não perdem há 6 jornadas e na sua casa são sempre um adversário muito complicado de bater.

O líder do campeonato desloca-se ao Algarve para defrontar o Olhanense. A turma portista, de regresso aos jogos da Liga, tem agora um complicado teste no José Arcanjo, já que os algarvios ainda não perderam no seu estádio nesta competição. Ainda assim, o FC Porto necessita de manter a vantagem para o segundo lugar e não pode correr o risco de perder pontos antes do clássico da Luz.

Já no Domingo, Rio Ave e U. Leiria defrontam-se em Vila do Conde. Os homens da casa surgem após dois preciosos triunfos, frente a adversários directos, que lhes permitiu subir duas posições na tabela classificativa. Já o Leiria, surge após uma derrota desapontante frente ao Guimarães, mas ainda está num excelente lugar e numa luta acesa pelos lugares europeus. É, assim, previsível que o jogo seja equilibrado, com muita luta no centro do terreno do jogo.


O Portimonense desloca-se ao Municipal de Aveiro, para defrontar a equipa local. Jogo decisivo para os algarvios, já que uma derrota pode definitivamente colocar-lhes fora da luta pela permanência. Contudo, os auri-negros estão a realizar um excelente campeonato e a jogar na sua casa são os principais candidatos a triunfar.

Na Luz, Benfica e Marítimo encontram-se pela terceira vez nesta temporada. O saldo é claramente positivo para os encarnados, já que venceram os últimos dois encontros e voltam a apresentar-se como claros favoritos a somar mais um triunfo. O Benfica soma 10 vitórias consecutivas no campeonato, pratica um excelente futebol e não pode perder pontos, correndo o risco de distanciar-se ainda mais do 1.º lugar. O Marítimo voltou às vitórias na última jornada, mas possui poucos trunfos para bater o actual campeão no seu estádio.

O Nacional recebe o Sporting, num jogo que promete ser muito disputado. Os alvinegros viram-se ultrapassados por vários adversários, mas continuam com legítimas aspirações europeias. A equipa leonina não vence há 3 jornadas, perdeu a esperança do título e do segundo lugar, além de atravessar uma grave crise interna. Agora resta lutar pelo 3.º posto que até já está muito ameaçado e neste jogo, os leões têm uma tarefa muito difícil, já que na Choupana, os insulares são um osso duro de roer.

Naval e Sp. Braga fecham a jornada na Segunda. Os minhotos perderam na última jornada, foram ultrapassados na tabela, contudo são sempre um conjunto complicado de bater. Mas, do outro lado, a Naval encontra-se num bom momento, onde já não perde há 4 jornadas e necessita dos três pontos para continuar a sonhar com a permanência. O jogo prevê-se disputado e decisivo para os objectivos dos dois clubes.

Óscares 2011: Inception


INCEPTION

Realização: Cristopher Nolan
Interpretação: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page...
Argumento: Cristopher Nolan

Dom Cobb é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extracção: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos – estado em que a nossa mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara. Mas agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se.


8 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Argumento
  • Melhor Direcção Artística
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Banda Sonora
  • Melhor Edição de Som
  • Melhor Mistura de Som
  • Melhores Efeitos Visuais

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Liga dos Campeões: Oitavos de Final (1.ª Mão)


FC Copenhaga 0 - 2 Chelsea FC
O Chelsea venceu esta noite o Copenhaga e praticamente assegurou a passagem aos quartos de final da competição. O jogo foi sempre disputado, mas a maior experiência dos blues foi determinante para garantir o triunfo. Anelka foi a figura em destaque, depois de apontar os dois golos do conjunto londrino (17' e 54'), que desta forma afastou a crise de resultados que vinha a apresentar. Vida extremamente complicada para os dinamarqueses, que agora deslocam-se a Stamford Bridge para a 2.ª mão desta eliminatória.


O. Lyon 1 - 1 Real Madrid
No Stade de Gerland, o Real Madrid não foi além de um empate a uma bola com o Lyon. Os franceses, que não contaram com Lisandro López, foram superiores na primeira metade, fruto de uma grande pressão aos jogadores merengues. O segundo tempo arrancou com duas bolas nos ferros da baliza defendida por Lloris, com Ronaldo (50') e Sergio Ramos (51') como principais protagonistas. O golo madrileno surgiu no minuto 65', com o recém-entrado Benzema a marcar à equipa que o formou. O Lyon reagiu e aos 83' empatou a partida através do golo de Gomis, que veio repor justiça ao marcador. Tudo em aberto para a 2.ª mão, contudo o Real possui uma ligeira vantagem devido ao golo marcado fora.

Óscares 2011: The Fighter


THE FIGHTER

Realização: David O. Russel
Interpretação: Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo
Argumento: Scott Silver

Dicky Ecklund é uma antiga lenda do pugilismo que desperdiçou os seus talentos e deitou fora a sua oportunidade de grandeza. Micky Ward, o seu meio-irmão, é um pugilista batalhador que viveu toda a vida na sombra do irmão. The Fighter é a história verídica e inspiradora destes dois irmãos que, contra todas as expectativas, se aproximam para treinar para um histórico combate pelo título que irá unir a sua família desfeita, redimir os seus passados e dar finalmente à sua cidade aquilo por que esta tanto espera: orgulho.

7 Nomeações para Óscares 2011:
  • Melhor Filme
  • Melhor Realizador
  • Melhor Actor Secundário (Christian Bale)
  • Melhor Actriz Secundária (Amy Adams)
  • Melhor Actriz Secundária (Melissa Leo)
  • Melhor Argumento
  • Melhor Edição

Onze da Jornada 20


Gaitán é o Jogador da Jornada 20. O extremo encarnado realizou uma excelente actuação no dérbi lisboeta, onde assistiu para um golo e marcou outro. Foi, dessa forma, decisivo no triunfo benfiquista em pleno José Alvalade.

G - Nilson (V. Guimarães) - 7 Pontos
D - Maxi Pereira (Benfica) - 6 Pontos
D - Luisão (Benfica) - 6 Pontos
D - Luciano Amaral (Marítimo) - 5 Pontos
D - João Paulo (V. Guimarães) - 5 Pontos
M - João Alves (V. Guimarães) - 7 Pontos
M - Manuel José (P. Ferreira) - 6 Pontos
M - Neca (V. Setúbal) - 6 Pontos
A - Nico Gaitán (Benfica) - 12 Pontos
A - Bruno Gama (Rio Ave) - 7 Pontos
A - Salvio (Benfica) - 7 Pontos

Pontos Totais (sem capitão) - 74 Pontos 
Pontos Totais (com Gaitán a capitão) - 86 Pontos

Óscares 2011: Black Swan


BLACK SWAN

Realização: Darren Aronofsky
Intrepretação: Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis...
Argumento: Mark Heyman

Nina é a bailarina principal do New York City Ballet e vê-se enredada numa teia de intriga competitiva com uma bailarina acabada de chegar à Companhia. Uma viagem excitante e por vezes aterradora através da psique de uma jovem bailarina cujo papel de Rainha dos Cisnes resulta num desempenho para o qual ela se torna assustadoramente perfeita.

5 Nomeações para Óscares 2011: 
  • Melhor Filme
  • Melhor Realizador
  • Melhor Actriz Principal (Natalie Portman)
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Edição

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Liga Zon Sagres - Jornada 20


Resultados 20.ª Jornada (Segunda)
  • Sporting 0 x 2 Benfica

No grande clássico do futebol português, o Benfica venceu o velho rival, Sporting, por 2-0. Os encarnados contam por vitórias os jogos realizados em 2011 e voltaram apresentar-se em bom nível no reduto leonino. Salvio inaugurou o marcador aos 15 minutos após cruzamento de Gaitán. Com o golo sofrido, o Sporting melhorou um pouco, mas não o suficiente para desmonronar o jogo seguro das águias. Ainda antes do intervalo, a equipa orientada por Jorge Jesus viu Sidnei ser expulso por acumulação de amarelos (45'). No tempo complementar, o Benfica selou o resultado final através de Gaitán (63'), após assistência de Maxi Pereira. Com esta vitória os encarnados voltam a encurtar a desvantagem para 8 pontos em relação ao líder FC Porto.

Classificação após 20.ª Jornada: