terça-feira, maio 31, 2011

Roland Garros - Day 10


Resultados ATP - Quartos de Final:
Andy Murray (GBR/4) - Viktor Troicki (SER/15), 4-6, 4-6, 6-3, 6-2 e 7-5 (Oitavos de Final)
Gael Monfis (FRA/9) - Roger Federer (SUI/3), 4-6, 3-6, 6-7
Novak Djokovic (SER/2) - Fabio Fognini (ITA), desistiu

Percurso perfeito até ao momento por parte de Roger Federer. O tenista suíço alcançou esta tarde as meias finais do Roland Garros, não tendo ainda cedido qualquer set nas cinco partidas até agora realizadas em solo parisiense. Hoje, Federer ultrapassou o francês Gael Monfis, que acusou o esforço despendido na eliminatória anterior, quando encontrou David Ferrer. A vitória em três sets demonstra a superioridade do n.º 3 do Mundo, que só sentiu dificuldades no último jogo da partida, onde venceu no tie break. Nas meias finais, o suíço irá encontrar o imparável Novak Djokovic, que não disputou o encontro dos "quartos", uma vez que Fabio Fognini abandonou a prova devido a uma lesão. 

Com a moral em alta, Federer encontra agora Djokovic nas meias finais.
Andy Murray avançou para os quartos de final, depois de bater o sérvio Viktor Troicki em cinco sets, num jogo que tinha sido interrompido no dia de ontem devido ao anoitecer em Paris. O escocês perdeu os dois primeiros sets, mas deu a volta ao resultado no último e decisivo set, disputado no inicio desta tarde, com o parcial de 7-5. Nos "quartos", o n.º 4 da hierarquia mundial irá enfrentar o argentino Juan Ignacio Chela, que ontem venceu o clássico sul americano de cinco sets contra o colombiano Alejandro Falla.

Resultados WTA - Quartos de Final:
Svetlana Kuznetsova (RUS/13) - Marion Bartoli (FRA/11), 6-7 e 4-6
Francesca Schiavone (ITA/5) - Anastasia Pavlyuchencova (RUS/14), 1-6, 7-5 e 7-5

Francesca Schiavone está nas meias finais do torneio parisiense, depois de eliminar a russa Anastasia Pavlyuchencova em três sets. A italiana teve muitas dificuldades para ultrapassar a jovem e aguerrida tenista russa, que venceu o primeiro set por esclarecedores 6-1. A actual detentora do Roland Garros teve que elevar a sua qualidade de jogo para impor-se nos sets seguintes, conseguindo vence-los por parciais de 7-5 e 7-5. Pese embora as dificuldades, o triunfo é justo, uma vez que a experiente tenista transalpina possui mais qualidade e maturidade.

Schiavone vence, mas não convence.
Nas meias finais, Schiavone irá enfrentar Marion Bartoli, depois da francesa vencer Svetlana Kuznetsova em dois sets. A n.º 11 mundial foi surpreendentemente superior à jogadora russa, que venceu o torneio francês em 2009. Bartoli torna-se apenas na quarta francesa da chamada era moderna a marcar presença nas meias finais do Grand Slam francês, depois de François Durr, Brigitte Simon e Mary Pierce. Sempre com o apoio do imenso público, a tenista gaulesa possui fortes hipóteses de chegar à final da prova e assim entrar na história do mítico torneio de terra batida. Ainda assim, Schiavone promete lutar até ao fim.

Day 11:
Para amanhã estão marcados os restantes jogos dos quartos de final, com evidente destaque para o encontro entre Rafael Nadal e Robin Soderling. Como anteriormente referido, a partida que opõe Murray a Chela completa o quadro de jogos masculino. Nas senhoras, os encontros Sharapova vs Petkovic e Li Na vs Victoria Azarenka, prometem ser intensamente disputados.

Rankings Liga Tahiti 2010/11 - 18.º MIDGET'S FC

THE CLASH - ROCK THE CASBAH (1982)

Mister ANTÓNIO ORNELAS, com MIDGET'S FC

Em ano de estreia, António Ornelas, mais conhecido por Anão, não conseguiu evitar a descida à Liga Bora Bora. Apesar de nunca ter sido o pior da jornada, Midget's FC andou sempre no fundo da tabela e apenas na jornada 10 esteve posicionado num posto que garantia a manutenção. Mas nem tudo foi negativo, venceu mesmo 2 jornadas e ainda sagrou-se treinador do mês em Maio de 2011.

ÉPOCA 2010/11:
Posição: 18.º Lugar (Despromovido)
Pontos: 884
Média de Pontos: 32,7
Melhor Pontuação: 50 Pontos (Jornada 18)
Pior Pontuação: -6 (Jornada 10)
Melhor Posição: 16.º Lugar (Jornada 20)
Pior Posição: 20.º Lugar (Jornada 5, 6, 10 e 15)
Melhor da Jornada: 2 vezes (Jornadas 7 e 29)
Pior da Jornada: Nenhuma vez
Distância para o Líder: 241 Pontos
Vencedor Mensal: Maio'2011
Taça Tahiti: Playoff

HISTORIAL:
Participações: 1
Melhor Posição na Liga Tahiti: 18.º Lugar (2010/11)
Melhor Prestação na Taça Tahiti: Playoff (2010/11)

Rankings Liga Tahiti 2010/11 - 19.º CLUBE DESPORTIVO 48

SOUNDGARDEN - BLACK HOLE SUN (1994)

Mister JOÃO FERREIRA, com CLUBE DESPORTIVO 48

Na terceira época na Liga Tahiti, João Ferreira voltou a desiludir tal como em 2008/09, temporada onde terminou em último lugar. Durante 2010/11, Clube Desportivo 48 foi a única equipa que esteve durante todas as jornadas abaixo da linha de água, pois foi notória a dificuldade em apresentar boas pontuações. A queda para a Liga Bora Bora há muito que era esperada. Na próxima época, a experiência poderá ser fundamental para um possível regresso ao convívio dos grandes, a ver vamos.

ÉPOCA 2010/11:
Posição: 19.º Lugar (Despromovido)
Pontos: 868
Média de Pontos: 32,1
Melhor Pontuação: 55 Pontos (Jornada 21)
Pior Pontuação: 0 Pontos (Jornada 10)
Melhor Posição: 17.º Lugar (Jornadas 4 e 8)
Pior Posição: 20.º Lugar (Jornadas 11, 13, 14, 16, 18 a 21)
Melhor da Jornada: 1 vez (Jornada 27)
Pior da Jornada: 1 vez (Jornada 24)
Distância para o Líder: 257 Pontos
Vencedor Mensal: Nenhuma vez
Taça Tahiti: Fase de Grupos

HISTORIAL:
Participações: 3
Melhor Posição na Liga Tahiti: 7.º Lugar (2009/10)
Pior Posição na Liga Tahiti: 19.º Lugar (2010/11)
Melhor Prestação na Taça Tahiti: Quartos de Final (2008/09)

segunda-feira, maio 30, 2011

Roland Garros - Day 9


Resultados ATP - Oitavos de Final:
Rafael Nadal (ESP/1) - Ivan Ljubicic (CRO), 7-5, 6-3 e 6-3
David Ferrer (ESP/7) - Gael Monfis (FRA/9), 4-6, 6-2, 5-7, 6-1 e 6-8
Robin Soderling (SUE/5) - Gilles Simon (FRA/18), 6-2, 6-3 e 7-5
Viktor Troicki (SER/15) - Andy Murray (GBR/4), 6-4, 6-4, 3-6, 2-6 (interrompido)

Rafael Nadal está nos quartos de final do Roland Garros, após eliminar o croata Ivan Ljubicic com relativa facilidade. O n.º 1 do Mundo apenas sentiu algumas dificuldades no primeiro set, onde permitiu duas quebras de serviço, mas demonstrou a sua superioridade nos últimos dois jogos. Mesmo sem encantar, Nadal continua com boas perspectivas para chegar ao 6.º triunfo no prestigiado torneio francês. Nos "quartos", o espanhol terá pela frente Robin Soderling, 5.º na hierarquia mundial, para um encontro que promete ser muito intenso. O sueco garantiu a qualificação após um triunfo eficaz ante Gilles Simon.

Gael Monfis bateu Ferrer após uma longa maratona de ténis.
Num dos jogos mais emotivos de toda a prova, Gael Monfis bateu David Ferrer em cinco sets e está na próxima fase da competição. Num jogo que tinha sido interrompido no Domingo devido à falta de iluminação, o francês, a actuar perante o seu público, revelou maior serenidade e chega com justiça aos quartos de final, onde irá defrontar Roger Federer. O encontro entre Andy Murray e Viktor Troicki foi interrompido pelo anoitecer, numa altura em que ia entrar no quinto set. O britânico esteve à beira da eliminação, mas conseguiu recuperar e empatar a dois sets. A partida será retomada nesta terça-feira e o seu vencedor irá defrontar o argentino Juan Ignacio Chela nos quartos de final do torneio parisiense.

Resultados WTA - Oitavos de Final:
Li Na (CHI/6) - Petra Kvitova (CHE/9), 2-6, 6-1 e 6-3
Ekaterina Makarova (RUS) - Victoria Azarenka (BIE/4), 2-6 e 3-6
Maria Sharapova (RUS/7) - Agnieszka Radwanska (POL), 7-6 e 7-5
Andrea Petkovic (ALE/15) - Maria Kirilenko (RUS/25), 6-2, 2-6 e 6-4

A chinesa Li Na apurou-se para os quartos de final, depois de vencer Petra Kvitova em três sets, com os parciais de 2-6, 6-1 e 6-3. A n.º 6 do Mundo sentiu muitas dificuldades no primeiro set, mas fez valer a sua maior experiência para superar a checa. Na próxima fase, a chinesa irá encontrar Victoria Azarenka, após a bielorrussa eliminar com muita tranquilidade a "desconhecida" Ekaterina Makarova.

Mesmo com algumas dificuldades, Li Na seguiu em frente.
Maria Sharapova continua a mostrar a razão pela qual é apontada como uma das favoritas a vencer o Roland Garros. A russa superou com autoridade a destemida Agnieszka Radwanska em dois sets, num encontro onde demonstrou uma enorme consistência. Sharapova enfrenta nos quartos de final a alemã Andrea Petkovic, que derrotou a sua compatriota Maria Kirilenko com os parciais de 6-2, 2-6 e 6-4.

Day 10:
Amanhã iniciam-se os quartos de final do Roland Garros. Nos masculinos, o grande destaque vai para o encontro entre Gael Monfis e Roger Federer e para o desfecho do jogo entre Murray e Troicki, ainda relativo aos oitavos de final. Já nas senhoras, os dois primeiros encontros dos "quartos" prometem muito equilíbrio, ainda assim, a partida entre Francesca Schiavone e Anastasia Pavlyuchencova é a que ganha maior evidência. De salientar que o encontro dos quartos de final entre Novak Djokovic e Fabio Fognini não irá realizar-se, uma vez que o italiano desistiu do torneio devido a uma lesão. Dessa forma, o sérvio já garantiu o apuramento para as meias finais.

Rankings Liga Tahiti 2010/11 - 20.º MADEIRA LIVRE FC

JOY DIVISION - DISORDER (1979) 

Mister JOSÉ PEREIRA, com MADEIRA LIVRE FC

Época negra para o fundador José Pedro Pereira. Para além de ter ficado no último lugar da tabela, obteve também a pior pontuação final de sempre: 739 pontos, este recorde negativo estava nas mãos de Duarte Espírito Santo que em 2007/2008 apenas tinha obtido 799 pontos. Esta classificação do treinador da Levada da Corujeira é fruto de algum desleixo principalmente a partir das últimas 9 jornadas, em que as pontuações andaram a rondar a dezena de pontos. Assim sendo, José Pedro Pereira é o primeiro fundador a cair da Liga Tahiti para a Liga Bora Bora.

ÉPOCA 2010/11:
Posição: 20.º Lugar (Despromovido)
Pontos: 739
Média de Pontos: 27,3
Melhor Pontuação: 63 Pontos (Jornada 5)
Pior Pontuação: -14 (Jornada 10)
Melhor Posição: 9.º Lugar (Jornada 9)
Pior Posição: 20.º Lugar (Jornada 4, 12, 17, 22 a 30)
Melhor da Jornada: Nenhuma vez
Pior da Jornada: 9 vezes (Jornadas 4, 17, 21, 22, 23, 25, 26, 28 e 30) - RECORDE
Distância para o Líder: 386 Pontos
Vencedor Mensal: Dezembro'2010
Taça Tahiti: Fase de Grupos
Liga de Portugal BLP: 16 Avos de Final

HISTORIAL:
Participações: 4
Melhor Posição na Liga Tahiti: 3.º Lugar (2009/10)
Pior Posição na Liga Tahiti: 20.º Lugar (2010/11)
Melhor Prestação na Taça Tahiti: Meias Finais (2009/10)

WRC (Rally Argentina): Loeb vence 3.ª prova na época


Sébastien Loeb venceu o Rally da Argentina, sexta prova do mundial, com apenas 2,4 segundos sobre Mikko Hirvonen, suficiente para arrecadar o 3.º triunfo no WRC 2011. A vitória de Loeb torna-se ainda mais impressionante, se tivermos em conta que o francês sofreu uma penalização na Sexta.

O heptacampeão mundial entrou da melhor forma no rally das pampas, ao vencer a super-especial que abriu a prova argentina. Ainda assim, foi Jari-Matti Latvala que dominou por completo os acontecimentos do 2.º dia, ao vencer 4 de 6 classificativas. O finlandês impôs um forte ritmo e logo conseguiu alargar a vantagem para os adversários directos. No final do dia, Latvala possuía 18,2 segundos sobre Petter Solberg e 28,8 sobre Ogier, que encontrava-se no 3.º posto. Como referido, Loeb sofreu uma penalização de 1 minuto por ter desrespeitado o horário de chegada ao parque de assistência. O francês ficou colocado no 5.º lugar, a distantes 1.30,3 minutos do piloto da Ford.


Contudo foi no 3.º dia de competição que tudo modificou-se: Latvala sofreu um enorme revés, com os problemas na suspensão do Fiesta a custarem-lhe uma penalização, descendo vários lugares na classificação. Assim, Sébastien Ogier tomou a liderança do rally, ficando com 43,7 segundos de vantagem sobre Mikko Hirvonen e 47,7 sobre o compatriota Sébastien Loeb, que encontrava-se em plena recuperação. Os dois últimos pilotos, aproveitaram também os problemas sentidos por Solberg, que continua com o azar a perseguir-lhe.

No 4.º e último dia da competição, Sébastien Loeb atacou a liderança, depois do compatriota e colega de equipa cometer um novo erro: Ogier capotou na 1.ª classificativa do dia, custando-lhe vários segundos. Sem contar com a ajuda mecânica, uma vez que não havia parque de assistência, o francês "arrastou" o DS3 até à última especial do rally, mas não conseguiu evitar a descida até ao 3.º lugar da classificação. Na Power Stage, ganha por Petter Solberg, Loeb ultrapassou o colega de equipa e arrecadou a 65.ª vitória da sua carreira, deixando o rival Mikko Hirvonen a escassos 2,4 segundos.


Com este triunfo, Sébastien Loeb aumentou a vantagem para Hirvonen no Mundial de Pilotos. O francês possui agora 16 pontos sobre o piloto da Ford, que ainda assim não está longe do objectivo proposto para a época. Nos construtores, a Citroën lidera já com uma larga vantagem sobre a Ford, depois de conseguir obter 5 triunfos consecutivos. 

Classificação do Rally Argentina:
1.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), 4:03.56,9 horas
2.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), a 2,4 segundos
3.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3), a 7,3
4.º Petter Solberg / Chris Patterson (Citroën DS3), a 32,6
5.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 5.16,8 minutos
6.º Federico Villagra / Jorge Companc (Ford Fiesta RS), a 6.48,5
7.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), a 11.34,5
8.º Matthew Wilson / Scott Martin (Ford Fiesta RS), a 13.32,7
9.º Hayden Paddon / John Kennard (Subaru Impreza WRX), a 25.43,8 (1.º PWRC)
10.º Patrick Flodin / Göran Bergsten (Subaru Impreza WRX), a 33.34,1

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 126 Pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 113
3.º Sébastien Ogier (FRA), 96
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 74
5.º Petter Solberg (NOR), 61

Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 207 Pontos
2.º Ford Abu Dhabi WRT, 174
3.º M-Sport Stobart Ford WRT, 75
4.º Petter Solberg WRT, 49
5.º Munchi's Ford WRT, 32

domingo, maio 29, 2011

Roland Garros - Day 8


Resultados ATP - Oitavos de Final
Novak Djokovic (SER/2) - Richard Gasquet (FRA/13), 6-4, 6-4 e 6-2
Stanislas Wawrinka (SUI/14) - Roger Federer (SUI/3), 3-6, 2-6 e 5-7
Fabio Fognini (ITA) - Alberto Montanes (ESP), 4-6, 6-4, 3-6, 6-3 e 11-9

Novak Djokovic continua imparável. Este Domingo, o sérvio derrotou Richard Gasquet em três sets e carimbou o passaporte para os quartos de final do Roland Garros. Com este resultado, o n.º 2 do Mundo está a um triunfo do recorde de John McEnroe, somando já 41 vitórias consecutivas. Em frente seguiu também Roger Federer, depois de bater o compatriota Stanislas Wawrinka. O suíço confirmou o seu favoritismo e triunfou com relativa facilidade. Agora, Federer espera pelo embate entre David Ferrer e Gael Monfis para conhecer o seu adversário.

16 anos depois, um italiano chega aos "quartos" do Roland Garros.
Pela primeira vez desde 1995, um italiano chega aos quartos de final do torneio parisiense. Fabio Fognini foi o autor da proeza, depois de bater o espanhol Alberto Montanes em cinco sets. Num desporto onde as forças mental e física fazem a diferença, o tenista transalpino conseguiu uma brilhante vitória  após 4 horas e 22 minutos de jogo, superando e resistindo a uma lesão que o acompanhou nos últimos sets. Na próxima ronda, Fognini terá Djokovic pela frente, num encontro que não se prevê nada fácil para o italiano.

Resultados WTA - Oitavos de Final:
Daniela Hantuchova (ESL/28) - Svetlana Kuznetsova (RUS/13), 7-6, 3-6 e 2-6
Marion Bartoli (FRA/11) - Gisela Dulko (ARG), 7-5 e 1-0 (abandono)
Jelena Jankovic (SER/10) - Francesca Schiavone (ITA/5), 3-6, 6-2 e 4-6
Anastasia Pavlyuchenkova (RUS/14) - Vera Zvonareva (RUS/3), 7-6, 2-6 e 6-2

Francesca Schiavone está nos quartos de final do torneio francês. A actual detentora do troféu eliminou Jelena Jankovic, n.º 10 do Mundo, em três sets e continua assim a afirmar-se como uma das principais candidatas a chegar à final de Roland Garros. Em frente segue também Marion Bartoli, após o abandono da argentina Gisela Dulko no segundo set.

Anastasia Pavlyuchencova eliminou a n.º 3 do Mundo.
Nova surpresa no sector feminino: Vera Zvonareva, n.º 3 do Mundo, foi eliminada pela compatriota Anastasia Pavlyuchencova em três sets, com parciais de 6-7, 6-2 e 2-6. Zvonareva não foi capaz de superar a jovem russa, que apresentou-se muito motivada e consistente, chegando aos "quartos" com plena justiça. Com presença assegurada na próxima fase da prova está Svetlana Kuznetsova, depois de vencer a carrasca de Caroline Wozniacki. A russa, nº 13 mundial, superou Daniela Hantuchova em três sets e terá agora Marion Bartoli como adversária nos quartos de final da competição.

Liga Orangina - Jornada 30


O Gil Vicente garantiu este Domingo a subida à Liga Zon Sagres, após ter batido esta tarde o Fátima no seu reduto por 3-1. Os golos dos gilistas foram apontados por Luiz Carlos (2'), João Vilela (28') e Hugo Vieira (90'+4), já o golo dos visitantes foi da autoria de Moreira (72'). Para além de garantir a subida, a turma de Barcelos também é a nova campeã da Liga Orangina, pois aproveitou da melhor forma o nulo entre Feirense e Leixões.

A outra formação que ainda lutava pela subida, o Trofense, teve hoje uma vitória amarga nos Açores por 1-0, a equipa da Trofa termina a época 2010/11 em 3.º lugar, a apenas 2 pontos do 1.º classificado.

Gil Vicente volta ao convívio dos grandes 5 anos depois.
Na luta pela despromoção, o grande vencido foi o Varzim que desce assim à II Divisão apesar de ter vencido esta tarde o Oliveirense, por  1-0. Esta situação acontece após o Sp. Covilhã ter conseguido triunfar em casa o Desp. Aves já em período de descontos, por 1-0. Desta forma o Varzim é despromovido juntamente com o Fátima.

Classificação Final - Jornada 30:

Playoff II Divisão - 4.ª Jornada


PLAYOFF - JORNADA 4
Atlético 1 x 0 Padroense





Este Domingo, no Estádio da Tapadinha, o Atlético garantiu o regresso aos campeonatos profissionais, algo que não acontecia desde a longíqua época de 1976/77. O clube de Alcântara bateu o Padroense por 1-0, através de um golo de Paulo Sérgio, à passagem do minuto 9'.

Com um lugar ainda em aberto na luta pela subida, o União da Madeira será obrigado na próxima jornada a pelo menos empatar com o Padroense como forma de poder continuar com aspirações no acesso à Liga Orangina. Sobe União!

Classificação após a 4.ª Jornada:

GP Mónaco: Em prova atribulada Vettel mantém domínio


Este Domingo no Mónaco, disputou-se o Grande Prémio mais equilibrado da actual época de Fórmula 1. Ainda assim, parece ser impossível quebrar o domínio de Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) que alcançou o seu 5.º triunfo, em 6 provas já realizadas. Fernando Alonso (Ferrari) e Jenson Button (McLaren-Mercedes) completaram o pódio.

Sebastian Vettel soma 5 triunfos em 6 provas.
No circuito citadino de Monte Carlo, a organização da corrida decidiu parar a prova à 72.ª volta devido ao acidente que envolveu Vitaly Petrov (Lotus-Renault), com o russo a ter mesmo que ser transportado de ambulância. Com esta situação foi possível a troca de pneus para a nova partida, factor esse que beneficiou o actual campeão do mundo, que apenas tinha feito uma paragem. A partir daí o alemão manteve o 1.º lugar. O seu colega de equipa, Mark Webber terminou em 4º e Kamui Kobayashi (Sauber) em 5.º. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) espera ainda a confirmação do 6.º lugar, visto poder ainda ser penalizado devido a ter provocado o despiste a Pastor Maldonado (Williams).

Classificação do GP Mónaco:
1. Sebastian Vettel (ALE), Red Bull-Renault, 2h09:38.373
2. Fernando Alonso (ESP), Ferrari, a 1.138
3. Jenson Button (GBR), McLaren-Mercedes, a 2.378
4. Mark Webber (AUS), Red Bull-Renault, a 23.101
5. Kamui Kobayashi (JAP), Sauber-Ferrari, a 26.916
6. Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes, a 27.210
7. Adrian Sutil (ALE), Force India-Mercedes, a 1 volta
8. Nick Heidfeld (ALE), Lotus-Renault, a 1 volta
9. Rubens Barrichello (BRA), Williams-Cosworth, a 1 volta
10. Sébastien Buemi (SUI), Toro Rosso-Ferrari, a 1 volta
11. Nico Rosberg (ALE), Mercedes a 2 voltas
12. Paul di Resta (ESC),Force India-Mercedes, a 2 voltas
13. Jarno Trulli (ITA), Team Lotus, a 2 voltas
14. Heikki Kovalainen (FIN), Team Lotus, a 2 voltas
15. Jérôme d'Ambrosio (BEL), Virgin-Cosworth, a 3 voltas
16. Vitantonio Liuzzi (ITA), Hispania-Cosworth, a 3 voltas
17. Narain Karthikeyan (IND), Hispania-Cosworth, a 4 voltas
18. Pastor Maldonado (VEN), Williams-Cosworth, a 5 voltas

Classificação Mundial de Pilotos:
1. Sebastian Vettel (ALE) - 143 Pontos
2. Lewis Hamilton (GBR) - 85
3. Mark Webber (AUS) - 79
4. Jenson Button (GBR) - 76
5. Fernando Alonso (ESP) - 69
6. Nick Heidfeld (ALE) -29
7. Nico Rosberg (ALE) - 26
8. Felipe Massa (BRA) - 24
9. Vitaly Petrov (RUS) - 21
10. Kamui Kobayashi (JAP) - 19

Classificação de Construtores:
1. Red Bull - 222 Pontos
2. McLaren - 161
3. Ferrari - 93
4. Lotus-Renault - 50
5. Mercedes GP - 40
6. Sauber - 21
7. Force India - 10
8. Toro Rosso - 7
9. Williams F1 - 2

Liga dos Campeões: Barcelona volta a mandar na Europa



Barcelona 3 x 1 Manchester Utd.
O Barcelona sagrou-se este sábado pela 4.ª vez campeão europeu. Na final disputada no majestoso Estádio de Wembley, os catalães voltaram a ser superiores ao Manchester Utd., tal como tinha acontecido em 2009, na final de Roma.

Despedida inglória dos relvados de Van der Sar, aos 40 anos.
A partida começou com algum ascendente do United, mas a pouco e pouco os culé conseguiram impôr o seu estilo de jogo, e por várias vezes importunaram o guarda-redes Edwin Van Der Sar - que sábado despediu-se dos relvados. Aos 27 minutos, o golo do Barça surge por intermédio do génio Xavi, que assiste para o isolado Pedro Rodríguez, que apenas teve de escolher o lado para onde mandar a bola. Mas não foi preciso esperar muito mais tempo para assistirmos ao empate dos red devils: aos 35', Rooney rematou bem colocado, fora do alcance do guardião Victor Valdés. Até ao intervalo os blaugrana dominaram as operações, mas o placard jamais sofreu alterações.

Pep Guardiola vence a sua 2.ª Champions como treinador, em apenas 3 anos.

Após o descanso, os pupilos de Pep Guardiola entraram mais decididos no encontro e rapidamente  mostraram que iriam adiantar-se no marcador. Aos 54', o melhor marcador desta edição da Champions, Lionel Messi, fez o seu 12.º golo na competição. Aos 69', já com Nani em campo, David Villa apontou um golo de bandeira, aumentando a vantagem espanhola. Até ao fim da partida, a turma de Alex Ferguson ainda tentou reagir, mas de facto era muito pouco para este super Barça, que venceu duas Ligas dos Campeões nos últimos 3 anos.
Últimos 10 Vencedores:
2001/02 - Real Madrid (ESP)
2002/03 - AC Milan (ITA)
2003/04 - FC Porto (POR)
2004/05 - Liverpool (ING)
2005/06 - Barcelona (ESP)
2006/07 - AC Milan (ITA)
2007/08 - Manchester Utd. (ING)
2008/09 - Barcelona (ESP)
2009/10 - Inter Milão (ITA)
2010/11 - Barcelona (ESP)

sábado, maio 28, 2011

Roland Garros - Day 7


Resultados ATP - 3.ª Ronda:
Del Potro (ARG/25) - Novak Djokovic (SER/2), 3-6, 6-3, 2-6 e 3-6
Rafael Nadal (ESP/1) - Antonio Veic (CRO), 6-1, 6-3 e 6-0
Ivan Ljubicic (CRO) - Fernando Verdasco (ESP/16), 6-3, 7-6 e 6-4
Robin Soderling (SUE/5) - Leonardo Mayer (ARG), 6-1, 6-4 e 6-3
Andy Murray (GBR/4) - Michael Berrer (ALE), 6-2, 6-3 e 6-2

Novak Djokovic está nos oitavos de final do Roland Garros. Depois ter sido interrompido ontem com o resultado em 1-1, os dois jogadores voltaram a encontrar-se hoje, com o sérvio a surgir muito forte. O n.º 2 mundial venceu o jogo em 4 sets e soma agora 40 triunfos consecutivos. Quem também seguiu em frente foi Robin Soderling, depois de eliminar o argentino Leonardo Mayer.

Nadal eliminou Veic e está nos oitavos de final.
O espanhol n.º 1 do Mundo bateu Antonio Veic e está nos "oitavos" da prova. Sem grandes dificuldades, Nadal triunfou em três sets por 6-1, 6-3 e 6-0. Andy Murray também seguiu em frente, com uma vitória fácil sobre o alemão Michael Berrer.

Resultados WTA - 3.ª Ronda:
Li Na (CHI/6) - Sorana Cirstea (ROM), 6-2 e 6-2
Roberta Vinci (ITA) - Victoria Azarenka (BIE/4), 3-6 e 2-6
Maria Sharapova (RUS/7) - Yung-Jan Chan (TAW), 6-2 e 6-3
Yanina Wickmayer (BEL/21) - Agnieszka Radwanska (POL/12), 4-6 e 4-6
Maria Kirilenko (RUS/25) - Arantxa Rus (HOL), 6-1 e 6-1

A russa Maria Sharapova , 7.ª cabeça-de-série, bateu este sábado a tenista Chan Yung-Jan em dois sets, garantindo a passagem para os oitavos de final. A "Sereia da Sibéria", uma das grandes candidatas a vencer em Paris, mostrou-se muito sólida, derrotando a 129.ª tenista da hierarquia mundial. Nos "oitavos", Sharapova vai defrontar a polaca Agnieszka Radwanska.

A russa Sharapova eliminou Chan Yung-Jan.
A chinesa Li Na também qualificou-se para os oitavos de final. Na 3.ª ronda, a n.º 6 mundial eliminou Sorana Cirstea em dois sets (6-2 e 6-2). Em frente seguiu também Victoria Azarenka, com um triunfo consistente frente Yanina Wickmayer. Dois dias depois de ter surpreendido o mundo do ténis, Arantxa Rus voltou a colocar os "pés na terra" e foi eliminada por Maria Kirilenko. A russa, 25.ª cabeça-de-série, bateu a holandesa em dois sets, num encontro que demorou 1h10m.

Liga dos Campeões: Final - Matchday


19:45 - WEMBLEY STADIUM - RTP 1
FC BARCELONA x MANCHESTER UTD.

GP Mónaco (Monte Carlo)


Monte Carlo
O Grande Prémio do Mónaco é um das provas de Fórmula 1 mais conhecidas. Este é um circuito citadino com 3340 metros de extensão, e que exige dos pilotos muita precisão, devido a uma grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas que formam o percurso.

O GP Mónaco foi disputado pela primeira vez em 1929. Em 1950, teve sua primeira participação na Fórmula 1 e só a partir de 1955 é que o circuito passou a ser disputado regularmente. Esta prova já teve alguns acidentes fatais, como o de Lorenzo Bandini em 1967.


O piloto que subiu o maior número de vezes ao lugar mais alto do pódio foi o brasileiro Ayrton Senna, que triunfou no principado por 6 vezes (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993).

Últimos Vencedores GP Mónaco:
2005 - Kim Räikkönen (FIN) / McLaren-Mercedes
2006 - Fernando Alonso (ESP) / Renault
2007 - Fernando Alonso (ESP) / McLaren-Mercedes
2008 - Lewis Hamilton (GBR) / McLaren Mercedes
2009 - Jensen Button (GBR) / Brawn-Mercedes
2010 - Mark Webber (AUS) / Red Bull-Renault


fonte: formula1.com

Liga dos Campeões: Final - Antevisão (Parte II)


PERCURSO NA COMPETIÇÃO
O Barcelona chega à final com apenas uma derrota sofrida em toda a competição. 1.º classificado no Grupo D, com 14 pontos, os culé sofreram para ultrapassar o Arsenal nos "oitavos", onde perderam no Emirates Stadium (2-1), dando a volta em casa, com um resultado de 3-1 (4-3, no total das duas mãos). A partir daí, o Barça não voltou a claudicar, com destaques para a goleada imposta ao Shakhtar (agg. 6-1) e para a polémica meia final com o rival Real Madrid, que os blaugrana ultrapassaram com um total de 3-1.

(Clique para aumentar)
Já os red devils tiveram um percurso imaculado rumo à final de Wembley: o registo dos ingleses é de 9 vitórias e 3 empates. Na fase de grupos, confirmaram o favoritismo com o 1.º lugar no Grupo C (14 pontos), onde tiveram o Valencia como principal opositor. A equipa de Alex Ferguson teve adversários "acessíveis" na fase a eliminar, com excepção para o Chelsea. Ainda assim, foi no Vélodrome que o United sentiu mais dificuldades, quando empatou 0-0 com o Marselha. Nos embates seguintes, os ingleses somaram 5 triunfos, revelando uma consistência táctica impressionante.

PALCO DA FINAL



Nome - Wembley Stadium
Local - Wembley, Londres
Inauguração - Março de 2007
Capacidade - 90.000 lugares

O Estádio de Wembley foi o escolhido para acolher a final da edição deste ano da Liga dos Campeões, algo que acontecerá pela sexta vez (primeira no novo estádio), o que constitui um recorde.

Wembley sofreu uma enorme transformação desde que recebeu a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1992, mas o novo estádio não perdeu o prestígio, mantendo o seu fascínio para adeptos e jogadores. As famosas torres deram lugar a um arco sobre o estádio, que foi totalmente reconstruído e é agora um dos recintos mais modernos e deslumbrantes do Mundo. Com capacidade para cerca de 90.000 espectadores sentados, o novo Wembley reabriu as portas em 2007 e é novamente a casa da selecção inglesa e das finais da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga inglesa. 

Fonte: uefa.com

sexta-feira, maio 27, 2011

Roland Garros - Day 6


Resultados ATP - 3.ª Ronda:
David Ferrer (ESP/7) - Sergiy Stahovsky (UCR/31), 6-1, 6-1, 6-3
Janko Tipsarevic (SER/29) - Roger Federer (SUI/3), 1-6, 4-6 e 3-6
Stanislas Wawrinka (SUI/14) - Jo-Wilfried Tsonga (FRA/17), 4-6, 6-7, 7-6, 6-2 e 6-3
Del Potro (ARG/25) - Novak Djokovic (SER/2), 3-6, 6-3 (interrompido)
Richard Gasquet (FRA/13) - Thomaz Bellucci (BRA/23), 6-2, 6-3, 3-6 e 6-3

Roger Federer voltou a mostrar nesta sexta-feira que está na luta pelo título de Roland Garros. O suíço confirmou o passaporte para os oitavos de final com um triunfo sobre Jank Tipsarevic, em três sets. Agora, o n.º 3 mundial tem pela frente o compatriota Stanislas Wawrinka, que bateu o francês Jo-Wilfried Tsonga após uma longa e emocionante maratona de ténis (triunfou em cinco sets, após 4h04m de jogo). O espanhol David Ferrer também seguiu em frente, após derrotar o ucraniano Sergiy Stahivsky com alguma facilidade. Nos "oitavos" terá Gael Monfis como adversário, depois do francês assegurar a qualificação com uma boa exibição.

Richard Gasquet bateu Bellucci, num dos melhores encontros do dia.
Noutro excelente jogo de ténis, Richard Gasquet venceu o brasileiro Thomaz Bellucci em quatro sets. O francês aguarda agora o desfecho do encontro entre Del Potro e Djokovic, para saber quem irá defrontar nos oitavos de final da competição. A principal partida do 6.º dia, entre o argentino e o sérvio, foi interrompida devido à fraca iluminação, uma vez que os courts do Roland Garros não possuem luz artificial. Assim sendo, como ditam as regras, o encontro será retomado amanhã.

Resultados WTA - 3.ª Ronda:
Jelena Jankovic (SER/10) - Bethanie Mattek-Sands (EUA), 6-2 e 6-2
Julia Görges (ALE/17) - Marion Bartoli (FRA/11), 6-3, 2-6 e 4-6
Gisela Dulko (ARG) - Samantha Stosur (AUS/8), 6-4, 1-6 e 6-3
Daniela Hantuchova (ESL/28) - Caroline Wozniacki (DIN/1), 6-1 e 6-3
Anastasia Rodionova (AUS) - Vera Zvonareva (RUS/3), 2-6 e 3-6

Mais surpresas no sector feminino: Caroline Wozniacki e Samantha Stosur estão fora do Roland Garros. A n.º 1 mundial foi eliminada por Daniel Hantuchova em dois sets, num encontro onde a eslovaca dominou por completo todos os acontecimentos. Wozniacki perde assim a oportunidade de vencer o seu primeiro Grand Slam, visto nunca antes ter conseguido, embora lidere a hierarquia mundial há largos meses. Já a especialista em terra batida Samantha Stosur, caiu perante a "desconhecida" Gisela Dulko ao fim de três sets, por 4-6, 6-1 e 3-6. A argentina chega pela primeira vez aos oitavos de final de um Grand Slam.

A n.º 1 mundial foi surpreendentemente eliminada.
Marion Bartoli e Vera Zvonareva também seguem em frente. A francesa bateu Julia Görges, uma das revelações da época, em três sets. Já a n.º 3 do Mundo, Vera Zvonareva, afastou a australiana Anastasia Rodionova, confirmando o seu favoritismo. Após esta ronda, a russa passa a ser a 1.ª cabeça-de-série do torneio, depois da eliminação de Kim Clijsters e Caroline Wozniacki. A campeã em título, Francesca Schiavone, e Jelena Jankovic, n.º 10 mundial, também qualificaram-se para os "oitavos" da prova.

Day 7:
Amanhã disputam-se ainda encontros referentes à 3.ª ronda do torneio francês, com especial destaque para a entrada em cena de Rafael Nadal, Andy Murray e Robin Soderling. Ainda assim, não se prevê grandes dificuldades para nenhum dos principais tenistas. Nas senhoras, o protagonismo vai para os encontros de Maria Sharapova e Victoria Azarenka.

30 Anos de Mau Futebol - Álvaro Magalhães

«Tive uma conversa com o jogador e o homem e este último disse-me que podia contar com o primeiro.»

[Álvaro Magalhães, treinador do GD Chaves. O jogador e o homem chamavam-se Denis Putnik, defesa croata que um dia decidiu mudar-se para Trás-os-Montes.]
A BOLA, 31 de Janeiro de 1998

Liga dos Campeões: Final - Antevisão (Parte I)


Foi debaixo das torres gémeas do velho Estádio de Wembley, que FC Barcelona e Manchester United conseguiram conquistar o primeiro triunfo na Taça dos Clubes Campeões Europeus, mas só um dos clubes poderá comemorar o 4.º título europeu quando se encontrarem no novo Wembley, numa repetição da final da Liga dos Campeões de 2009.

ENCONTROS ANTERIORES
Este vai ser o 11.º jogo entre os dois clubes nas competições da UEFA e existe um grande equilíbrio nos resultados, com um registo  de 4 empates e 3 triunfos para cada equipa, sem que nunca qualquer uma delas tenha conseguido duas vitórias consecutivas. 

Os dois clubes já se defrontaram em duas finais das competições europeias, com o Barcelona a vencer a final da Liga dos Campeões disputada em Roma, enquanto o United conquistou a Taça das Taças de 1991, que foi disputada em Roterdão. Esse foi o primeiro título europeu de Alex Ferguson no comando dos red devils, depois de um resultado de 2-1, com Mark Hughes, antigo avançado blaugrana, a bisar para os ingleses (67' e 74'), antes de Ronald Koeman (79') reduzir a desvantagem culé


Em 1998, as duas formações encontraram-se na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um duplo empate a três bolas. Ryan Giggs e Paul Scholes, jogadores ainda ao serviço do emblema inglês, marcaram no encontro de Old Trafford. Scholes, que apontou o único golo no embate entre as duas equipas nas meias finais de 2008, fez a sua estreia na Liga dos Campeões precisamente frente ao Barcelona, num jogo disputado em Outubro de 1994, que terminou 2-2. Giggs e Josep Guardiola, actual treinador blaugrana, também participaram nesse encontro.

ÚLTIMOS 5 ENCONTROS (TODOS DISPUTADOS NA LIGA DOS CAMPEÕES):
16/09/1998 - Man. Utd. 3 x 3 Barcelona (Giggs 17', Scholes 24', Beckham 63'; Sonny Anderson 46', Giovanni 58' g.p., Luis Henrique 70' g.p.)
25/11/1998 - Barcelona 3 x 3 Man. Utd. (Sonny Anderson 1', Rivaldo 56' e 72'; Dwight Yorke 25' e 68', Andy Cole 53')
23/04/2008 - Barcelona 0 x 0 Man. Utd.
29/04/2008 - Man. Utd. 1 x 0 Barcelona (Scholes 14')
27/05/2009 - Barcelona 2 x 0 Man. Utd. (Eto'o 10', Messi 70')

RETROSPECTIVA
O Barcelona e o United vão tentar vencer pela 4.ª vez a Liga dos Campeões, para igualar o Ajax e o Bayern Munique, ficando apenas atrás do Liverpool (5), AC Milan (7) e Real Madrid (9). 

A equipa blaugrana chega à 6.ª final da sua história, tendo vencido 3 e perdido outras 3. As duas primeiras presenças ditaram duas derrotas:  frente ao Benfica (3-2) em 1961, e contra o Steaua de Bucareste (2-0, g.p.) em 1986. A primeira conquista do Barcelona data de 1991, quando bateu os italianos da Sampdoria no prolongamento (1-0). A derrota mais humilhante deu-se 2 anos depois quando perdeu para o Milan de Van Basten, Gullit, entre muitos outros, por 4-0 na final de Atenas. No entanto, os culé venceram as últimas duas finais em que participaram: em 2006 frente ao Arsenal (2-1) e em 2009 frente ao Manchester Utd., equipa que volta a encontrar na final de Wembley.


Já a equipa inglesa, marca presença numa final da Champions pela 4.ª vez. Os red devils apenas perderam uma final, a de 2009, frente ao Barcelona. O primeiro triunfo data de 1968, quando bateu o Benfica por 4-1, após prolongamento. Já com Alex Ferguson no comando técnico, a equipa do norte de Inglaterra venceu o Bayern Munique (2-1) na final de 1999 e o Chelsea, na famosa final de Moscovo, em 2008. O encontro entre os rivais ingleses foi decidido nas grandes penalidades, com o capitão dos blues, John Terry, a falhar o 6.º penálti, dando assim a vitória a Ronaldo e companhia. O treinador escocês, que comemora 25 anos como manager do United, em caso de vitória pode igualar Bob Paisley (1977, 1978 e 1981), do Liverpool, como o treinador com mais triunfos na Liga dos Campeões.

Fonte: uefa.com

(continua)

Liga Orangina - Jornada 30


No próximo Domingo disputa-se a última jornada da Liga Orangina, com contas ainda por fazer. O Feirense já garantiu a subida à Liga Zon Sagres, mas para se sagrar campeão tem de se vencer no seu reduto frente ao Leixões. Outros motivos de interesse também é saber quem irá acompanhar a equipa de Santa Maria na subida: Gil Vicente ou Trofense? E ainda quem será despromovido: Sp. Covilhã ou Varzim?


CORRIDA PELA SUBIDA (FEIRENSE JÁ PROMOVIDO):
Gil Vicente (52 Pontos)
Vence (55) - Sobe de divisão.
Empata (53) ou perde (52) - Só sobe de divisão se o Trofense não vencer.

Trofense (51 Pontos)
Vence (54) - Sobe de divisão se o Gil Vicente não vencer.
Empata (52) ou perde (51) - Não sobe de divisão.

LUTA PELA PERMANÊNCIA (FÁTIMA JÁ DESPROMOVIDO):
Sp. Covilhã (29 Pontos)
Vence (32) - Garante a permanência.
Empata (30) - Só garante a permanência se o Varzim vencer.
Perde (29) - Só garante a permanência se o Varzim perder.

Varzim (28 Pontos)
Vence (31) - Garante a permanência se o Sp. Covilhã não vencer.
Empata (29) - Garante a permanência se o Sp. Covilhã perder.
Perde (28) - Desce de divisão.

quinta-feira, maio 26, 2011

Roland Garros - Day 5


Resultados ATP - 2.ª Ronda:
Albert Ramos (ESP) - Robin Soderling (SUE/5), 3-6, 4-6 e 4-6
Andy Murray (GBR/4) - Simone Bolelli (ITA), 7-6, 6-4 e 7-5
Xavier Malisse (BEL) - Fernando Verdasco (ESP/16), 6-4, 3-6, 6-7 e 1-6
Pablo Andujar (ESP) - Rafael Nadal (ESP/1), 5-7, 3-6 e 6-7
Jurgen Melzer (AUT/8) - Lukas Rosol (CHE), 7-6, 4-6, 6-4, 6-7 e 4-6

Robin Soderling foi o primeiro do dia a garantir a qualificação para a 3.ª ronda do Roland Garros, depois de bater Albert Ramos em três sets (6-3, 6-4 e 6-4). O sueco, n.º 5 do Mundo, não sentiu grandes dificuldades para eliminar o espanhol, num encontro onde fez valer a sua maior qualidade e experiência. Quem também qualificou-se foi Fernando Verdasco: o finalista vencido do Estoril Open 2011, depois de uma má entrada no primeiro set, sentiu algumas dificuldades para ultrapassar o belga Xavier Malisse. Ainda assim, demonstrou possuir melhores armas e triunfou por 3 sets a 1.

Andy Murray continua a vencer nos courts parisienses.
Outro dos candidatos ao título, Andy Murray, bateu o italiano Simone Bolelli em 3 sets, por 7-6, 6-4 e 7-5. Pese embora alguns percalços, o n.º 4 mundial qualificou-se para a 3.ª ronda, num torneio onde está a sofrer uma enorme pressão devido aos fracos resultados que tem obtido. Relembre-se, o melhor que o britânico conseguiu neste ano foi a presença na final do Open da Austrália, onde foi batido por Novak Djokovic. Já o primeiro cabeça-de-série da prova, Rafael Nadal, bateu o compatriota Pablo Andujar em apenas três sets, embora tenha sentido algumas dificuldades, num encontro com um grande nível de ténis. O penta-campeão do torneio irá agora defrontar António Veic na 3.ª ronda.

Resultados WTA - 2.ª Ronda:
Arantxa Rus (HOL) - Kim Clijsters (BEL/2), 3-6, 7-6 e 6-1
Maria Kirilenko (RUS/25) - Chanelle Scheepers (RSA), 6-1 e 6-4
Silvia Espinosa (ESP) - Li Na (CHI/6), 4-6 e 5-7
Maria Sharapova (RUS/7) - Caroline Garcia (ESP), 3-6, 6-4 e 6-0
Pauline Parmentier (FRA) - Victoria Azarenka (BIE/4), 0-6 e 1-6

E ao 5.º dia, surge a primeira grande surpresa do torneio. Kim Clijsters, finalista em 2001 e 2003, foi eliminada na 2.ª ronda, batida pela holandesa Arantxa Rus por 6-3, 6-7 e 1-6. A eliminação da n.º 2 do Mundo ganha maior destaque se tivermos em conta que a belga teve dois match points no segundo set, caindo depois em autêntico colapso diante da actual 114.ª da "hierarquia" mundial. Rus, de 20 anos, vai agora pela primeira vez marcar presença na 3.ª ronda de um torneio do Grand Slam.

Clijsters sai de cena, depois de uma surpreendente eliminação.
A chinesa Li Na segue em frente na competição, depois de um triunfo tranquilo frente a Silvia Soler-Espinosa por 6-4 e 7-5. A n.º 6 mundial ainda teve algumas dificuldades para fechar o segundo set, mas fez valer a sua maior experiência para eliminar a espanhola. Quem também garantiu presença na 3.ª Ronda foram Maria Sharapova e Victoria Azarenka, que bateram Caroline Garcia e Pauline Parmentier, respectivamente.

Day 6:
Sexta-Feira inicia-se a Ronda 3 do torneio e o grande destaque do dia vai para o encontro entre o argentino, Juan Manuel Del Potro, frente ao imparável Novak Djokovic. Também interessante será a partida entre o n.º 3 do mundo, Roger Federer frente ao sérvio Janko Tipsarevic. No que concerne às senhoras o prato forte é o confronto entre a líder do ranking WTA, Caroline Wozniacki, frente à eslovaca Daniela Hantuchova. Já a terceira cabeça de série, Vera Zvonareva, irá medir forças com a australiana Anastasia Rodionova.

Liga Europa - Análise #3


No terceiro e último post das estatísticas da Liga Europa iremos incidir sobre o capítulo da disciplina, tanto a nível individual como colectivo.

(Clique na infografia para aumentar)
A jovem promessa do Palermo, Javier Pastore, foi seguramente o jogador mais indisciplinado desta edição da Liga Europa, para além de ter sido o único a ver 2 cartões vermelhos, ainda foi admoestado com 4 amarelos, tantos quanto Kaká, do Sp. Braga. Quanto às faltas cometidas, o colombiano do FC Porto, Fredy Guarín, foi um dos jogadores mais faltosos da prova, só atrás de Vitali Rodionov do Bate Borisov. Em sentido inverso, os avançados Alan (Sp. Braga) e Hulk (FC Porto) foram dois dos jogadores que sofreram mais faltas ao longo da competição, com 38 e 32, respectivamente.

(Clique na infografia para aumentar)
A título colectivo o FC Porto para além de ser o vencedor da prova, também foi a equipa mais faltosa da competição com 223 faltas cometidas. Mas quando comparado por exemplo com o Sp. Braga e Benfica que entraram mais tarde da competição, reparamos que a média de faltas por jogo dos dragões (14,87) é inferior às dos arsenalistas (15,33) e encarnados (16,38).

(Clique na infografia para aumentar)

(Clique na infografia para aumentar)
No capítulo dos cartões, o Villarreal foi a equipa que viu mais amarelos num total de 33 cartolinas, já o Palermo e FC Porto lideram nos vermelhos, com 4 expulsões cada.

Fonte: uefa.com