sábado, agosto 13, 2011

Liga Zon Sagres (Jornada 1): Maré de empates no início da Liga


Rio Ave 0 x 0 SC Braga
Três jogos, três empates, é o balanço desta nova temporada da Liga Zon Sagres. Hoje, Braga e Sporting "imitaram" o Benfica e não foram além da divisão de pontos, na estreia oficial de Leonardo Jardim e Domingos Paciência no comando técnico dos respectivos clubes.

No Estádio dos Arcos, o Sp. Braga entrou com 7 reforços - com especial atenção para a renovada defesa e para a estreia de Nuno Gomes -, notando-se ainda falta de entrosamento entre os sectores. Por outro lado, Carlos Brito praticamente não mexeu na sua equipa, utilizando apenas o reforço Pateiro no onze titular. Face a este cenário, foi o Rio Ave que entrou melhor na partida e logo aos 3 minutos viu o árbitro anular um golo a João Tomás por posição irregular.

O Braga, com este nulo, não vence em Vila do Conde há 7 temporadas.
Os minhotos respondiam em contra-ataques muito tímidos e apenas contabilizaram uma situação de golo, com Paulo Santos a intervir com qualidade a um remate de Pizzi. Aos 36', foi Quim a brilhar, ao realizar a defesa da noite após um remate de Braga. Na segunda metade, os bracarenses surgiram melhor, criaram muitos calafrios à defesa da casa, mas o experiente guarda-redes vilacondense esteve sempre em bom nível. O jogo arrastou-se até ao final sem que nenhuma das equipas inaugurasse o marcador, obrigando assim a uma divisão de pontos que acaba por se adequar. 

Sporting 1 x 1 Olhanense
No outro encontro da noite, foi a vez do Sporting ceder pontos frente à Olhanense. Os leões, que têm muitas razões de queixa da arbitragem - ficou um penálti por assinalar e um golo mal anulado a Postiga -, foram superiores, criaram inúmeras situações de golo, mas mostraram pouca clarividência na hora de finalizar.

Domingos, na sua estreia oficial em Alvalade, apresentou 4 reforços no onze titular: Rodríguez, Rinaudo, Schaars e Jeffren. E, de facto, o jogo começou com apenas um sentido, o da baliza da Olhanense. Contudo, apesar do maior caudal ofensivo dos leões, foi o conjunto algarvio a adiantar-se no marcador, com Wilson Eduardo - avançado emprestado, precisamente, pelo Sporting - a marcar um grande golo à passagem do minuto 29. A equipa leonina não reagiu bem à "traição" do jovem avançado e andou "perdida" até ao intervalo - nesta fase, Jeffren devia ter sido expulso devido a uma falta sobre Cauê.

Alvalade encheu para receber o novo Sporting, mas o resultado deixou muito a desejar.
No regresso dos balneários, o treinador leonino operou uma substituição na equipa, promovendo o regresso de Marat Izmailov no lugar de André Santos. Com a alteração, o Sporting voltou a encontrar o rumo e rapidamente começou a criar ocasiões de perigo junto à baliza de Fabiano, mas apenas conseguiu marcar aos 77', com o russo Izmailov a fazer o gosto ao pé. Foi o máximo que os leões conseguiram fazer, embora nunca tenham perdido o caudal ofensivo. Resumindo, o Sporting apresentou um bom futebol, ainda que a finalização, o calcanhar de Aquiles nesta partida, esteja longe de apurada.

Sem comentários: