A principal competição de ralis está de regresso, logo com o mítico Rally de Monte-Carlo, uma das muitas alterações para a nova época, que arranca já na próxima terça-feira. A prova final, que durante largos anos foi entregue à Grã-Bretanha, também foi alterada e acontecerá agora em Espanha. Serão 13 provas com várias novidades, principalmente na construção das equipas, onde no final de 2011 aconteceram mudanças, digamos, inesperadas.
O 'mercado de inverno' no mundo dos ralis apresentou várias surpresas, embora algumas das mudanças tenham sido inevitáveis. Por exemplo, a saída de Sébastien Ogier - que venceu 5 provas em 2011 - da Citroën era mais do que previsível. Depois da guerra interna na escuderia francesa, o enfant terrible não aceitou permanecer como segundo piloto de Loeb. Antes de Ogier definir o seu futuro, Mikko Hirvonnen e o seu navegador, Jarmo Lehtinen, deixaram a Ford e assinaram com o grande rival, onde vão correr ao lado dos octacampeões Sébastien Loeb e Daniel Elena.
Num primeiro momento deu-se como certa a ida de Sébastien Ogier para a Ford, mas, dias mais tarde, o francês surpreendeu tudo e todos ao assinar com a Volkswagen, onde irá participar no desenvolvimento do novo Polo WRC, que, ao que tudo indica, fará a sua estreia no campeonato mundial de 2013. Para não deixar de correr, Ogier vai competir no SWRC com um Skoda Fabia S2000, aproveitando também para familiarizar-se com as classificativas das várias provas que constituem o WRC.
Sem Ogier, a Ford precisava encontrar uma dupla competente para andar ao lado dos finlandeses Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila. Para felicidade dos amantes da modalidade, a marca britânica contratou Petter Solberg, ele que volta a uma casa que bem conhece. O norueguês, campeão em 2003, volta a estar integrado num projecto que lhe permitirá, finalmente, discutir taco a taco o campeonato mundial.
A Mini, por sua vez, mantém o espanhol Daniel Sordo e o irlandês Kris Meeke como pilotos dos carros oficiais, mas, à semelhança da época transacta, alugará outras viaturas a equipas satélites. Uma delas será utilizada por Armindo Araújo, que assim marca presença no WRC pelo segundo ano consecutivo.
Será, com certeza, um ano muito interessante, mas é inegável que Sébastien Loeb parte novamente como favorito. O francês é um verdadeiro 'Deus' do automobilismo, soma 8 títulos mundiais consecutivos e parece não haver forma de o travar. Será a Ford capaz de quebrar a hegemonia francesa? Tudo para seguir na LIGA TAHITI, que uma vez mais acompanhará toda a época do WRC. Confere agora todos as provas que constituem o calendário de 2012:
- Mónaco (17 a 22 de Janeiro)
- Suécia (9 a 12 de Fevereiro)
- México (8 a 11 de Março)
- Portugal (29 de Maio a 1 de Abril)
- Argentina (27 a 29 de Abril)
- Grécia (25 a 27 de Maio)
- Nova Zelândia (22 a 24 de Junho)
- Finlândia (2 a 5 de Agosto)
- Alemanha (24 a 26 de Agosto)
- Grã-Bretanha (13 a 16 de Setembro)
- França (4 a 7 de Outubro)
- Itália (18 a 21 de Outubro)
- Espanha (8 a 11 de Novembro)
Sem comentários:
Enviar um comentário