sábado, março 10, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 22): Dragões chumbam no exame caseiro


FC Porto 1 x 1 Académica (Hulk 90'+2 p; Edinho 39'; Pape Sow 90')
Depois da excelente vitória obtida na jornada anterior, os dragões voltaram a escorregar, cedendo dois pontos perante a Académica. A equipa de Vítor Pereira sentiu muitas dificuldades e apenas chegou ao empate em tempo de descontos, frente a uns estudantes com a lição bem estudada.

O FC Porto, à semelhança dos últimos jogos realizados no Dragão, entrou lento e sem ideias para ultrapassar uma Académica bem organizada na sua defesa. No entanto, os estudantes apresentaram-se descomplexados e, sempre que possível, ameaçaram a baliza de Helton, aproveitando também uma série de passes mal direccionados no meio-campo portista. O conjunto orientado por Pedro Emanuel chegou mesmo à vantagem perto do intervalo, com um golo de Edinho, aplicando um castigo merecido para o campeão nacional.

Vítor Pereira e os seus pupilos tinham novamente que correr atrás do prejuízo e o técnico azul-e-branco apostou tudo no ataque, lançando Djalma e Kléber, já depois de ter sido obrigado a colocar Defour no lugar do lesionado Fernando, ainda no decorrer da primeira parte.
A equipa portista voltou a ceder pontos, mas continua isolada na liderança.
A pressão ofensiva dos dragões acentuou-se com o passar dos minutos, a Académica pouco atacou na etapa complementar, contudo evitou que a equipa portista criasse claras situações para igualar. Excepção feita a um livre cobrado por João Moutinho, que acertou na trave da baliza defendida por Peiser, guardião que durante largos períodos não passou de um mero espectador.

Já quando parecia que os dragões iriam ceder os três pontos, Pape Sow cortou a bola com o braço na pequena área, foi expulso por acumulação de amarelos e o árbitro Marco Ferreira assinalou grande penalidade. Chamado a converter, Hulk não tremeu e fez o empate para a formação da casa.

Resultado menos mau para o FC Porto, que assim mantém a liderança isolada. Mas fica na retina a fraca exibição dos dragões, numa altura decisiva do campeonato. Já o conjunto de Coimbra esteve a um pequeno passo de surpreender os azuis-e-brancos, no entanto soma mais um precioso ponto para as suas aspirações.

SC Braga 2 x 1 UD Leiria (Douglão 24', Lima 48'; Bruno Moraes 62')
O SC Braga continua na luta e, à condição, deixou já para trás o Benfica na classificação, depois de vitória sobre o UD Leiria por 2-1. Douglão e Lima marcaram os golos da vitória, ensombrada, porém, com um golo mal anulado aos leirienses em cima do intervalo.

A equipa bracarense, contudo, fez mais do que suficiente para justificar a vitória. O guarda-redes do UD leiria, Oblak, mas também alguma falta de pontaria, explica o resultado curto para tantas oportunidades do ataque da equipa comandada por Leonardo Jardim.
O Braga somou a 11.ª vitória consecutiva e distanciou-se, à condição, do Benfica.
O Leiria, que reduziu na segunda parte por intermédio de Bruno Moraes (também o autor do golo invalidado perto do intervalo), terá queixas da equipa de arbitragem, é certo, mas pouco fez ao longo dos primeiros 45 minutos de jogo.

Mesmo depois de ter reduzido, as melhores oportunidades de golo pertenceram sempre ao SC Braga, que, mesmo que não queira assumir-se como candidato ao título, está lá bem em cima na classificação. Já o UD Leiria, continua em último e poderá assim afundar-se ainda mais.

Fonte: abola.pt
(actualizado às 22:53)

Sem comentários: