terça-feira, outubro 05, 2010

Liga Zon Sagres

- Resultados 7ª Jornada:
  • U. Leiria 2 - 1 Académica
  • Olhanense 3 - 1 V. Setúbal
  • Rio Ave 0 - 0 Marítimo
  • Nacional 3 - 1 Portimonense
  • Naval 1 - 2 P. Ferreira
  • Benfica 1 - 0 Sp. Braga
  • Beira-Mar 1 - 1 Sporting
  • V. Guimarães 1 - 1 FC Porto
A jornada 7 começou Sexta, com a vitória do U. Leiria frente à Académica. A equipa leiriense efectuou uma excelente reviravolta, batendo uma equipa estudantil que se apresentou uns furos abaixo do que nos tinha habituado. Ainda assim, o conjunto orientado por Pedro Caixinha tem muito mérito e, aproveitando os erros do adversário, obteve três importantes pontos, igualando assim o opositor na tabela classificativa, ambos com 11 pontos.

No Sábado, o Olhanense retomou o caminho das vitórias, batendo o V. Setúbal por 3-1. Num encontro disputado num Estádio José Arcanjo com uma excelente assistência, a equipa da casa foi mais forte durante largos períodos do jogo, obtendo uma vitória justa. Os quatro golos do encontro foram marcados por defesas, num jogo em que o Olhanense 'ainda' desperdiçou uma grande penalidade nos primeiros minutos do jogo.

Já no Domingo, o Marítimo continuou com o ciclo de maus resultados, empatando a zero com o Rio Ave, encontro disputado em Vila do Conde. Aliás, tendo em conta a má exibição verde-rubra, o resultado até acaba por ser positivo. O Rio Ave desperdiçou várias oportunidades para 'matar' o jogo, enquanto que o Marítimo simplesmente não conseguia construir jogadas de perigo para a baliza do 'histórico' Paulo Santos. Foi um mau jogo de futebol, com ambas as equipas a demonstrarem a razão de ocuparem os últimos lugares da classificação.

Já a outra equipa madeirense, o Nacional, voltou a vencer, desta feita frente aos algarvios do Portimonense. A equipa continental até esteve em vantagem, mas os alvinegros conseguiram dar a volta com dois golos do defesa Claudemir (um grande golo de livre directo e outro na conversação de uma grande penalidade) e um golo do madeirense Edgar Costa (em outro excelente golo). Com este resultado, o Nacional não deixa fugir o comboio dos lugares cimeiros.

Destaque ainda para mais uma vitória do Paços de Ferreira. A equipa da capital do móvel foi ganhar à Figueira da Foz por 1-2, obtendo os três pontos com dois golos numa segunda parte de grande nível. Depois de estar a perder ao intervalo por 1-0, os pacenses entraram decididos a inverter o resultado, marcando dois golos em 5 minutos e desperdiçando várias boas oportunidades ao longo da segunda metade para alargar o resultado. Ainda assim, a vitória não fugiu, deixando o Paços num excelente 9º lugar. Por outro lado, a Naval afundou-se ainda mais na classificação, com a chicotada psicológica (o treinador foi despedido a meio da semana) a não surtir efeito.

No grande jogo da jornada, o campeão Benfica bateu o vice-campeão Sp. Braga, na Luz, por 1-0. Um fantástico golo de Carlos Martins foi suficiente para a equipa encarnada garantir os três pontos e assumir o segundo posto na tabela classificativa. Vitória justa dos encarnados, que dominaram o encontro em todos os aspectos, enquanto que o Braga apresentou-se demasiado pragmático, não obtendo por isso um resultado positivo. Como Jesus um dia disse, "para o Sp. Braga ganhar na Luz só na Playstation", mantendo-se assim a tradição de vitória benfiquista nos duelos com a equipa minhota. Para Domingos resta ter paciência e corrigir os muitos aspectos negativos que a equipa apresentou.

A jornada finalizou ontem com dois jogos a serem disputados. Caso pouco comum na Liga Portuguesa, justificado com a presença das equipas em competições europeias. No primeiro encontro do dia o Sporting não foi além do empate, em Aveiro, frente ao Beira-Mar. A equipa leonina dominou o jogo, teve as melhores oportunidades, mas não conseguiu concretizá-las, perdendo assim mais dois pontos. Com este resultado o Sporting encontra-se na 10ª posição, ficando a 3 pontos do segundo lugar e a 10 da liderança. Quanto à equipa da casa, treinada por Leonardo Jardim, obteve um excelente resultado, fixando-se num excelente 12º posto, com 4 pontos de vantagem para os últimos classificados.

A finalizar a jornada, o FC Porto perdeu pontos pela primeira vez, empatando 1-1 no D. Afonso Henriques. O V. Guimarães conseguiu, dessa forma, quebrar o ciclo de 11 vitórias consecutivas em jogos oficiais dos azuis e brancos. O Vitória entrou melhor no jogo, mas foi o Porto que adiantou-se no marcador através de Hulk, que atravessa um excelente momento de forma, numa altura em que a equipa portista já dominava o encontro. Na segunda parte, a equipa da casa entrou com vontade de mudar os acontecimentos do jogo e aproveitando a descontração da equipa do Porto chegou ao empate, obtido com o golo do recém-entrado Faouzi. O resultado acaba por ser um excelente prémio para a equipa de Manuel Machado, que batalhou e não desistiu, juntando-se assim ao Benfica e Olhanense no 2º lugar da classificação.

Relembra-mos que a Liga Zon Sagres pára duas semanas para compromissos da Selecção Nacional e Taça de Portugal, voltando no fim-de-semana de 22 a 25 de Outubro.

- Classificação após a 7ª Jornada

Sem comentários: