quarta-feira, junho 05, 2013

Roland Garros (Dia 11): Djokovic e Nadal agendam duelo de titãs


RESULTADOS ATP - QUARTOS-DE-FINAL:
Novak Djokovic (SER/1) - Tommy Haas (ALE/12), 6-3, 7-6 e 7-5
Rafael Nadal (ESP/3) - Stanislas Wawrinka (SUI/9), 6-2, 6-3 e 6-1

Novak Djokovic soma e segue em Roland Garros. O sérvio, número um do ranking mundial, assegurou a passagem às meias-finais ao eliminar Tommy Haas. 6-3, 7-6 e 7-5 foram os parciais que garantiram o triunfo de Djokovic face ao veterano alemão de 35 anos. Um dia depois de ter sido distinguido com o troféu de campeão do mundo de 2012 pela ITF, o sérvio entrou forte na partida, não permitindo grandes oportunidades a Haas, que tentava atingir as meias-finais em Roland Garros pela primeira vez na carreira.

No primeiro set duas quebras de serviço foram suficientes para Djokovic fechar o parcial a seu favor, mas no segundo, Haas, mais solto, deu que fazer ao número 1 mundial, forçando o tie-break. O germânico ainda chegou a ter a vantagem de um mini-break mas não soube capitalizar e permitiu a recuperação de "Nole", que fechou em 7-5, graças a um erro de esquerda de Haas.
O sérvio alcançou a 12.ª meia-final consecutiva da carreira em torneios Grand Slam.
No terceiro e decisivo parcial, Djokovic voltou a sentir muita resistência por parte do rival mas manteve os índices de agressividade e acabou por prevalecer por 7-5. No final as estatísticas não deixavam grandes dúvidas quanto ao vencedor do duelo: Djokovic totalizou 46 winners, contra apenas 19 por parte de Tommy Haas. O sérvio de 26 anos vai assim jogar a sua 12.ª meia-final consecutiva em torneios do Grand Slam.

No outro embate da jornada, Rafael Nadal conseguiu a vitória mais convincente nesta edição de Roland Garros ao bater o suíço Stanislas Wawrinka. O encontro, que foi a reedição da final do Masters 1000 de Madrid deste ano, foi dominado do princípio ao fim pelo espanhol, que se impôs por 6-2, 6-3 e 6-1.

Rafa entrou com tudo e fez o break logo no início do encontro, colocando o campeão em título do Portugal Open sobre pressão. Nadal não tirou o pé do acelerador e fechou o set a seu favor com um jogo de serviço em branco em escassos 39 minutos. A solidez do serviço foi mesmo uma das grandes armas do espanhol ao longo de todo o encontro, ainda assim, uma dupla falta no sexto jogo do segundo set ofereceu a Wawrinka aquele que foi o único break durante toda a partida. Mas Nadal manteve o sangue frio e fez o contra-break de seguida para fechar o parcial a seu favor em 6-3.
Nadal bateu Wawrinka num Philippe Chatrier completamente lotado.
No terceiro set, o maiorquino, terceiro cabeça-de-série, continuou a abrir ângulos com a sua direita e a subir com sucesso à rede, onde conquistou 13 pontos. Wawrinka, visivelmente desgastado e sem soluções para travar o ímpeto ofensivo do "rei da terra batida", acabou por consentir mais duas quebras de serviço que se revelaram fatais. Foi a 10.ª vitória em outros tantos encontros de Rafael Nadal diante de Wawrinka, um triunfo que coloca o espanhol pela 20.ª vez na carreira nas meias-finais de um torneio do Grand Slam, e, mais importante ainda, Nadal torna-se no primeiro tenista da Era Open a atingir oito meias-finais em Roland Garros.

Novak Djokovic é o senhor que se segue no caminho do espanhol. Os dois tenistas têm um longo historial de duelos, com a estatística a ser favorável a Nadal, que venceu 19 dos 34 encontros entre ambos. Contudo o sérvio saiu vencedor no último confronto na final de Monte-Carlo, no passado mês de Abril, uma derrota difícil de engolir para Rafael Nadal, que tem agora a oportunidade de se vingar em pleno Philippe Chatrier, a catedral da terra batida.

MEIAS-FINAIS:
David Ferrer (ESP/4) vs. Jo-Wilfried Tsonga (FRA/6)
Novak Djokovic (SER/1) vs. Rafael Nadal (ESP/3)

RESULTADOS WTA - QUARTOS-DE-FINAL:
Maria Kirilenko (RUS/12) - Victoria Azarenka (BIE/3), 6-7 e 2-6
Jelena Jankovic (SER/18) - Maria Sharapova (RUS/2), 6-0, 4-6 e 3-6

Maria Sharapova garantiu presença nas meias-finais de Roland Garros, ao eliminar Jelena Jankovic em 3 sets. Mas a campeã em título do Grand Slam francês não teve vida fácil: perdeu o primeiro parcial por 6-0 (!) e teve de elevar o seu jogo para inverter a desvantagem no marcador. Sharapova, que antes deste encontro não tinha perdido qualquer set em Paris, foi apanhada de surpresa pela agressividade da sérvia. No entanto, o espírito combativo da russa veio ao de cima e Sharapova venceu os dois sets seguintes por 6-4 e 6-3 .
A russa teve que suar para ultrapassar a aguerrida Jankovic.
Agora, Maria Sharapova vai medir forças com outra ex-número 1 mundial: Victoria Azarenka. A bielorrussa deixou pelo caminho Maria Kirilenko (7-6 e 6-2), num duelo que começou muito equilibrado. A maior consistência do serviço de Azarenka foi determinante para que triunfasse no tie-break do primeiro set por 7-3. Com 5 duplas faltas e apenas 57% de colocação do primeiro serviço, Kirilenko acabou por ceder um total de 5 breaks, que acabaram por ser decisivos no segundo parcial, fechado pela terceira cabeça-de-série por 6-2. Azarenka e Sharapova já se defrontaram em 13 ocasiões, sendo que a bielorrussa soma 7 vitórias contra cinco da russa.

MEIAS-FINAIS:
Serena Williams (EUA/1) vs. Sara Errani (ITA/5)
Victoria Azarenka (BIE/3) vs. Maria Sharapova (RUS/2)

Fonte: rolandgarros.com

Sem comentários: