sexta-feira, maio 13, 2011

Liga Zon Sagres - Antevisão da Jornada 30


A jornada 30, última do campeonato português, realiza-se amanhã, com todos os jogos marcados para as 20:15. Com campeão e despromovidos já conhecidos, resta agora determinar o 3.º lugar e qualificação europeia. Nacional ou Rio Ave, um dos dois, irá juntar-se ao Sp. Braga, Sporting e V. Guimarães na Liga Europa, equipas que independentemente da classificação que obtenham, têm já lugar garantido na segunda principal prova europeia de clubes.

O Olhanense recebe o Rio Ave, num dos jogos mais importantes desta jornada. Os algarvios, com tudo decidido, surgem após uma vitória muito suada na Madeira, enquanto que a equipa de Vila do Conde obteve uma desapontante derrota caseira. Ainda assim, com o sonho europeu bem presente, prevê-se que os vila-condenses "carreguem" para alcançar a vitória, o único resultado que poderá permitir-lhes almejar a qualificação para a Liga Europa.

O Nacional, a outra equipa envolvida na luta europeia, desloca-se a Aveiro para defrontar o conjunto local. Os insulares perderam na última jornada, num jogo onde foram castigados pela extrema ineficácia e onde poderiam ter alcançado os objectivos propostos para a temporada. Agora encontram o Beira-Mar, que joga sem pressão e que "apenas" cumpre calendário. Para o Nacional "basta" o empate para alcançar a qualificação europeia, uma vez que tem vantagem no confronto directo com o Rio Ave.

Naval e V. Guimarães encontram-se no José Bento Pessoa, para despedida dos figueirenses à 1.ª Divisão. As duas equipas têm tudo resolvido, a Naval não evitou a despromoção e os vimaranenses já garantiram o lugar na Liga Europa. Assim, prevê-se um jogo aberto, com os dois conjuntos a procurarem despedir-se em grande da Liga que agora irá terminar.

O Benfica recebe a U. Leiria, em mais um jogo para cumprir calendário. Os encarnados tentam limpar a má imagem deixada neste final de temporada, onde até parece que desligaram a ficha da corrente eléctrica. Ainda assim, a equipa de Jesus surge após uma vitória no sempre difícil Estádio dos Arcos e neste jogo é clara favorita a somar os 3 pontos. Os leirienses prometem lutar, mas a diferença de qualidade é evidente.


Na capital do móvel, o Paços de Ferreira recebe a Académica. Sem nada para decidir, os dois conjuntos "apenas" tentam alcançar a melhor classificação possível. Ambos surgem após bons resultados, frente às duas equipas finalistas da Liga Europa, e este jogo promete ser interessante, já que não existe pressão sobre nenhum dos emblemas. Contudo poderemos afirmar que os castores são favoritos, dada a excelente qualidade de jogo demonstrada na jornada transacta.

O Marítimo recebe, nos Barreiros, o FC Porto. Na despedida da temporada, os verde-rubros tentam quebrar a invencibilidade dos campeões nacionais, tarefa que não se adivinha fácil. O treinador azul e branco deverá resguardar as principais armas para as finais que se aproximam, mas a equipa do norte demonstrou, ao longo deste campeonato, possuir vários argumentos válidos para suprimir a ausência dos jogadores essenciais. Assim sendo, não podemos apontar favoritos para esta partida, uma vez que o equilíbrio deverá ser a nota relevante. 

Em Setúbal, a equipa local recebe o Portimonense. Os sadinos asseguraram a permanência com um triunfo brilhante alcançado em pleno Alvalade e tentam agora despedir-se da melhor forma dos seus adeptos. Já o Portimonense, ficou condenado à descida após a vitória sadina, numa despromoção justa, já que os algarvios não demonstraram argumentos suficientes para manter-se entre os "grandes" portugueses. Neste jogo, o V. Setúbal é o principal candidato a triunfar.

No jogo grande da última jornada, o Sp. Braga recebe o Sporting. A partida decide quem irá ocupar o lugar mais baixo do pódio da Liga Zon Sagres, com os minhotos em ligeira vantagem. Para a equipa de Domingos Paciência - hipotético futuro treinador dos leões - basta empatar para assegurar o 3.º lugar, enquanto o triunfo é obrigatório para a equipa leonina. Num encontro sem favoritos, o Braga, por jogar em casa e possuir um grande nível motivacional, poderá ter algum ascendente, mas a equipa lisboeta promete luta até ao fim.

Sem comentários: