domingo, maio 08, 2011

WRC (Rally d'Italia Sardegna): E vão duas para Loeb


Sébastien Loeb foi o grande vencedor do Rally de Itália, num regresso às vitórias no WRC 2011. O francês liderou a prova desde o primeiro dia, não dando grandes hipóteses à concorrência. A Citroën alcançou o 4.º triunfo consecutivo nesta época e assim ultrapassou a Ford no mundial de construtores.

O heptacampeão mundial entrou com tudo na prova italiana e desde cedo mostrou um enorme conforto mesmo a abrir a estrada, facto que nos ralis de terra costuma prejudicar o desempenho dos pilotos. Além de impor um bom ritmo, o líder do mundial beneficiou também dos vários problemas que afectaram a concorrência directa: Hirvonen furou, Solberg teve problemas no turbo do DS3, Latvala despistou-se e Ogier sentiu extremas dificuldades, uma vez que fez a sua estreia neste rally. 


Dessa forma, no final da etapa de Sexta, Loeb liderava com 31,2 segundos sobre Petter Solberg, vantagem que o francês geriu nos restantes dias de prova. Mesmo sem vencer nenhuma classificativa nas duas últimas etapas - Jari-Matti Latvala, em super-rally, venceu 7 de 10 especiais -, o piloto da Citroën mostrou grande classe ao aguentar a pressão que os seus adversários exerceram. Quem também mereceu destaque foi Dani Sordo, que na estreia do Mini WRC conseguiu ter uma performance consistente, acabando o rally no 6.º posto, lugar que ocupou praticamente desde o primeiro dia. O outro piloto da nova equipa, Kris Meeke, despistou-se na Sexta quando estava a realizar uma excelente prova, ocupava o 3.º lugar da geral.


Petter Solberg, um dos mais azarados do "pelotão", teve um furo no final do dia de Sábado, descendo para o 4.º lugar. Já hoje, Hirvonnen e o norueguês arriscaram tudo para tentar aproximar-se do líder, esforço inglório, uma vez que Sébastien Loeb foi exímio a gerir a vantagem que possuía. Ainda assim, o piloto da Ford conseguiu assegurar a segunda posição e, além disso, venceu a Power Stage, arrecadando pontos importantes na luta pelo título mundial. Quem atrasou-se foi Sebastien Ogier, que terminou apenas no 4.º posto, depois de ser ultrapassado por Solberg no decorrer da última etapa.


Quanto aos portugueses, Armindo Araújo realizou uma prova consistente e mesmo com alguns problemas no Mini, conseguiu terminar num excelente 11.º lugar. Já Bernardo Sousa desistiu no final da 17.ª especial, penúltima do rally, com problemas mecânicos no seu Ford Fiesta S2000. O madeirense estava a realizar uma boa prova, onde quase sempre ocupou o 5.º lugar no SWRC, 15.º na geral. 

Loeb alargou a vantagem no mundial de pilotos, lidera agora com mais 7 pontos sobre Mikko Hirvonen. Ogier continua no 3.º lugar e também aumentou o fosso para Latvala, que pese embora o despiste neste rally, ainda conseguiu conquistar 2 pontos. Nos construtores, como anteriormente referido, a Citroën chegou à liderança e tem agora 17 pontos de vantagem sobre a Ford.

Classificação do Rally d'Italia Sardegna:
1.º Sébastien Loeb / Daniel Elena (Citroën DS3), 3:45.40,9 horas
2.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta RS), a 11,2 segundos
3.º Petter Solberg / Chirs Patterson (Citroën DS3), a 23,8
4.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Citroën DS3), a 1.31,5 minutos
5.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 2.46,6
6.º Daniel Sordo / Carlos Del Barrio (Mini Cooper WRC), a 3.27,6
7.º Ott Tanak / Kuldar Sikk (Ford Fiesta S2000), a 7.10,9 (1.º SWRC)
(...)
11.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini Cooper S2000) - a 13.09,7

Classificação Mundial de Pilotos:
1.º Sébastien Loeb (FRA), 100 Pontos
2.º Mikko Hirvonen (FIN), 93
3.º Sébastien Ogier (FRA), 80
4.º Jari-Matti Latvala (FIN), 68
5.º Petter Solberg (NOR), 46

Classificação Mundial de Construtores:
1.º Citroën Total WRT, 167 Pontos
2.º Ford Abu Dhabi WRT, 150
3.º M-Sport Stobart Ford WRT, 61
4.º Petter Solberg WRT, 37
5.º Ice 1 Racing, 26

Classificação SWRC:
1.º Ott Tänak (EST), 40 Pontos
2.º Karl Kruuda (EST), 38
3.º Martin Prokop (CHE), 37
4.º Juho Hänninen (FIN), 36
5.º Bernardo Sousa (POR), 25

Sem comentários: