sexta-feira, março 02, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 21): Campeão mostra raça


SL Benfica 2 x 3 FC Porto (Cardozo 41' e 48', Emerson 76'; Hulk 7', James Rodríguez 64', Maicon 87')
Pela terceira vez consecutiva, o FC Porto sai do Estádio da Luz com o triunfo, este último que significa a liderança isolada do campeonato. Grande jogo a abrir a jornada 21, com os dois conjuntos à procura dos três pontos, mas com os dragões a superiorizarem-se na recta final, numa altura em que o Benfica estava reduzido a 10 elementos. Maicon, amado por uns, odiado por outros, decidiu o jogo para o lado do campeão em título.

Primeira parte de equilíbrio no reduto das águias. O FC Porto entrou melhor, fruto de uma pressão alta que baralhou a construção de jogo do conjunto da casa, que tinha muitas dificuldades em chegar à baliza adversária. Como consequência, os dragões chegariam à vantagem com uma 'bomba' de Hulk, à passagem do minuto 7. O Benfica acordou a partir do quarto de hora e criou então várias ocasiões de perigo para Helton e companhia, mas também viu os azuis-e-brancos perto de aumentar a vantagem. Já próximo do intervalo, Cardozo repôs justiça no marcador com um remate sem hipóteses de defesa para o guarda-redes portista.
O bis de Cardozo foi insuficiente para evitar a derrota.
Já na etapa complementar, inverteram-se os papéis. Os encarnados entraram com tudo e rapidamente assumiram o comando do resultado, novamente por Cardozo, num cabeceamento exímio. Quando o Benfica estava por cima, Vítor Pereira, ousado, retirou Rolando e colocou James Rodríguez no seu lugar - Djalma passou para a ala direita e Maicon para o centro da defesa. 'El Bandido' não demorou muito a mostrar toda a sua qualidade: corria o minuto 64 e uma bola recuperada na área portista deu origem a um contra-ataque mortífero, conduzido por Fernando e pelo colombiano, com o último a finalizar com um belo remate.

Minutos depois, nova contrariedade para o conjunto de Jorge Jesus, que já tinha sido obrigado a substituir os lesionados Aimar e Garay. O brasileiro Emerson recebeu o segundo amarelo e consequente vermelho, colocando os encarnados à mercê de um FC Porto motivado. E foi já no final do encontro que Maicon - segundo golo consecutivo na Liga -, resolveu o jogo para os dragões, num lance onde o central está em posição irregular.
Maicon voltou a marcar na Liga, resolvendo o jogo para o lado dos dragões.
O FC Porto passa a comandar isolado a Liga Zon Sagres, com três pontos de avanço sobre o rival encarnado. A equipa da Luz pode ser igualada na classificação pelo SC Braga, que joga amanhã na Choupana. Há campeonato até ao fim, com emoção ao rubro para o que resta do mesmo.

Constituição das Equipas:
SL Benfica: Artur, Maxi, Luisão, Garay (Miguel Vítor 71'), Emerson 76', Javi (Nélson Oliveira 90'), Witsel, Gaitán, Nolito, Aimar (Rodrigo 51'), Cardozo.
FC Porto: Helton, Maicon, Rolando (James 58'), Otamendi, Alvaro, Fernando, Moutinho (Kléber 86'), Lucho, Hulk (Sapunaru 90'+3), Janko.

(actualizado às 22:55)

Sem comentários: