sábado, maio 05, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 29): Águia garante Champions em jogo cinzento


Benfica 1 x 0 UD Leiria (Bruno César 20')
O Benfica venceu esta noite o União de Leiria, no Estádio da Luz, por 1-0, um resultado que garante o segundo lugar do campeonato à turma encarnada e a consequente entrada directa na fase de grupo da Liga dos Campeões do próximo ano.  Apesar das muitas dúvidas colocadas durante a semana, e de na jornada passada terem alinhado com apenas oito jogadores, o Leiria apresentou-se na Luz com um onze completo, graças aos vários juniores que Dominguez chamou. 

O Benfica entrou com duas surpresas na equipa titular, Luís Martins, na lateral esquerda, e Yannick Djaló, na ala direita, e se o jovem defesa esteve em bom plano, o antigo jogador do Sporting realizou uma partida muito apagada, acabando por ser substituído na segunda parte. Os encarnados estiveram por cima durante a maioria dos noventa minutos, mas desperdiçaram muitas das oportunidades criadas. Foi visível a intenção de servir Óscar Cardozo, que luta pelo título de melhor marcador do campeonato, mas o paraguaio teve, também ele, uma noite apagada.
Bruno César garante entrada directa na Champions e relega o U. Leiria para a Orangina.
O homem da noite acabou, por isso, por ser Bruno César, o único que conseguiu acertar com a baliza: na marcação de um livre directo, forte e muito bem colocado, o brasileiro fez o golo que valeu os três pontos às águias, perto dos 20 minutos. Até ao final poucas notas de destaque, com o Benfica a realizar uma exibição pálida perante um Leiria muito remendado, e perante uma das assistências mais fracas do ano na Luz. Boa nota para os jogadores leirienses que se bateram bem e, a espaços, cearam alguns calafrios à equipa encarnada. 

O Benfica, acaba, apesar de tudo, por garantir o segundo posto do campeonato com esta vitória, atrás do FC Porto, e tem assim vaga garantida na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Nacional 3 x 1 Gil Vicente (Claudemir 45'+2, Keita 68', Rondón 90'+3; Hugo Vieira 35')
O Nacional saiu vitorioso na recepção ao Gil Vicente, num encontro relativo à 29ª jornada do campeonato. 3-1 foi o resultado final. Os gilistas iniciaram melhor a partida e materializaram o domínio à passagem dos 35 minutos por intermédio de Hugo Vieira.
Claudemir, Keita e Rondón operaram a cambalhota no placard.
A resposta dos donos da casa só surgiu na última jogada da primeira parte. Na conversão de um livre directo, Claudemir desfeiteou Adriano e igualou o marcador. Na etapa complementar e após a entrada de Keita, começou o festival de golos dos insulares. Keita (66'), e Rondón, com um golo para lá dos 90', carimbaram o triunfo da equipa de Pedro Caixinha.

Feirense 1 x 3 V. Guimarães (Buval 2'; N'Diaye 41', Urreta 88', Soudani 90')
O Feirense perdeu por 3-1 na recepção ao Vitória de Guimarães e viu a sua vida complicar-se no que concerne à permanência na I Divisão portuguesa. Com este resultado, conjugado com o triunfo da Académica frente ao Vitória de Setúbal (1-0), a formação de Santa Maria da Feira desceu para a 15.ª posição, com 24 pontos, menos dois que a Briosa.
Fogaceiros complicam contas da manutenção.
Buval, logo ao segundo minuto de jogo fez o 1-0. O Guimarães reagiu e empatou a contenda por intermédio de N’Diaye. Na segunda parte, e numa altura em que o Feirense dominava os acontecimentos, Urreta, ao minuto 88, fez o 1-2. Dois minutos volvidos, Soudani sentenciou o encontro e complicou a vida dos fogaceiros.

Académica 1 x 0 V. Setúbal (Edinho 40'; Gallo 89')
A Académica quebrou, este sábado, um longo jejum de vitórias, batendo o V. Setúbal por 1-0. Edinho, aos 40 minutos, foi o autor do golo que renova as esperanças quanto à permanência dos estudantes entre os grandes do futebol português. 
Académica marcou pela primeira vez em 2012 no seu reduto.
A equipa orientada por Pedro Emanuel, que fecha o campeonato na próxima semana em Guimarães, passa agora a somar 26 pontos e deixa a zona de despromoção entregue ao Feirense, que soma 24. Desta forma, basta à Académica um empate na última jornada para garantir a manutenção, ou esperar para que o Feirense não vença em Barcelos diante do Gil Vicente.

in abola.pt

Sem comentários: