domingo, agosto 12, 2012

Londres'2012 (Dia 16): Gauleses confirmam hegemonia


ANDEBOL
Competição Masculina:
Final
Suécia 21 x 22 França
3.º Lugar
Hungria 26 x 33 Croácia

No último dia dos Jogos Olímpicos Londres'2012, a França revalidou o título olímpico de andebol masculino, após derrotar na final a Suécia por 22-21. Os franceses, que já tinham vencido os suecos na fase de grupos (25-22), justificaram perfeitamente a medalha de ouro, apagando da memória o desaire no último Campeonato da Europa, em Janeiro.
Os franceses confirmaram a hegemonia mundial.
Com esta conquista, a França confirmou, de resto, o estatuto de maior potência do andebol, com duas medalhas olímpicas de ouro (2008 e 2012), dois campeonatos do Mundo (2009 e 2011) e um Europeu (2010).

BASQUETEBOL
Competição Masculina:
Final
EUA 107 x 100 Espanha
3.º Lugar
Argentina 77 x 81 Rússia

Hino ao basquetebol! Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro no torneio masculino dos Jogos Olímpicos, depois de um triunfo sofrido sobre a Espanha (107-100), alcançado numa partida com contornos épicos e que, à semelhança do sucedido há quatro anos, em Pequim, voltou a cair para o lado dos "States". É certo que os norte-americanos confirmaram o favoritismo mas a Espanha sai de cena com uma medalha de prata com tons dourados. "Nuestros hermanos" dificultaram a vida ao rival como mais ninguém havia feito (apesar de a Lituânia ter perdido por apenas 5 pontos) e saem de cabeça erguida.
A Dream Team norte-americana superiorizou-se à Espanha.
Kevin Durant (30 pontos) e LeBron James foram as grandes figuras dos EUA rumo à celebração do segundo título olímpico consecutivo (14.º da sua história). O extremo dos Heat fecha com chave de ouro uma época memorável. "King James" tornou-se o segundo jogador, depois de Michael Jordan (1992), a conquistar na mesma época o título de MVP da fase regular da NBA, o anel de campeão, o título de MVP das finais e o ouro olímpico.

VOLEIBOL
Competição Masculina:
Final
Rússia 3 x 2 Brasil (19/25, 20/25, 29/27, 25/22 e 15/9)
3.º Lugar
Bulgária 1 x 3 Itália (19/25, 25/23, 22/25 e 21/25)

A Rússia conquistou a medalha de ouro no torneio de voleibol masculino, depois de ter vencido na final o Brasil por 3-2. Os brasileiros chegaram a deter duas bolas para encontro no terceiro set, mas permitiram uma espectacular reviravolta por parte dos russos, que juntaram assim o título olímpico ao mundial.
Os russos protagonizaram uma espectacular reviravolta frente ao Brasil.
Além disso, os russos impediram que o Brasil fizesse a dobradinha, um dia depois da sua equipa feminina ter conquistado o ouro, ao derrotar na final os Estados Unidos. A medalha de bronze foi para a Itália, que derrotou a Bulgária por 3-1.

BTT
O português David Rosa foi 23.º classificado na prova de BTT. Foi a primeira presença do ciclista numas Olímpiadas e também a primeira de Portugal na vertente. David Rosa gastou mais 4,43 minutos que o campeão olímpico Jaroslav Kulhavy (República Checa). A medalha de prata foi para o suíço Nino Schurter e a de bronze para o italiano Marco Fontana.
Na primeira aparição olímpica, David Rosa alcançou o 23.º lugar.
O português só não alcançou um melhor resultado devido a uma aparatosa queda logo no início da prova. David Rosa caiu em cima das pedras colocadas no percurso para dificultar a tarefa dos ciclitas, levantou-se e ainda deixou 17 ciclistas atrás de si no final do evento.

Fonte: london2012.com

Sem comentários: