sábado, agosto 11, 2012

Supertaça Cândido de Oliveira: Jackson dá música ao cair do pano


AcadémicaPortoSupertaça Cândido de Oliveira 2012
FC PORTO 1 x 0 ACADÉMICA
(Martínez 90')


Foi aos 90 minutos e com um golo do reforço Jackson Martínez que o FC Porto garantiu a vitória na primeira partida oficial da época 2012/13. Os dragões conquistam a Supertaça Cândido de Oliveira pela 19.ª vez, quarta consecutiva.

O duelo, à boa maneira estudantil, teve algo de "caloiros vs. doutores". A Briosa, estreante no palco de uma Supertaça Cândido de Oliveira, apanhou pela frente o grande dominador da prova, com 18 Supertaças a reinarem no museu do Dragão. Ainda assim, e apesar do respeito natural, foi um grupo de novatos a irritarem os mais credenciados pela história. Mas nem tudo brilhou no manto negro. Ricardo, por exemplo, mostrou insegurança em alguns lances, sobretudo aos 27', quando não segurou um livre de Maicon.
Jackson Martínez, avançado colombiano, já rende títulos.
Por sua vez, o campeão nacional continua lento nos processos e Defour não é, claramente, João Moutinho. O primeiro foi titular, o segundo substitui-o aos 57 minutos. Mesmo sem encantar, foram do FC Porto as melhores ocasiões, como a bela jogada entre Lucho e Miguel Lopes: o lateral cruzou atrasado mas o remate de James acabou nas mãos seguras - agora sim - de Ricardo. Até ao descanso, destaque para o livre batido por Hélder Cabral (39'), com a bola a passar muito perto da baliza de Helton.

Na segunda parte, já com Moutinho em campo - só podia, face à nulidade de Defour -, o FC Porto cresceu na intensidade (nem sempre na qualidade) e forçou a Académica a um redobrar na concentração. Numa das vezes em que conseguiu "esticar-se", Salim Cissé trocou os passos e esqueceu-se de rumar à baliza de Helton. Parecendo que não, estava quase isolado. Pouco tempo depois, uma história de redenção. Ricardo, o do nervosismo no corpo, brilhou ao mais alto nível. A defesa ao remate acrobático de Otamendi é soberba!
Os dragões levantaram a Supertaça pela 19.ª vez.
Vivia-se por esta altura, a 25 minutos do final, um assédio assombroso do FC Porto à baliza da Briosa, com o cenário a repetir-se das bancadas para o relvado. O dragão atravessava o melhor momento de todo o jogo, mas a baliza continuava um corpo estranho aos azuis-e-brancos. A Académica, essa, vestiu-se para sofrer e lá foi aguentando o sonho ao compasso disciplinado dos minutos. O momento do jogo estava guardado a "sete chaves" para o minuto 90, qual acto apoteótico em Aveiro. Jackson Martínez, o reforço de peso, resolveu o jogo de cabeça, num golpe a bater Ricardo e que selou a conquista da 19.ª Supertaça por parte do FC Porto.

FC Porto: Helton, Miguel Lopes, Maicon, Otamendi 87', Mangala, Fernando, Defour 53' (Moutinho 57'), Lucho (Varela 86'), James, Atsu (Djalma 57'), Martínez 90'+1.

Académica: Ricardo, Galo, João Real, Reiner, Cabral 61', Flávio, Makelele (Edinho 90'+3), Cleyton, Marinho (Magique 86'), Afonso (Ogu 70'), Cissé.

Últimos Dez Vencedores:
2003 - FC Porto (1 x 0 vs. Leiria)
2004 - FC Porto (1 x 0 vs. Benfica)
2005 - Benfica (1 x 0 vs. V. Setúbal)
2006 - FC Porto (3 x 0 vs. V. Setúbal)
2007 - Sporting (1 x 0 vs. FC Porto)
2008 - Sporting (2 x 0 vs. FC Porto)
2009 - FC Porto (2 x 0 vs. P. Ferreira)
2010 - FC Porto (2 x 0 vs. Benfica)
2011 - FC Porto (2 x 1 vs. V. Guimarães)
2012 - FC Porto (1 x 0 vs. Académica)

Títulos por Clube:
1.º FC Porto - 19 títulos
2.º Sporting - 7
3.º Benfica - 4
4.º Boavista - 3
5.º V. Guimarães - 1

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 23h07)

Sem comentários: