quarta-feira, maio 15, 2013

Liga Zon Sagres (Jornada 29): Kelvin foi de novo coelho na cartola


AS CONTAS DO TÍTULO:
(1.º) FC PORTO é campeão... Se ganhar ao P. Ferreira ou se o Benfica não vencer o Moreirense.
(2.º) BENFICA é campeão... Se ganhar ao Moreirense e o FC Porto não vencer o P. Ferreira.

Poucos esperariam que Kelvin fosse o herói da jogo do título. O 'mágico' Vítor Pereira voltou a sacar o mesmo coelho da cartola, aquele que tinha dado um triunfo precioso ao FC Porto perante o SC Braga. O futebol tem destas coisas. O Benfica esteve muito perto de garantir um empate no Dragão e continuar a depender apenas de si na corrida ao 33.º título, só que o remate de Kelvin, fruto da irresponsabilidade própria da idade, acabou por ajoelhar Jorge Jesus no relvado. Uma imagem de antologia que certamente perdurará na memória de adeptos de todas as cores.
Pelo segundo ano consecutivo os dragões recuperam de uma desvantagem substancial para o Benfica. O mérito é de Vítor Pereira, um treinador que tem sido vítima de funerais ao longo das duas épocas que leva no banco azul-e-branco? Ou é demérito de Jorge Jesus, que poderá novamente morrer na praia? A Liga ainda não acabou, mas o passo do passado sábado foi de gigante rumo ao tri-campeonato, perante um Benfica que não fez tudo para ganhar.

AS CONTAS DA EUROPA:
(5.º) ESTORIL vai à Liga Europa... Se pontuar com o Gil Vicente ou se o Rio Ave não ganhar ao V. Guimarães.
(7.º) RIO AVE vai à Liga Europa... Se vencer o V. Guimarães e o Estoril perder com o Gil Vicente.

O empate do histórico P. Ferreira no reduto da Académica foi mais que suficiente para os pacenses assegurarem o feito inédito de estarem presentes no playoff da Champions, visto o SC Braga ter sido atropelado pelo Nacional em quatro minutos fatais. Época de sonho para a nação amarela que merece o lugar onde está, recorde-se que esta temporada os castores apenas perderam com os dois candidatos ao título. É obra.
Com Sporting, Nacional e Marítimo arredados definitivamente das competições da UEFA, resta agora conhecer o último passageiro europeu. A luta está confinada a Estoril e Rio Ave, com vantagem para os canarinhos que até podem perder no encontro da 30.ª jornada, caso os vilacondenses não vençam o V. Guimarães. Na jornada 29 ambos rubricaram reviravoltas, demonstrando sinais de ambição na luta pelo 5.º lugar. Apesar da vitória perante o Olhanense, o Sporting acaba por ser o maior derrotado desta corrida: falhou pela segunda vez a ida à Europa e vai ter a pior classificação final da sua história. A época foi a todos os níveis atribulada, e certamente decisiva para tirar ilações sobre o futuro leonino.

AS CONTAS DA PERMANÊNCIA:
(12.º) V. SETÚBAL garante a permanência... Se pontuar com o SC Braga; se perder e dois dos quatro últimos não vencerem.
(13.º) GIL VICENTE garante a permanência... Se vencer o Estoril; se empatar ou perder desde que dois dos três últimos não vençam.
(14.º) OLHANENSE garante a permanência... Se ganhar ao Marítimo e se Gil Vicente ou Moreirense não vencerem; se empatar, desde que o Moreirense seja derrotado e o Beira-Mar não ganhe.
(15.º) MOREIRENSE garante a permanência... Se vencer ao Benfica; se empatar desde que o Olhanense não vença e o Beira-Mar perca.
(16.º) BEIRA-MAR garante a permanência... Se ganhar ao Sporting e Olhanense e Moreirense não vencerem.

A uma jornada do fim ainda ninguém desceu. A Académica garantiu a permanência e agora são cinco as equipas que tentam fugir a todo o custo à II Liga. A confusão é geral, com toda a gente a fazer contas. A título de exemplo, se a Liga terminasse agora o penúltimo lugar pertencia ao Olhanense, pois os algarvios estão em desvantagem no confronto directo com o Moreirense. Está tudo em aberto neste particular.

A FIGURA:
As últimas semanas têm sido atribuladas para Kelvin. O brasileiro com cabelo à moicano tem sido alvo de diversos puxões de orelhas dos responsáveis do FC Porto, tendo também recentemente ter sido apanhado a conduzir sem carta de condução. Porém, no passado sábado comprou um lugar na história dos dragões ao ser responsável pela ultrapassagem ao Benfica em cima da linha da meta. A assistência foi de... Liedson. As voltas que o futebol dá.

GOLO DA JORNADA:


CLASSIFICAÇÃO:




GOLEADORES (TOP 5):
1.º Jackson Martínez (FC Porto) - 25 Golos
2.º Lima (Benfica) - 18
3.º Óscar Cardozo (Benfica) - 16
4.º Meyong (ex-V. Setúbal) - 13
5.º Éder (SC Braga) - 13

Sem comentários: