sábado, março 31, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 25): Avé César!


Benfica 2 x 1 SC Braga (Witsel 78' p, Bruno César 90'+2; Elderson 82')
O Benfica está a um ponto do líder do campeonato, depois de esta noite bater o SC Braga por 2-1. Num encontro entre duas grandes equipas, o equilíbrio foi a nota dominante e foi mesmo ao cair do pano que Bruno César resolveu a partida para o lado encarnado. Os minhotos sofreram assim um enorme revés, no entanto continua tudo em aberto na luta pelo título, quando faltam apenas 5 jornadas para terminar a Liga.

Os primeiros 45 minutos no Estádio da Luz foram o espelho daquilo que Benfica e SC Braga têm sido ao longo da temporada. As águias entraram pressionantes, enquanto a formação de Leonardo Jardim apostou na organização defensiva, que criou muitos problemas ao ataque encarnado. Os bracarenses, tal como aconteceu em muitos jogos desta época, preocuparam-se em defender bem, não se importaram de dar o domínio ao adversário e tentaram explorar as transições rápidas, ainda que não tenham criado grandes situações de apuro para Artur.
O equilíbrio foi a nota dominante na partida entre águias e arsenalistas.
Se a primeira parte ficou marcada por quase não haver oportunidades de golo, a segunda foi completamente o oposto. O Benfica, uma vez mais, entrou forte e em pouco tempo aproximou-se com perigo da baliza de Quim. Os arsenalistas, contudo, não se atemorizaram e soltaram-se no terreno. Comandados por Mossoró, a equipa bracarense esteve também perto de bater o guardião encarnado.

A grande penalidade superiormente marcada por Axel Witsel, aos 78 minutos, surgiu numa fase em que o jogo estava completamente partido, com o golo a rondar as duas balizas. E a verdade é que a resposta do Braga não se fez esperar. Aos 82', Elderson, após uma defesa incompleta de Artur a um remate de Viana, restabeleceu a igualdade. A forma eufórica como o nigeriano comemorou junto dos adeptos bracarenses mostrava bem a importância do golo e do resultado, pois o empate servia mais os interesses dos minhotos do que os das águias.
Bruno César resolveu o encontro nos descontos.
Mas o jogo estava longe de estar definido porque em tempo de compensação Gaitán, que esteve apagado ao logo de quase todo o encontro, conduziu a bola, entrou dentro da área e assistiu Bruno César, que com o pé esquerdo bateu Quim e estabeleceu o resultado final.

Com este triunfo, os encarnados colocaram um fim à série de 13 triunfos consecutivos dos minhotos e chegam ao 2.º lugar. Os três candidatos ao título estão separados apenas por dois pontos. Os azuis-e-brancos são líderes com 60 pontos, segue-se o Benfica com 59 e o SC Braga com 58.

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 23:57)

Liga Zon Sagres (Jornada 25): Dragão é líder à condição


FC Porto 2 x 0 Olhanense (Lucho 24', James Rodríguez 66')
O FC Porto cumpriu a sua parte nesta jornada e regressou aos triunfos no campeonato, no Estádio do Dragão, vencendo o Olhanense por 2-0. O guarda-redes Fabiano ainda quis complicar as contas aos campeões nacionais, mas Lucho González e James Rodríguez foram capazes de encontrar o antídoto que permitiu bater o guardião brasileiro. Agora, os azuis-e-brancos estão novamente no 1.º lugar, apesar de a situação ser provisória.

A equipa da casa entrou a todo o gás no encontro e desde cedo mostrou que não queria demorar muito a marcar. Hulk era o rosto da intenção portista, começando por causar dificuldades à defesa do Olhanense com rasgos de velocidade.

No entanto, se Hulk ameaçava ser a principal dor de cabeça da defesa algarvia, o guarda-redes Fabiano fez o mesmo para o FC Porto. Primeiro começou por negar o golo a Hulk, depois foi a vez de brilhar perante um voo de Maicon, que levava selo de golo, mas nada pôde fazer no remate à entrada da área de Lucho González, El Comandante que indicou o caminho do triunfo aos azuis-e-brancos.
El Comandante indicou o caminho do triunfo aos azuis-e-brancos.
Tal como na primeira parte, o FC Porto entrou com uma forte vontade de marcar no segundo tempo, neste caso para ampliar a vantagem e conseguir gerir melhor o resultado. No entanto, o principal obstáculo dos primeiros 45 minutos manteve-se: Fabiano. O guarda-redes do Olhanense impediu o golo dos dragões com uma extraordinária defesa perante Hulk, fez o mesmo a um livre do internacional brasileiro e não se deixou surpreender por um remate inesperado de Sapunaru.

Apenas Lucho tinha conseguido descobrir a fórmula para bater Fabiano, mas num lance colectivo concluído por James Rodríguez, o FC Porto aumentou a vantagem para 2-0 e alcançou a segurança necessária para gerir a partida. Aos 67 minutos, Hulk pegou na bola e assistiu El Bandido, que à entrada da área tirou um adversário do caminho com uma excelente simulação de corpo e rematou sem hipótese de defesa para o guardião do Olhanense.

Estava feito o 2-0 e garantida a vitória dos dragões, que assim regressaram aos triunfos no campeonato, depois do empate frente ao Paços de Ferreira, e também às vitórias no Estádio do Dragão, onde na última vez que lá actuaram empataram a uma bola com a Académica.

Fonte: zerozero.pt
(actualizado às 21:09)

WRC (Rally de Portugal): Temporal 'destrói' candidatos


E o drama digno de um qualquer filme de Hollywood continua em terras algarvias. As péssimas condições meteorológicas que se fizeram sentir - inclusive levaram à interrupção da prova e posterior cancelamento da secção da tarde devido a questões de segurança -, afastaram os pilotos da dominadora Ford da luta pela vitória no rali luso, depois de duas saídas de estrada que deixaram os Fiesta RS em mau estado - Latvala e Solberg voltam à corrida nesta manhã, mas já com um atraso de cerca de 11 e 7 minutos, respectivamente. O grande beneficiado foi Mikko Hirvonen (Citroën), que agora lidera a prova com cerca de 36 segundos sobre Evgeny Novikov (M-Sport).
Hirvonen foi o grande beneficiado do dia e é o novo líder da prova lusa.
A primeira vítima da chuva, nevoeiro e lama foi Jari-Matti Latvala. O finlandês perdeu a 1.ª posição na classificativa 5 (Tavira), entregando o lugar ao colega de equipa. No entanto, Solberg "imitou" o companheiro e na especial seguinte também saiu de estrada, com o cauteloso Hirvonen a assumir a liderança. Além dos incidentes referidos, o grande destaque do dia vai para Dani Sordo (Mini), que, a participar no "Rally 2", venceu as 3 classificativas da etapa. Armindo Araújo (Mini Portugal), com um andamento forte, continua em plena recuperação e já ocupa o 11.º lugar,  fruto também do azar alheio.

Como anteriormente referido, a 4.ª secção foi anulada, retirando assim 3 classificativas ao rali. A prova será retomada esta manhã com a especial de Almodôvar, que será transmitida pela RTP 1 a partir das 10 horas (a segunda passagem tem transmissão na RTP 2 com início às 15h).

Classificação (após SS10):
1.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Citroën DS3), 1:20.01,7 horas
2.º Evgeny Novikov / Denis Giraudet (Ford Fiesta RS), a 36,3 segundos
3.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 41,8
4.º Patrick Sandell / Staffan Parmander (Mini John Cooper Works), a 3.07,2 minutos
5.º Martin Prokop / Zdenek Hruza (Ford Fiesta RS), a 3.25,8
6.º Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini (Citroën DS3), a 3.46,9
7.º Peter van Merksteijn Jr. / Eddy Chevaillier (Citroën DS3), a 3.50,8
8.º Dennis Kuipers / Robin Buysman (Ford Fiesta RS), a 4.41,1
9.º Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Skoda Fabia S2000), a 5.45,1
10.º Jari Ketomaa / Mika Stenberg (Ford Fiesta RS), a 5.52,3
11.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini John Cooper Works), a 5.58,9
12.º Petter Solberg / Chris Patterson (Ford Fiesta RS), a 7.35,9
13.º Dani Sordo / Carlos Del Barrio (Mini John Cooper Works), a 8.45,0
14.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), a 11.24,6

Melhores Momentos:

Fonte: best-of-rallylive.com
(actualizado às 15:28)

sexta-feira, março 30, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 25): Marítimo bate recorde de pontos


Académica 0 x 1 Marítimo (Reiner 73'; Héldon 53', Rúben Ferreira 62')
No jogo que abriu a jornada 25, o Marítimo venceu a Académica no Estádio Cidade de Coimbra, Héldon foi o herói verde-rubro ao apontar o único golo da partida. Com esta vitória, os insulares somam agora 48 pontos, registo recorde desde que o campeonato se disputa com 16 equipas. A pontuação máxima anterior pertencia a Sebastião Lazaroni que, em 2007/08, conquistou 46 pontos.

No que diz respeito à Académica, ainda não foi desta que deu o pontapé na crise, recorde-se que os estudantes estão há 13 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Num jogo onde a briosa entrou melhor, Edinho, Reiner Ferreira e David Simão tentaram colocar o guarda-redes Peçanha à prova, mas a finalização em Coimbra está numa crise de identidade desde que Éder foi afastado da equipa.

Héldon marcou o único golo da partida.
Numa contenda marcada pelo equilíbrio, o Marítimo voltou a fazer uso da matreirice e num contra-ataque mortífero, Danilo Dias isolou Héldon que apenas teve que correr com a bola e escolher o lado no duelo com o guardião Peiser. Pouco depois, os madeirenses viram-se reduzidos a dez elementos com a expulsão de Rúben Ferreira. O lateral direito que estava de regresso à titularidade é assim afastado da próxima jornada frente ao Nacional, tal como Héldon e Sami que completaram uma série de cinco amarelos.

Com menos um, o Marítimo desceu as linhas e ficou com a tarefa facilitada ao ver o adversário ficar também com dez em campo, Reiner Ferreira foi expulso aos 73'. Até ao final os verde-rubros limitaram-se a controlar os ataques infrutíferos da Académica. O emblema do Almirante Reis está agora com mais 4 pontos que o 5.º classificado Sporting, que apenas joga no Domingo frente ao União de Leiria.

Parabéns Nuno Sousa!

Henricartoon ®
A LIGA TAHITI deseja um feliz aniversário ao treinador do Lombos United e confesso adepto encarnado, Nuno Sousa. Parabéns!
_____

NUNO SOUSA
Entrada em 2011/12

Números Liga Bora Bora (2011/12):
Jornadas Disputadas: 21
Semanas como Líder: 0
Semanas como Lanterna: 0
Vencedor da Jornada: 2
Pior da Jornada: 0

Taça Tahiti (Quartos-de-Final / 2.ª Mão): Iraque bombardeado


Quartos-de-Final / 2.ª Mão
Jornada 24 - 25 de Março
QF 1 - Carvalheiro FC 31 x 23 FC Os Tinterra (agg. 90 x 73)
QF 2 - Apito Queimado V 26 x 29 Livramento Kings (agg. 99 x 79)
QF 3 - FC Babosas 31 x 22 Club Sport Monte (agg. 100 x 92)
QF 4 - SC Monte Lokomotiv 29 x 15 Iraque Unita (agg. 95 x 59)

Clique para aumentar.
Já são conhecidas as quatro equipas que irão estar presentes nas meias-finais da Taça Tahiti. Após derrotar FC OS Tinterra no "Clássico da Longueira", Carvalheiro FC irá defrontar Apito Queimado V, que deixou o outsider Livramento Kings pelo caminho.

O outro encontro contará com SC Monte Lokomotiv, que bombardeou o Iraque Unita nos quartos-de-final, e FC Babosas, que chega surpreendentemente às meias-finais depois de uma fase de grupos complicada. A luta por um lugar na Final começa já a partir da Jornada 26 da Liga Zon Sagres.

WRC (Rally de Portugal): Ford acelera na escuridão algarvia


O finlandês Jari-Matti Latvala lidera o Rally de Portugal, quando estão cumpridas 4 das 22 especiais de classificação. Depois da super-especial em Lisboa, ganha por Petter Solberg, o evento seguiu rumo para o Algarve, onde foram realizadas três classificativas nocturnas e onde o domínio da Ford acentuou-se. A grande surpresa da etapa acaba por ser o adeus de Sébastien Loeb ao rali, após um capotanço na 3.ª especial que provocou muitos danos no DS3. Armindo Araújo também saiu de estrada, perdeu muito tempo, mas prossegue na corrida. Pedro Meireles (Mitsubishi) é o melhor português.
Latvala lidera a prova lusa, marcada pelo abandono prematuro de Loeb.
Fruto da arrojada táctica na Etapa de Qualificação da última quarta-feira - Latvala e Solberg, respectivamente 1.º e 2.º classificados, optaram por ser os últimos pilotos prioritários a sair para a estrada (17.º e 16.º) -, os homens da Ford conseguiram destacar-se no comando do rali luso, beneficiando sobretudo das trajectórias limpas.

Mikko Hirvonen é o mais directo perseguidor e tem agora muita responsabilidade em cima dos ombros, visto que é o único piloto da Citroën em prova. Destaque ainda para a excelente prestação de Ott Tänak, que inclusive venceu a classificativa de Ourique, e para o abandono de Dani Sordo, depois de sentir problemas eléctricos no Mini Cooper. No entanto, o espanhol regressa à corrida na etapa de hoje.

Classificação (após SS4):
1.º Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (Ford Fiesta RS), 25.04,6 minutos
2.º Petter Solberg / Chris Patterson (Ford Fiesta RS), a 2,6 segundos
3.º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (Citroën DS3), a 5,0
4.º Ott Tänak / Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS), a 15,7
5.º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Citroën DS3), a 34,0
6.º Mads Ostberg / Jonas Andersson (Ford Fiesta RS), a 53,3
7.º Evgeny Novikov / Denis Giraudet (Ford Fiesta RS), a 1.02,9 minutos
8.º Jari Ketomaa / Mika Stenberg (Ford Fiesta RS), a 1.15,0
9.º Hayden Paddon / John Kennard (Skoda Fabia S2000), a 1.39,6
10.º Dennis Kuipers / Robin Buysmans (Ford Fiesta RS), a 1.47,1
(...)
23.º Pedro Meireles / Mário Castro (Mitsubishi Lancer Evo X), a 4.41,7
32.º Armindo Araújo / Miguel Ramalho (Mini John Cooper Works), a 6.14,5

Melhores Momentos:
SS3 - Santa Clara (14,29 km)
Fonte: best-of-rallylive.com

quinta-feira, março 29, 2012

Liga Europa (Quartos-de-Final): Leões adiantam-se nos 'quartos'


Sporting 2 x 1 Metalist (Izmailov 51', Insúa 64'; Cleiton Xavier 90'+1 p)
O Sporting conquistou um importante triunfo na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, que só não é perfeito porque os ucranianos tornaram-se no primeiro conjunto a marcar em Alvalade na "era" Sá Pinto. 

Primeira parte dividida, mas sem grande brilhantismo. Os ucranianos estiveram melhor nos primeiros minutos do encontro, mas aos poucos o Sporting equilibrou e passou mesmo mais tempo no meio-campo do adversário. Daniel Carriço, com dois remates, ameaçou a baliza de Oleksandr Goryainov, mas foi Anderson Polga quem desperdiçou a melhor oportunidade do primeiro tempo, ao não aproveitar um lance de alguma confusão na área do Metalist.
Leões partem em vantagem para a segunda mão.
Depois de uma primeira metade algo "cinzenta", o Sporting entrou muito forte no regresso dos balneários e ganhou vantagem por intermédio de Marat Izmailov, aos 51 minutos, na sequência de um grande lance de Diego Capel e Insúa. Este último elevou a contagem através de um livre, mas o Metalist reagiu e, depois de evitar por várias vezes o golo dos visitantes com excelentes intervenções, Rui Patrício acabou por cometer uma grande penalidade que permitiu a Cleiton Xavier fixar o resultado final em 2-1, já em tempo de descontos.

Resultado penalizador para a equipa portuguesa, que realizou uma excelente segunda parte, cheia de ritmo e clarividência, onde demonstrou ser bem mais consistente do que a formação de leste. No entanto, continua tudo em aberto nesta eliminatória e só um Sporting forte conseguirá sair da Ucrânia com o apuramento na bagagem. Nos restantes jogos dos quartos-de-final, destaque para mais uma brilhante vitória do Athletic Bilbao, que foi à Alemanha bater o Schalke por 4-2.

Outros Resultados:
Schalke 2 x 4 Athletic Bilbao (Raúl 22' e 60'; Llorente 20' e 73', De Marcos 81', Muniain 90'+3)
Atlético Madrid 2 x 1 Hannover (Falcao 9', Salvio 89'; Diouf 38')
AZ Alkmaar 2 x 1 Valencia (Holman 45'+1, Martens 79'; Mehmet Topal 52')

(actualizado às 22:31)

Repórter Tahiti TV - XLIV - Barreiros

MARÍTIMO 3 X 2 GIL VICENTE
Foto de Fábio Ferreira - Liga Tahiti ®
Na passada segunda-feira o Marítimo bateu o Gil Vicente no Estádio dos Barreiros e alcançou a meta estipulada pelo treinador Pedro Martins: 45 pontos. Esta pontuação à primeira vista seria suficiente para garantir a qualificação para a Liga Europa 2012/13, embora nada esteja para já decidido, o certo é que muito dificilmente a formação verde-rubra deixará fugir uma nova aventura europeia.

O Marítimo já carimbou por seis vezes a ida às competições do velho continente via campeonato e uma vez via Taça de Portugal ao comando de Nelo Vingada. Por três vezes a qualificação europeia saldou-se abaixo dos actuais 45 pontos: com Paulo Autuori em 1992/93 e 1993/94, quando a vitória apenas valia dois pontos, os insulares obtiveram 37 e 38 pontos, respectivamente, e em 2009/10 com Mitchell Van der Gaag ao leme os 41 pontos foram suficientes.

MARÍTIMO 3 X 2 GIL VICENTE
Foto de Fábio Ferreira - Liga Tahiti ®
Em 2007/08 com Sebastião Lazaroni e 2003/04 com Manuel Cajuda o Marítimo chegou aos 46 e 48 pontos, respectivamente, marca que Pedro Martins tem tudo para ultrapassar visto ainda faltar seis jornadas para o fim da Liga. Mais difícil de bater será o recorde de Augusto Inácio que em 1997/98 alcançou o registo de 56 pontos, pontuação que Nelo Vingada conseguiu igualar em 2001/2002 embora insuficiente para uma qualificação europeia.

Neste momento o Marítimo ocupa o 4.º lugar, com mais um ponto que o Sporting, e caso Pedro Martins consiga manter a posição até ao fim da Liga alcançará a melhor classificação de sempre dos verde-rubros. Recorde-se que o melhor registo do emblema madeirense é a 5.ª posição, algo que já foi alcançado por cinco vezes (1992/93, 1993/94, 1997/98, 2007/08 e 2009/10).

CALENDÁRIO DO MARÍTIMO ATÉ FINAL DA ÉPOCA:
Jornada 25 - Académica (fora)
Jornada 26 - Nacional (casa)
Jornada 27 - Benfica (fora)
Jornada 28 - FC Porto (casa)
Jornada 29 - Olhanense (fora)
Jornada 30 - P. Ferreira (casa)

ÉPOCAS HISTÓRICAS DO MARÍTIMO:
1992/93 (Paulo Autuori): 5.º Lugar / 37 Pontos *
1993/94 (Paulo Autuori e Edinho): 5.º Lugar / 38 Pontos *
1994/95 (António Jesus e Paulo Autuori): Finalista Vencido Taça de Portugal
1997/98 (Augusto Inácio): 5.º Lugar / 56 Pontos *
2000/01 (Nelo Vingada): Finalista Vencido Taça de Portugal *
2001/02 (Nelo Vingada): 6.º Lugar / 56 Pontos
2003/04 (Manuel Cajuda): 6.º Lugar / 48 Pontos *
2007/08 (Sabastião Lazaroni): 5.º Lugar / 46 Pontos *
2009/10 (Carlos Carvalhal e Mitchell Van der Gaag): 5.º Lugar / 41 Pontos *

* Qualificações europeias

Liga Bora Bora (Jornada 24): Santo António Spurs assaltam liderança


Já está. Os sucessivos ataque de Santo António Spurs a Requiem acabaram por dar resultado, a formação de Jonas Pereira venceu a jornada e regressa assim à liderança, embora em igualdade pontual com Octávio Oliveira. 

Santo António Spurs já havia assaltado o 1.º lugar na jornada 12, na altura também com os mesmos pontos de Requiem. As duas equipas muito dificilmente não vão estar entre o lote das 18 equipas da Liga Tahiti em 2012/13, resta saber qual se sagrará como primeiro conjunto campeão da Liga Bora Bora.

Numa jornada péssima na globalidade, um dos principais prejudicados foi Iraque Unita que voltou a cair fora dos lugares de subida, em troca directa com Cavallino Rampante. A luta pela promoção está a ser um dos principais focos de interesse da prova, e quando faltam apenas cinco jornadas para o fim há dez homens a procurar uma das seis vagas disponíveis.

No fim da tabela continua a agonia dos últimos três classificados que continuam a marcar passo. Desta vez foi Madeira Livre FC o último classificado, com apenas 12 pontos. Era uma vez um treinador chamado José Pereira que já conquistou um pódio na Liga Tahiti em 2009/10.

Treinador do Mês de Março'2012:
1.º Jonas Pereira (Santo António Spurs), 47 Pontos
2.º Nélio Mendonça (Canhão Preto), 43.8 Pontos
3.º Octávio Oliveira (Requiem), 43.5 Pontos

Liga Tahiti (Jornada 24): Cambalhota na linha de água


Quem ainda se lembra de Turma da Mónica no 1.º lugar? A treinadora do Reforço ocupou a liderança durante duas semanas esta temporada, mas tem caído a pique na classificação. Após a miserável pontuação desta semana (8 pontos), Turma da Mónica já está nos lugares de descida, em troca directa com Estreitos Unidos. Pedro Freitas tinha caído pela primeira vez para a linha de água na jornada 10, curiosamente quando Mónica Correia era líder da Liga Tahiti. 

Duarte Espírito Santo foi o melhor da jornada pela terceira vez em Março, o que lhe valeu o título de treinador do mês. O líder de CM Nova Onda repete assim um título mensal pela quinta vez na história da Liga Tahiti, já o tinha feito em Março de 2008, Novembro de 2008, Maio de 2008 e Março de 2011. Muito mérito para CM Nova Onda que à jornada 20 estava a 90 pontos da linha de água, e volvidas quatro jornadas está a apenas 30 pontos do objectivo.

Na frente da tabela continua Aloe Vera United que vai em velocidade de cruzeiro. Tiago Camacho foi um dos poucos treinadores que obteve mais de 30 pontos esta jornada, aumentando assim a sua vantagem para Artur Rodrigues. A diferença é agora de 47 pontos. Nota ainda para o facto de SC Monte Lokomotiv ter igualado A Coruja na 2.ª posição.

Treinador do Mês de Março'2012:
1.º Duarte Espírito Santo (CM Nova Onda), 50.3 pontos
2.º Tiago Camacho (Aloe Vera United), 46.5 Pontos
3.º Fábio Ferreira (SC Monte Lokomotiv), 44.8 Pontos

quarta-feira, março 28, 2012

Liga dos Campeões (Quartos-de-Final): Gigantes anulam-se em San Siro


AC Milan 0 x 0 Barcelona
Deu empate a zero o grande clássico europeu destes quartos-de-final da Liga dos Campeões. Milan e Barcelona anularam-se num jogo com domínio dos catalães, mas pleno de emoção, deixando tudo para resolver em território espanhol. 

Supremacia catalã nos primeiros 45 minutos da partida, em que, contudo, o golo podia ter surgido para qualquer dos lados, dadas as oportunidades surgidas perto das duas balizas. Começou melhor a formação da casa, com Boateng e Robinho, na mesma jogada, a estarem perto de inaugurar o marcador. 

No entanto, os blaugrana rapidamente assumiram as rédeas da partida e criaram inúmeras situações de golo, com especial relevo para um remate de Xavi já na área italiana. Por seu lado, o Milan respondia em contra-ataque, sempre com Ibrahimovic como grande referência, e o sueco teve mesmo nos pés a melhor ocasião de toda a primeira parte, mas Valdés mostrou categoria e defendeu bem.
Milan e Barcelona deixam tudo para resolver na segunda mão.
Os dois conjuntos entraram comedidos no regresso dos balneários. Com menos intensidade, os rossoneri equilibraram a partida e permitiram poucas veleidades aos catalães, que, apesar da maior posse bola, criaram poucas situações de perigo junto à baliza de Abbiati. Aliás, ao contrário do primeiro tempo, o segundo foi bem menos emotivo e os dois guarda-redes foram pouco chamados a intervir no jogo.

O nulo que manteve-se até ao final acaba por agradar a ''gregos e troianos", que assim deixam tudo para resolver em Camp Nou na próxima semana. O favoritismo continua a pertencer à formação culé, no entanto o pragmatismo italiano poderá ser decisivo, visto que o empate com golos garante o apuramento dos milaneses. Recorde-se que já nesta época o Milan conseguiu sair da Catalunha com um 2-2, num jogo a contar para fase de grupos da liga milionária.

Marselha 0 x 2 Bayern Munique (Gómez 44', Robben 69')
O Bayern de Munique foi a Marselha vencer por 2-0, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Dois golos fora de casa fazem com que a equipa alemã dê um passo muito importante rumo às meias-finais da prova.

No Vélodrome, o Marselha não dominou a primeira parte mas foi a equipa mais perigosa. Fanni cabeceou para Neuer salvar sobre a linha e na sequência do lance Rémy rematou ao poste. O Bayern não criou nenhuma oportunidade mas mesmo sem justificar adiantou-se no marcador, com um golo de Mario Gómez, aos 44 minutos.
Gómez inaugurou o marcador, soma 11 golos na Champions.
A segunda parte pertenceu por inteiro ao Bayern. Gómez fez um primeiro aviso aos 59 minutos e Robben fez mesmo o segundo aos 69'. A equipa alemã limitou-se a controlar até final e garantiu uma preciosa vantagem de dois golos, pelo que só uma catástrofe poderá impedir que uma das meias-finais não seja entre os alemães e o Real Madrid, que venceu o Apoel em Nicósia por 3-0.

Fonte: abola.pt
(actualizado às 22:01)

WRC: Vodafone Rally de Portugal (Intro)


4.ª Ronda - 29 de Março a 1 de Abril:
  • Categorias: WRC, SWRC, WRC Academy
  • Região: Algarve (Portugal)
  • Superfície: Gravilha
  • Último Vencedor: Sébastien Ogier (2011)
O francês Sébastien Loeb (Citroën) é novamente o mais claro favorito a conquistar a vitória no Rally de Portugal, numa prova em que a Ford tenta inverter o rumo do Campeonato do Mundo. Grande dominador do WRC nos últimos anos - é oito vezes campeão mundial -, Loeb não dá sinais de abrandamento e este ano está ainda mais dominador, liderando o campeonato com 66 pontos, mais 16 do que o seu companheiro de equipa e antigo rival no campeonato, Mikko Hirvonen.
Foto de João Ferreira (Rally de Portugal 2011) - Liga Tahiti ®
O finlandês protagonizou uma das grandes mudanças da última temporada, ao transferir-se da Ford para a Citroën, deixando nas mãos do seu compatriota Jari-Matti Latvala a grande responsabilidade de contrariar o favoritismo da marca francesa, especialmente de Loeb.

O piloto nórdico da Ford mostrou-se rápido nas três provas já disputadas, mas dois erros comprometeram as suas aspirações nos ralis de Monte Carlo, prova inaugural da temporada, e do México, que acabou por abandonar devido a um despiste. Pelo meio, o piloto da escuderia britânica ostenta a vitória no Rally da Suécia, mas deixou Loeb destacar-se no comando, com os triunfos no Mónaco e no México, além de ter somado um sexto lugar na Suécia.
Foto de João Ferreira (Rally de Portugal 2011) - Liga Tahiti ®
Um pouco mais abaixo, mas cheio de ambição, está o português Armindo Araújo, que tenta brilhar num rali perante o seu público, apesar de já ter subido ao lugar mais alto do pódio em três ocasiões (2003, 2004 e 2006). Com um papel mais importante no seio da equipa Mini, Araújo quer agora corresponder à confiança depositada com resultados, que passam por marcar presenças entre os 10 primeiros classificados de cada prova, embora em Portugal o piloto luso aspire a melhor.

A 46.ª edição do Rally de Portugal, quarta prova do campeonato e que arranca amanhã, em Lisboa, está dividida em quatro etapas, com 22 especiais de classificação - três delas realizam-se durante a noite -, num total de 434,77 quilómetros de troços cronometrados e terá acompanhamento diário na LIGA TAHITI.

Fonte: dn.pt

Hospital Sketch


A LIGA TAHITI deseja um feliz aniversário ao treinador e chefe do departamento médico do CD Quebra-Costas. Parabéns João Paulo Andrade!
______

JOÃO ANDRADE
Entrada em 2011/12

Números Liga Bora Bora (2011/12):
Jornadas Disputadas: 20
Semanas como Líder: 0
Semanas como Lanterna: 0
Vencedor da Jornada: 0
Pior da Jornada: 0

terça-feira, março 27, 2012

Liga dos Campeões (Quartos-de-Final): Chelsea 'Kalou' inferno da Luz


SL Benfica 0 x 1 Chelsea (Kalou 75')
O Chelsea foi à Luz ganhar vantagem nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, depois de bater  os encarnados por 1-0. A 15 minutos do fim, Salomon Kalou marcou o único golo da partida, complicando assim as contas do apuramento das águias para as meias-finais.

A jogar em casa, o conjunto encarnado tentou desde cedo pegar no jogo, mas pela frente encontrou uma equipa do Chelsea decidida em retirar a iniciativa de jogo aos da casa. Com os portugueses Paulo Ferreira e Raul Meireles no onze, os londrinos tentaram nos primeiros minutos segurar o ímpeto da formação portuguesa, explorando a qualidade dos seus elementos mais adiantados como Juan Mata e Fernando Torres.

Pese embora o equilíbrio, a primeira parte terminou sem golos e com raras oportunidades para chegar ao mesmo. No regresso dos balneários, pertenceu ao Benfica a primeira grande situação de perigo, após a marcação de um canto. Cardozo rematou de pronto mas David Luiz, em cima da linha de baliza, afastou o perigo. Os comandados de Jorge Jesus procuravam com maior insistência o golo, numa fase em que os blues privilegiavam o contra-ataque.
Os blues venceram pela primeira vez fora de portas na Champions e complicaram a tarefa encarnada.
Aos 59 minutos, aproveitando o balanceamento do Benfica, os londrinos poderiam ter inaugurado o marcador por intermédio de Juan Mata. O espanhol contornou Artur mas acertou com estrondo no poste. Aos 64' foi a vez de Witsel tentar a sorte de fora da área, com o esférico a desviar no braço de John Terry e a sair perto do alvo. Dois minutos depois, novamente um lance de perigo junto da baliza de Petr Cech. Jardel cabeceou com intenção ao segundo poste e o guarda-redes do Chelsea defendeu com grande dificuldade.

Apesar de procurar o golo, o Benfica acabaria por sofrer uma grande contrariedade aos 75 minutos, na sequência de uma arrancada de Torres pelo lado direito. O avançado espanhol cruzou atrasado e Salomon Kalou só teve de encostar, silenciando o Estádio da Luz. Os homens da casa tentaram reagir mas o encontro terminaria com a vitória a sorrir à equipa inglesa.

APOEL 0 x 3 Real Madrid (Benzema 74' e 90', Kaká 82')
Benzema, com um bis, e Kaká assinaram os golos do Real Madrid na vitória por 3-0 sobre o APOEL, num jogo relativo à primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões e que contou com seis portugueses em campo. Fábio Coentrão, Pepe e Cristiano Ronaldo foram escolhas iniciais de José Mourinho, enquanto do lado da equipa da casa, Paulo Jorge, Nuno Pinto e Hélio Pinto foram titulares. Hélder Sousa entrou no início da segunda parte.

Sem brilhar, o Real Madrid fez o que lhe competia, derrotou o abnegado APOEL por 3-0, em Nicósia, e colocou-se numa posição privilegiada no que concerne à presença nas meias-finais da prova milionária.
O triunfo em Nicósia deixa os merengues com o apuramento praticamente assegurado.
O ritmo não foi intenso, longe disso, mas desde o apito inicial de Félix Brych que o Real assumiu as rédeas do encontro. Özil (12'), Benzema (33') - de forma clamorosa - e Cristiano Ronaldo (44') tiveram nos pés oportunidades para fazer o golo inaugural mas sem o sucesso desejado.

Na etapa complementar, o domínio merengue prosseguiu mas não se materializava em golos até que José Mourinho tudo mudou. O técnico português retirou, ao minuto 63, Higuaín e Fábio Coentrão e colocou Kaká e Marcelo. Onze minutos volvidos, Benzema, após passe de Kaká, fez o 1-0. O mais difícil estava feito e até ao apito final Kaká e Benzema, outra vez, assinaram o triunfo dos espanhóis.

Fontes: uefa.comabola.pt
(actualizado às 22:21)

Bola Fora #16: É possível, Benfica


por Bruno Fernandes


O futebol inglês seduz-me. Bola cá, bola lá, um popularismo da modalidade que carateriza bem a Premier League e a forma como as equipas que a compõem abordam os jogos. Na terça-feira, a melhor liga do Mundo, personificada no Chelsea de Di Matteo, viaja até à Luz em busca da validação de uma pré-concebida superioridade em relação aos pupilos de Jorge Jesus.

Mas é possível, Benfica. É bastante possível. O futebol inglês seduz-me e se o faz é na sua totalidade. Os blues podem – e devem - ser a exceção a uma regra que esta temporada tem caído por terra. A dupla de Manchester passou de favorita a surpresa negativa na Liga Europa e o apuramento dos londrinos, quer na fase de grupos quer nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, foi alicerçado numa enorme vontade de vencer e, posteriormente, na lufada de ar fresco que uma mudança de treinador costuma trazer.


Mas não os substimemos. Os últimos 5 jogos não são apenas fruto de uma qualquer brisa de mudança. A união do grupo e a readaptação tática implementada pelo técnico italiano – de um 4x3x3 para o 4x2x3x1 que exalta um maior equilíbrio nos processos da equipa – foram fatores essenciais para que este novo (velho) Chelsea voltasse a entusiasmar.

Mas não substimem o Benfica. United, Liverpool e Arsenal já cairam com algum estrondo aos pés dos encarnados e, tal como o futebol inglês, as saudosas noites europeias também me seduzem. Se calhar porque as equipas portuguesas também me habituaram a acreditar que contraiar o favoritismo é mostrar que somos um país com equipas talhadas para grandes momentos. E ou muito me engano ou vem aí mais um.

Liga dos Campeões: Quartos-de-Final (1.ª Mão)
SL BENFICA x CHELSEA FC
Estádio da Luz, às 19:45 (RTP 1)
Árbitro: Paolo Tagliavento (ITA)

Equipas Oficiais:

Sport Lisboa e BENFICA
1. Artur
14. Maxi 4. Luisão (C) 33. Jardel 3. Emerson
6. Javi García 28. Witsel
8. Bruno César 10. Aimar 20. Nico Gaitán
7. Cardozo


CHELSEA Football Club
1. Cech
19. Paulo Ferreira 4. David Luiz 26. Terry (C) 3. Cole
7. Ramires 12. Mikel 16. Meireles
10. Mata 9. Torres 21. Kalou
(actualizado às 18:57)

Liga Record: Onze da Jornada 24

JOGADOR DA JORNADA: Lima voltou a isolar-se na liderança dos artilheiros da Liga, com 19 golos.
G - Diego (V. Setúbal) - 7 Pontos
D - Claudemir (Nacional) - 10 Pontos
D - Miguelito (V. Setúbal) - 9 Pontos
D - João Pereira (Sporting) - 6 Pontos
M - Mossoró (SC Braga) - 8 Pontos
M - Luis Carlos (Gil Vicente) - 6 Pontos
M - David Simão (Académica) - 6 Pontos
M - Diego Capel (Sporting) - 6 Pontos
A - Lima (SC Braga) - 11 Pontos
A - Pouga (Marítimo) - 7 Pontos
A - Fidélis (Marítimo) - 7 Pontos
T - Pedro Martins (Marítimo) - 9 Pontos

Pontos Totais (sem capitão) - 92 Pontos
Pontos Totais (com Lima a capitão) - 103 Pontos

segunda-feira, março 26, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 24): Novo líder mora na pedreira


SC Braga 2 x 1 Académica (Mossoró 36', Lima 45'; David Simão 62')
O SC Braga chegou à liderança do campeonato, depois de ter recebido e vencido a Académica por 2-1. Os dois golos bracarenses foram marcados na primeira parte, com a Académica a reduzir e a assustar na segunda.

Os estudantes até entraram bem no jogo mas o SC Braga rapidamente começou a dominar, ameaçou primeiro por Lima (Flávio salvou sobre a linha) e acabou por marcar dois golos antes do intervalo, por Mossoró (36') e Lima (45') - este último voltou a isolar-se na tabela dos melhores marcadores, somando agora 19 golos no campeonato.
Treze vitórias consecutivas para o líder Braga, com Lima sempre em destaque.
Na segunda metade, o terceiro golo podia ter surgido logo aos 51 minutos por Hugo Viana mas à medida que o tempo foi passando a equipa da casa pareceu ir quebrando fisicamente. Os estudantes conseguiram reduzir através de um grande golo de David Simão e a partir daí quase só deu Académica. Entre os 84 e os 86 minutos, os estudantes tiveram três oportunidades claríssimas para fazer o empate mas a sorte não quis nada com a equipa de Coimbra, já que até o poste lhe negou o golo.

O SC Braga consegue assim a 13.ª vitória consecutiva no campeonato e é o novo líder, com um ponto de vantagem sobre o FC Porto e dois sobre o Benfica, precisamente os próximos adversários dos bracarenses. Já a briosa não vence há 12 jogos na Liga.

Marítimo 3 x 2 Gil Vicente (Héldon 3', Fidélis 63', Pouga 86'; Zé Luís 43', Luís Carlos 44')
Marítimo e Gil Vicente protagonizaram esta segunda-feira um jogo agradável e emotivo, que terminou com a vitória caseira por 3-2. No Estádio dos Barreiros o marcador foi inaugurado bem cedo: aos três minutos Danilo Dias fez um cruzamento perfeito para as costas da defesa adversária, Héldon apareceu de forma muito rápida e rematou rasteiro para o primeiro golo da partida.

Em cima do intervalo surgiu a primeira reviravolta. Em posição duvidosa, Zé Luís aproveitou um passe de Richard e, num remate cruzado, fez o empate. Já em cima dos 45 minutos, em novo contra-ataque muito bem conduzido, Luís Carlos rematou, a bola ainda bateu no ferro mas entrou. Vantagem minhota ao intervalo.
Verde-rubros triunfam num jogo electrizante e voltam ao 4.º posto na Liga.
Fidélis foi o autor de novo empate. Decorria o minuto 63 quando um cruzamento de Rafael Miranda encontrou a cabeça do avançado verde-rubro, que não desperdiçou.

A apenas dois minutos do final, o golo que deu a vitória ao Marítimo: pontapé de canto cobrado por Rúben, Pouga foi mais forte na área e estabeleceu o 3-2 final. Os insulares voltam a ultrapassar o Sporting e estão na quarta posição, com 45 pontos, mais um que o emblema de Alvalade. O Gil Vicente ocupa o nono lugar, soma 26 pontos.

Classificação (após 24.ª jornada):
Fonte: abola.ptrelvado.pt
(actualizado às 22:50)

Liga Orangina (Jornada 24): Minhotos deixam unionistas em apuros


União 0 x 3 Moreirense (Bruno Moreira 1', Filipe Gonçalves 4', Castro 71')
O Moreirense consolidou a 3.ª posição na Liga Orangina, ao vencer no reduto do União da Madeira por claros 3-0, em encontro relativo à 24.ª jornada da competição. O triunfo folgado no Funchal permitiu à equipa de Moreira de Cónegos passar a contar 41 pontos, mais 4 do que a Naval (4.º) e menos 2 do que o Aves (2.º). Para os insulares, a missão de se manterem na Liga de Honra ficou mais difícil, visto que a equipa desceu para a 14.ª posição, com apenas mais 3 pontos do que o Portimonense, último classificado.

O jogo no Estádio dos Barreiros começou de forma frenética para os visitantes que aos quatro minutos já venciam por 2-0. O cronómetro ainda não assinalava o primeiro minuto e já o Moreirense festejava, com a marcação do seu primeiro golo: Matt Jones bateu mal a bola e esta sobrou para Bruno Moreira, que, à entrada da área, rematou colocado. 
Nova derrota deixa o União em apuros na classificação.
Três minutos volvidos, o Moreirense fez o segundo, aproveitando a passividade da defesa madeirense, com Filipe Gonçalves a desferir um remate sobre a linha limite da grande área que o guarda-redes local não conseguiu segurar.

No segundo tempo, os madeirense reagiram de forma mais veemente e, aos 68 minutos, Silva poderia ter marcado, num lance em que Diop surgiu sobre a linha a tentar a emenda, mas sem êxito. Defensivamente mais exposto nessa fase, o União da Madeira voltou a sofrer novo revés, com um golo de Castro, aos 71 minutos, após um cruzamento de Pintassilgo.

Outros Resultados:
Belenenses 2 x 2 Estoril (Rodrigo 41' e 54'; Carlos Eduardo 90'+1, Steven Vitória 90'+3 p)
Freamunde 2 x 0 Arouca (João Rodrigues 15', Horácio 36')
Aves 1 x 0 Covilhã (Pedro Pereira 36')
Atlético 0 x 1 Portimonense (Luís Rafael 48')
Oliveirense 3 x 2 Naval (Guima 28', Rui Lima 32', Xico Silva 70'; Edvaldo 11' p, Sandro 51', Taborda 67')
Penafiel 0 x 1 Leixões (Diego Mourão 19')
Trofense 2 x 1 Sta. Clara (Zé Manel 43', Eduardo 46'; Lourenço 17' p, Pacheco 90'+4)

Classificação (após 24.ª jornada):
Fontes: record.ptlpfp.pt

domingo, março 25, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 24): Dique pacense trava dragão


P. Ferreira 1 x 1 FC Porto (Melgarejo 79'; Ricardo 47' ag)
E à 24ª jornada o campeonato pode ter novo líder. O Benfica empatou em Olhão, o FC Porto não fez melhor frente ao Paços de Ferreira e o SC Braga apenas depende de si para saltar para o primeiro lugar. "Basta" vencer a Académica depois da igualdade azul-e-branca na Mata Real.

Mas, na verdade, os dragões apenas se podem queixar de si próprios pelo facto de não terem conquistado os três pontos na Capital do Móvel. O desperdício começou com Lucho, que viu Cássio negar-lhe um chapéu, seguiu com Janko, que rematou a bola ao poste com a baliza aberta na primeira parte, e teve continuidade com Hulk, que teve cinco duelos com Cássio, guarda-redes que foi absolutamente gigante perante o "Incrível", que só ganhou uma dessas lutas individuais e com a ajuda de um defesa pacense.
Porto volta a tropeçar e pode perder a liderança para o Braga. 
Aos 47 minutos, Hulk ganhou no duelo com Melgarejo e cruzou para a área, onde um desvio infeliz de Ricardo colocou a bola dentro da baliza de Cássio. Só dessa forma o guarda-redes foi batido, ele que já tinha brilhado perante o número 12 do FC Porto e que voltaria a repetir a dose até ao final do encontro.

Mas a formação orientada por Henrique Calisto não desistiu do jogo e, aos 79', fez o golo do empate, por intermédio de Melgarejo. Josué marca o canto e o avançado paraguaio, emprestado pelo Benfica, sem qualquer marcação, cabeceia para a baliza de Helton.

Com este empate, os portistas recuperaram o comando isolado, com 57 pontos, mais um que o Benfica, mas o grande beneficiado desta jornada pode ser o SC Braga (55 pontos), que pode isolar-se no comando caso consiga vencer nesta segunda-feira, em casa, a Académica de Coimbra.

Beira-Mar 0 x 3 Nacional (Claudemir 15' p e 62' p, Keita 75')
O Nacional foi a Aveiro vencer o Beira-Mar por 3-0, ditando o afundamento da equipa da casa na tabela classificativa. Os aveirenses desperdiçam assim a possibilidade de se afastarem da zona de despromoção, continuando apenas com dois pontos acima da linha de descida. Já o Nacional, após três jogos sem vencer, volta aos triunfos, igualando o Olhanense na sétima posição.
Claudemir converteu com sucesso duas grandes penalidades.
A história do jogo conta-se em poucas linhas. Os insulares adiantaram-se no marcador através de grande penalidade, apontada por Claudemir, aos 14 minutos, por suposta carga fora da lei sobre Diego Barcellos.

Aflita na tabela, a equipa aveirense ficou ainda mais intranquila e nunca demonstrou discernimento no último terço do campo. Nova grande penalidade, igualmente convertida por Claudemir, viria a aumentar a vantagem do Nacional, à passagem dos 62 minutos, enquanto Keita (75') desfez quaisquer dúvidas quanto ao vencedor da partida.

Rio Ave 0 x 1 V. Guimarães (Edgar 77')
O Vitória de Guimarães foi a Vila do Conde derrotar o Rio Ave por 1-0 e assim regressou aos triunfos na Liga Zon Sagres. Após dois jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, a equipa minhota voltou a somar os três pontos e a vítima foi o Rio Ave, que somou a segunda derrota consecutiva na prova.

Um golo foi suficiente para a turma orientada por Rui Vitória levar de vencida a equipa treinada por Carlos Brito. Edgar, aos 78 minutos, aproveitou um erro enorme de Jean Sony para apontar o tento solitário da partida e igualou James Rodríguez, do FC Porto, no terceiro lugar da lista de melhores marcadores do campeonato, com 11 golos.
O Vitória regressou aos triunfos no Estádio dos Arcos.
Com este resultado, o Vitória de Guimarães continua no sexto lugar com 36 pontos, menos seis do que o Marítimo, que apenas recebe o Gil Vicente esta segunda-feira. Por seu lado, o Rio Ave mantém a décima posição com 24 pontos.

V. Setúbal 1 x 0 UD Leiria (Miguelito 3')
O Vitória de Setúbal recebeu e venceu o UD Leiria, por 1-0. Este resultado é um importante passo dos sadinos para garantirem a permanência no escalão principal do futebol português. O único golo do jogo aconteceu aos três minutos, Targino cruzou e Bruno Gallo desviou a bola para Miguelito, que empurrou o esférico com sucesso.
Os sadinos deram um importante passo para assegurar a permanência.
A reacção leiriense apenas surgiu na segunda parte, mas o guarda-redes Diego nunca permitiu veleidades ao adversário. Pese embora o maior domínio do jogo por parte da formação de Leiria, foi o Vitória que criou as ocasiões de maior perigo, no entanto o guardião Oblak também esteve à altura e não permitiu o avolumar do resultado.

Fontes: zerozero.ptabola.pt
(actualizado às 22:31)

Aniversário em três dimensões


Após uma árdua pesquisa no ciberespaço, descobrimos os dotes de dançarino de Tiago Camacho. A LIGA TAHITI aproveira também para desejar um feliz aniversário ao seu membro fundador. Parabéns!
_________

TIAGO CAMACHO
Entrada em 2007/08

Liga Tahiti:
2007.08 - Fula FC - 7.º Lugar / 8
2008.09 - Jamal Team - 4.º Lugar / 10
2009.10 - Los mariachis.pt - 4.º Lugar / 14
2010.11 - Monsieur Tarik FC - 6.º Lugar / 20

Taça Tahiti:
2007.08 - Fula FC - Quartos de Final
2008.09 - Jamal Team - Quartos de Final
2009.10 - Los mariachis.pt - Quartos de Final
2010.11 - Monsieur Tarik FC - Finalista Vencido

Supertaça José Ramalho:
2011.12 - Aloe Vera United - VENCEDOR

Números Liga Tahiti (desde 2007):
Jornadas Disputadas: 129
Semanas como Líder: 7
Semanas como Lanterna: 9
Vencedor da Jornada: 7
Pior da Jornada: 8

Formula 1 (GP Malásia): Fernando Alonso triunfante na chuva asiática


A segunda etapa do Mundial de Formula 1 ficou marcado pela forte chuvada que se fez abater sobre Kuala Lampur. As condições meteorológicas provocaram grandes surpresas esta manhã, e a grande beneficiada foi a Ferrari, que deu um pontapé na crise, ao ver Fernando Alonso subir ao lugar mais alto do pódio. Com este surpreendente triunfo o espanhol assumiu a liderança do Mundial de pilotos, com 35 pontos.

Durante a sexta volta a prova teve que ser interrompida devido a razões de segurança, nessa altura o homem que havia garantido a pole position no dia anterior, Lewis Hamilton, liderava a corrida, seguido do outro piloto da McLaren-Mercedes, Jenson Button. Sergio Perez ocupava a terceira posição fruto de ter colocado pneus de chuva logo na segunda volta, recorde-se que o mexicano partiu da 15.ª posição da grelha de partida.
Fernando Alonso é o novo líder do Mundial de pilotos.
Após quase uma hora de interrupção o recomeço ficou marcado pela demora dos monolugares da McLaren na troca de pneus, factor que Alonso aproveitou da melhor maneira ao tomar a dianteira da corrida a partir da 14.ª volta. Foi um grande prémio atípico que o digam Jenson Button e Sebastian Vettel (Red Bull), ambos tiveram um incidente com Narain Karthikeyan (Hispania) e não pontuaram, terminando em 14.º e 11.º, respectivamente.

As voltas finais ficaram marcadas pelo duelo entre Perez e Alonso, o mexicano ameçou, e de que maneira, o ex-campeão do mundo e antes de tentar a ultrapassagem ao Ferrari, cometeu um erro de principiante ao sair da pista. Com este azar do piloto da Sauber, Fernando Alonso voltou a ganhar uma vantagem confortável o que lhe valeu a sétima vitória ao serviço da escuderia italiana. Perez terminou em 2.º e Hamilton fechou o pódio.

Classificação PETRONAS MALAYSIA GRAND PRIX (Top 10):
1.º FERNANDO ALONSO (ESP) / FERRARI, 2:44.51,812 Horas
2.º Sergio Perez (MEX) / Sauber, +2,2 segundos
3.º Lewis Hamilton (GBR) / McLaren, +14,5
4.º Mark Webber (AUS) / Red Bull, +17,6
5.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus, +29,4
6.º Bruno Senna (BRA) / Williams, +37,6
7.º Paul di Resta (GBR) / Force India, +44,4
8.º Jean-Eric Vergne (FRA) / Toro Rosso, +46,9
9.º Nico Hulkenberg (ALE) / Force India, +47,8
10.º Michael Schumacher (ALE) / Mercedes, +49,9

Classificação Mundial de Pilotos (Top 10):
1.º FERNANDO ALONSO (ESP) / FERRARI - 35 Pontos
2.º Lewis Hamilton (GBR) / McLaren - 30
3.º Jenson Button (GBR) / McLaren - 25
4.º Mark Webber (AUS) / Red Bull - 24
5.º Sergio Perez (MEX) / Sauber - 22
6.º Sebastian Vettel (ALE) / Red Bull - 18
7.º Kimi Räikkönen (FIN) / Lotus - 16
8.º Bruno Senna (BRA) / Williams - 8
9.º Kamui Kobayashi (JAP) / Sauber - 8
10.º Paul di Resta (GBR) / Force India - 7

Classificação Mundial de Construtores:
1.º MCLAREN - 55 Pontos
2.º Red Bull - 42
3.º Ferrari - 35
4.º Sauber - 30
5.º Lotus - 16
6.º Force India - 9
7.º Williams - 8
8.º Toro Rosso - 6
9.º Mercedes - 1