sexta-feira, abril 08, 2011

Liga Zon Sagres - Antevisão da Jornada 26


Marítimo e Nacional marcam esta noite o arranque da jornada 26. Numa altura em que a luta pela qualificação europeia continua ao rubro, nada como um derby insular para abrir o apetite de mais uma jornada que promete. Separados por 3 pontos, os dois conjuntos surgem especialmente motivados para este encontro. Os verde-rubros estão na melhor fase da época, três triunfos consecutivos, enquanto que os alvinegros, com a frieza habitual, continuam a demonstrar regularidade. Sem favoritos à partida, o encontro entre o Almirante Reis e a Choupana promete muito equilíbrio.

No Sábado um só jogo, com o Sporting a receber a Académica. Os leões somam três empates consecutivos, resultando na perda no 3.º lugar para o Braga. Pela frente encontram um conjunto que surge após um triunfo importante e que pode agora, em caso de vitória, assegurar em definitivo a permanência. Com um histórico negro nos jogos realizados em casa, a equipa leonina não pode correr o risco de mais uma vez perder pontos no seu terreno, já que o Sporting minhoto pode distanciar-se na tabela.

Já no Domingo, o P. Ferreira recebe o Rio Ave. Os castores somam três derrotas consecutivas e tentam agora regressar aos bons resultados, embora a missão não se adivinhe fácil. O Rio Ave está num bom momento, a experiência dos seus jogadores está a dar frutos numa altura em que tudo se decide. Espera-se um jogo aberto, com os dois conjuntos à procura da vitória, onde os pacenses, por jogarem no seu recinto, são favoritos.

A União de Leiria desloca-se a Setúbal, para defrontar o Vitória local. Os sadinos estão em apuros na tabela classificativa, onde apenas 4 pontos separam-lhes da zona de despromoção. Com o pressing final da Naval e Portimonense, a equipa agora orientada por Bruno Ribeiro não pode vacilar. Ainda assim, o conjunto de Leiria, num tranquilo 10.º lugar, é sempre um obstáculo muito complicado de bater.


No último jogo realizado às 16h, o Beira-Mar recebe o Olhanense. Os dois emblemas já atravessaram melhores períodos, como consequência, ambos desceram várias posições na classificação. Contudo, continuam com larga vantagem para os lugares de descida, ainda que esteja a tornar-se urgente regressar aos triunfos. Em pior situação, encontra-se a equipa de Olhão, que já não vence há 6 jornadas. Será desta que os algarvios quebram o enguiço?

O campeão FC Porto desloca-se ao Algarve, para debater-se com o Portimonense. Pela frente, último e primeiro classificados, com os algarvios ainda a lutarem pela manutenção e os nortenhos já com o título garantido. Assim sendo, os azuis e brancos, envolvidos nas competições europeias e com vários castigos, devem apresentar várias alterações no onze inicial, de forma a gerir a condição física das principais armas. Já o Portimonense tentará quebrar a invencibilidade dos novos campeões nacionais, contudo tem uma missão espinhosa pela frente, já que os dragões possuem um conjunto muito superior.

A Naval recebe o Benfica, para mais uma batalha pela manutenção. Os homens da Figueira não podem perder pontos nesta fase da temporada, correndo o risco de dizer adeus à principal divisão portuguesa. Mas pela frente encontram um Benfica com o orgulho ferido, que tenta regressar aos triunfos depois de uma desapontante derrota. Tal como o FC Porto, os encarnados possuem várias baixas e estão em plena luta pelo acesso às meias finais da Liga Europa, sendo expectável que Jesus volte a operar uma revolução no onze inicial. Os lisboetas são favoritos, mas os figueirenses prometem luta.

No fecho da jornada, novo derby, desta feita minhoto: Sp. Braga e V. Guimarães encontram-se no Estádio AXA. Depois de um ínicio amorfo, os arsenalistas estão a efectuar uma brilhante recuperação, fruto de exibições consistentes e consequentes triunfos. A equipa de Braga chegou ao 3.º lugar, outrora ocupado pelo Vitória e posteriormente pelo Sporting, e espera mantê-lo até ao fim. Num jogo sempre especial, o conjunto da cidade berço, já com as competições europeias garantidas, tenta alcançar a melhor classificação possível e com certeza tentará travar a caminhada vitoriosa dos bracarenses.

Sem comentários: