quinta-feira, março 15, 2012

Liga Europa (Oitavos-de-Final / 2.ª Mão): Leões cravados na memória citizen


Man. City 3 (3) x (3) 2 Sporting CP [gf] (Agüero 60' e 82', Balotelli 75' p; Matías Fernández 33', Van Wolfswinkel 40')
Épico! É o adjectivo que melhor assenta num Sporting que começou a fazer história ainda em Lisboa com o calcanhar de Xandão e que culminou com o apuramento para os quartos-de-final esta noite em Manchester frente ao City. Ainda antes da 1.ª mão, vários jogadores da formação do norte de Inglaterra afirmavam não conhecer qualquer jogador leonino. Uma semana depois é certo que o Sporting irá ficar para sempre marcado na memória dos citizens.

Nem o mais indefectível dos adeptos sportinguistas acreditaria que os homens de Alvalade chegassem aos dois golos de vantagem ainda na primeira parte. Matías Fernández aos 33' e Van Wolfswinkel aos 40' fizeram do sonho português uma realidade, obrigando assim os ingleses a marcar pelo menos 4 golos para seguirem em frente na Liga Europa. Exibição gigante do Sporting na primeira parte, a começar pelos pés dos jogadores leoninos e a terminar nas gargantas afinadas dos apoiantes portugueses que calaram o Estádio Etihad.
Matías Fernández inaugurou o marcador frente ao poderoso City de Roberto Mancini.
Nos balneários Ricardo Sá Pinto deverá ter relembrado aos seus jogadores o que aconteceu com o FC Porto na segunda parte neste mesmo estádio na eliminatória anterior, pois quem tem Balotelli, Dzeko ou Agüero é capaz de chegar aos 4 golos num ápice. O argentino foi o primeiro a dar o sinal que vinha aí uma etapa complementar a todo o gás, quando inaugurou o marcador aos 60'. 

Três minutos volvidos o técnico sportinguista respondeu ao lançar Jeffrén, para refrescar o ataque, e Renato Neto, para ajudar a estancar a avalanche ofensiva do adversário. Demasiado cedo pensaram alguns quando viram o médio brasileiro, numa infantilidade, provocar um penálti duvidoso que Balotelli encarregou-se de marcar aos 75'. 

O resultado estava perigoso e tornou-se pior aos 82' depois de  Agüero fazer o segundo golo da sua conta pessoal, colocando o City a um golo de seguir em frente. A partir daqui foi um "aguenta coração" até ao último minuto. Aos 90'+5, Rui Patrício fez jus aos elogios de Roberto Mancini e defendeu um cabeçeamento de Joe Hart, guarda-redes adversário. O Sporting está nos 'quartos', e nós voltamos a repetir: épico!

Outros Resultados:
Athletic Bilbao 2 (5) x (3) 1 Man. United (Llorente 23', De Marcos 65'; Rooney 80')
Hannover 4 (6) x (2) 0 Standard Liège (Abdellaoue 4', Kanu 21' ag, 73' ag, Sérgio Pinto 90'+3)
PSV 1 (3) x (5) 1 Valencia (Toivonen 64'; Rami 47')
Udinese 2 (2) x (3) 1 AZ Alkmaar (Di Natale 3' p e 15'; Falkenburg 31')
Besiktas 0 (1) x (6) 3 Atlético Madrid (Adrián López 26', Falcao 83', Salvio 90'+4)
Olympiacos 1 (2) x (2) 2 Metalist [gf] (Marcano 15'; Villagra 81', Devic 86')
Schalke 4 (4) x (2) 1 Twente (Huntelaar 29', 57' p e 81', Jones 71'; Jansen 14') 

Sem comentários: