domingo, março 11, 2012

Liga Zon Sagres (Jornada 22): Chuta-chuta para a vitória


P. Ferreira 1 x 2 Benfica (Michel 28', 76', Ricardo 88'; Gaitán 64', Bruno César 68')
Depois do desaire no clássico, o Benfica alcançou uma difícil vitória no complicado terreno do Paços de Ferreira (2-1). Após este resultado, os encarnados igualam o SC Braga no segundo lugar e aproveitam o deslize do FC Porto para ficarem a um ponto do líder.

O Paços de Ferreira inaugurou o marcador aos 28 minutos. Artur ainda defendeu o primeiro remate de Manuel José, mas o brasileiro Michel, na recarga, não perdoou. Pouco depois, Melgarejo, sempre muito perigoso, obrigou o guarda-redes do Benfica a espectacular defesa para evitar novo golo.
Bruno César operou a cambalhota na Mata Real com um grande golo.
Na segunda parte, os pacenses entraram melhor do que o Benfica e tiveram duas claras oportunidades para marcar, mas Melgarejo viu a sua bola embater no poste e Michel, com tudo para marcar, rematou por cima.

Depois, surgiu a velha máxima no futebol, quem não marca acaba por sofrer. Aos 64 minutos, Nélson Oliveira, que entrou na segunda parte, desequilibrou na ala direita, escapou da marcação e cruzou para a área onde Gaitán, que também entrou na etapa complementar, desviou com sucesso. Quatro minutos depois o Benfica deu a volta ao resultado na marcação de um livre directo, com o brasileiro Bruno César a bater, de forma superior, o guarda-redes Cássio.

Os castores acabaram o jogo reduzidos a nove unidades, após as expulsões de Michel e Ricardo, factor que não permitiu que esboçassem uma reacção aos golos sofridos. Triunfo sem contestação para os encarnados, que foram superiores em todos os capítulos, no entanto fica a boa imagem deixada pela equipa de Henrique Calisto, que vendeu cara a derrota.

Sporting 5 x 0 V. Guimarães (Van Wolfswinkel 21', Matías Fernández 50', Izmailov 70' p, Jeffrén 81' e 89')
O Sporting goleou o Vitória de Guimarães por 5-0 em Alvalade. Boa exibição dos leões, principalmente na segunda parte, com destaque para o regresso aos golos de Wolfswinkel e para os dois golos de Jeffrén, jogador que tem sido fustigado por lesões.

Primeira parte em que o Vitória de Guimarães só conseguiu incomodar Rui Patrício por uma vez (remate de João Alves). O Sporting dominou na grande maioria do tempo e marcou aos 21 minutos, num regresso aos golos de Wolfswinkel, que já não marcava para o campeonato desde Novembro. Ainda antes do intervalo, Diego Capel podia ter feito o segundo mas Nilson fez uma espectacular defesa e negou o golo ao espanhol.
Os leões golearam num jogo marcado pelo regresso aos golos de Wolfswinkel e Jeffrén.
Melhor início de segunda parte não podia ter havido para o Sporting, com o segundo golo a surgir logo aos 50 minutos por Matías Fernández. Vinte minutos depois, Izmailov marcou o terceiro, de grande penalidade, e a partir daí o Sporting soltou-se completamente, ganhou muita confiança e pareceu desfrutar do jogo como já algum tempo não se via. Com 3-0 no marcador, a chave para chegar à goleada foi a entrada de Jeffrén que, depois de ter sido fustigado por várias lesões ao longo da época, regressou com vontade de brilhar e marcou dois golos, o primeiro deles de muito belo efeito.

O Vitória de Guimarães deixou uma pálida imagem daquilo que vale em Alvalade. Só Urreta esteve a um bom nível e tentou levar a equipa para a frente, o que é muito pouco para o actual sexto classificado do campeonato. Quanto ao Sporting, voltou a igualar o Marítimo na classificação mas, acima de tudo, ganhou uma enorme confiança para o jogo da Liga Europa, em Inglaterra, frente ao Manchester City.

Classificação (após a 22.ª jornada):
Fonte: abola.pt
(actualizado às 22:44)

Sem comentários: