segunda-feira, maio 31, 2010

Chile 1962 - Num Mundial Cinzento, a Cor Foi Garrincha

O 7º Campeonato do Mundo realizado no Chile, ficou marcado pelo pobre futebol praticado e o pouco interesse do público, mas também pela conquista do segundo título consecutivo do Brasil. O Mundial'62 começou a ganhar forma, muito tempo antes, no congresso da FIFA realizado em Lisboa em 1956.

O Brasil vence o seu 2º Mundial, igualando Uruguai e Itália.

A preparação do Mundial'62 foi bastante complicada, já que o país sul-americano necessitava de remodelar os seus estádios, transportes e sistemas de telecomunicações. Para atrasar ainda mais os preparativos, o Chile foi devastado por um sismo de grande magnitude, que matou mais de 50 mil pessoas e destruiu as cidades de Valdivia, Talca, Concepción e Talcahuano, enquanto que Antofagasta e Valparaíso renunciaram devido à falta de fundos. O Mundial estava em perigo de se realizar, mas o povo chileno conseguiu unir-se perante a adversidade e a prova arrancou a 30 de Maio, com selecções europeias, sul-americanas e o México, representante da Concacaf.

As estrelas do Brasil, Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo.

A competição não começou da melhor forma para a selecção canarinha. Depois do triunfo frente aos mexicanos no jogo inaugural (2-0), o Brasil sofreu um forte revés. A sua estrela Pelé, que quatro anos antes tinha sido determinante para a conquista do ceptro na Suécia, lesionou-se na partida com a Checoslováquia (0-0). Todos vaticinaram que o Brasil acabara, nesse momento, de perder todas as hipóteses de se sagrar o terceiro bicampeão mundial da história, juntando-se ao Uruguai e à Itália. Os grandes rivais do Brasil eram a URSS, que se apresentava mais forte do que em 1958, e a Hungria que ameaçava repetir o grande Mundial'54, onde foi finalista vencida.

Vavá festeja o 3º golo na final contra a Checoslováquia (3-1).

Sem o seu craque de eleição, eis que Garrincha assume o controlo do jogo brasileiro, tornando-se na figura de proa do Mundial'62. O génio das pernas tortas, como ficou conhecido no mundo do futebol, levou a sua selecção ao colo até ao derradeiro encontro. Espanha, Inglaterra e Chile foram os adversários eliminados até à final que se realizou no Estádio Nacional de Santiago, com a Checoslováquia, onde a canarinha não teve dificuldade em vencer por 3-1, perante 68 mil espectadores.

Final, 17 de Junho de 1962, Santiago

Brasil 3-1 Checoslováquia

Amarildo 17', Zito 69', Vavá 78'; Masopust 15'

domingo, maio 30, 2010

Menos Estilo, Mais Futebol - Vídeo Extra

Alguns dos melhores momentos de Valderrama, muito estilo e muito futebol também.

TOP 7 MUNDIAL - Menos Estilo, Mais Futebol

#1 - Carlos Valderrama (Mundial 1990, 1994 e 1998)


Se Helios, o deus grego do sol, jogasse futebol, ele seria parecido com Valderrama, com a sua juba dourada, resplandecente, descarada e singular.


Eterno Carlos Valderrama.

Como diria o Anão "Menos estilo, mais futebol".

Finalmente foi detido.


100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 9

Imaculada Conceição

A 3 de Outubro de 1965 acontece o primeiro ensaio de treino de conjunto com duas equipas completas no campo que o clube construíra em Santo António. Mas só a 5 de Maio do ano seguinte ali se realizará o primeiro jogo oficial, dez anos depois de adquiridos os terrenos. O adversário do Marítimo foi o Juventude Atlântico Clube, que acabou derrotado por 7-0.
Recuperação Madeirense

A conquista do título de campeão da Madeira da época 1965/66 – o 29º alcançado pelo clube em 48 disputados – é encarado com serenidade. Mas com elevado orgulho por essa equipa triunfante ser constituída, com excepção do guarda-redes, com jogadores formados no clube. Em 1966/67 a confirmação – o clube sagra-se novamente campeão da Madeira. Estava relançado futebol do Marítimo. Como o jogo da segunda oitava de Natal de 1966 deixara antever, através da vitória (3-0) sobre o Sporting de Braga, que era ‘só’ o detentor da Taça de Portugal ... Não foi uma vitória isolada. No Domingo de Páscoa do ano seguinte, o primodivisionário Belenenses é derrotado nos Barreiros por 3-1. E na passagem do 57º aniversário, o convidado Varzim sofre uma derrota que se escreve com números que, no futebol destes tempos, já vão ficando fora de moda: 5-2. Estavam reabertas as portas do sucesso. A luta pela presença definitiva nas competições nacionais vai entrar numa fase decisiva ...

sábado, maio 29, 2010

TOP 7 MUNDIAL - Menos Estilo, Mais Futebol

#2 - Ronaldo (Mundial 2002)

O Mundo ficou boquiaberto quando viu o triângulo capilar na cabeça de Ronaldo, o fenómeno, no Mundial da Ásia. Nesse ano foi campeão do mundo e venceu a bota de ouro. Mas bem mais interessante foi o facto de o jornal inglês "The Sun" ter considerado o cabelo de Ronaldo como o "Pior Corte de Cabelo de Sempre". Alguém tem dúvidas disso?

Como diria o Anão "Vem cá ao meu salão e eu trato dessa merda que tens na cabeça".

quinta-feira, maio 27, 2010

TOP 7 MUNDIAL - Menos Estilo, Mais Futebol

#3 - Taribo West (Mundial 1998)

Quem não se lembra da boa selecção nigeriana dos finais dos anos 90? Kanu, Babangida, Babayaro, Okocha, Amokachi, Finidi, Rufai, Ikpeba, Oliseh, fizeram parte desta selecção que teve boa prestação no Mundial de 1998, atingindo os Oitavos de Final. Taribo
West nunca foi um jogador por aí além mas chegou a actuar no Inter. Não ficará certamente conhecido pelo seu futebol, mas quanto ao estilo, não tenham a mínima dúvida que é inesquecível. West, o pequeno pónei.

Como diria o Anão, "Menos estilo, mais futebol".

quarta-feira, maio 26, 2010

TOP 7 MUNDIAL - Menos Estilo, Mais Futebol

#4 Roberto Baggio (Mundial 1994)

Idolatrado pelos adeptos de todo o mundo, Roberto Baggio tinha um dos penteados mais singulares da história do futebol. Baggio foi um jogador que tinha pouco a ver com o estereótipo do jogador italiano, era o "irreverente" numa equipa que se preocupava sobretudo com os processos defensivos e futebol físico. Falhou o penalty decisivo da final do Mundial dos EUA, frente ao Brasil de Romário e Bebeto. Muitos italianos nesse momento, pensaram certamente em lhe cortar o rabo de cavalo à chapada.

Como diria o Anão, "Menos estilo, mais futebol".

100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 8


Bodas de Ouro

Estamos no ano das Bodas de Ouro. O Marítimo vive, no futebol, um dos mais difíceis momentos da sua equipa de futebol, em resultado do fraco desempenho da sua equipa de honra. O rival União já iniciou a sua caminhada para a conquista de sete títulos consecutivos de campeão da Madeira. No Marítimo trabalha-se para o futuro. E salienta-se que o desânimo da massa associativa, é um problema tão grave como os fracos resultados da equipa de honra.
Comemorações à altura
É com esse estado de espírito que se comemoram as Bodas de Ouro. Uma Comissão de Honra que engloba as principais entidades civis, militares e uma Comissão Central, liderada pelo eng. José Adolfo Pinto Elyseu, põem em marcha, com inúmeras colaborações, um ambicioso programa. Nova ‘Feira Popular’, a edição de um número especial do boletim do clube, uma sessão solene no Teatro Municipal, uma orgulhosa exposição dos trofeus, um festival no Estádio dos Barreiros e a restauração da sede primitiva do clube, são as partes mais destacadas da série de eventos que animou a colectividade e a sociedade madeirense.
Assaltos Lisboetas

Entretanto, o esforço de relançamento do futebol verde-rubro começa a dar os primeiros resultados. Surgem, nas camadas mais jovens, jogadores de bom nível. E surgem também novas contrariedades. Contra tudo o que se encontrava estipulado na regulamentação em vigor, Nelson é transferido para o Benfica, através de um execrável parecer do Director Geral dos Desportos. O jovem madeirense estava prestes a ser integrado na primeira categoria verde-rubra, era amador e pertencia à escola de aprendizagem do clube desde 1956. A cobiça benfiquista despertara com a participação do jogador nos treinos da selecção nacional de juniores. Foi um rude golpe, tanto mais que, no apogeu da crise da sua equipa principal, o Marítimo disputa, na época 63/64, o jogo de ‘passagem’ com a promoção, por ter sido o último classificado do campeonato da Madeira. Virgílio (para o Belenenses) e Feliciano (também para o Benfica), foram outros casos que fizeram correr muita tinta, tanta era a injustiça advinda da irregularidade das suas transferências para os clubes continentais.
Feira prolongada

Com os sucessivos inêxitos futebolísticos a persistirem, o Marítimo procura por todos os meios dinamizar a sua vida associativa e angariar fundos que permitam responder às muitas solicitações que enfrenta. A Feira Popular em 1964 terá a duração de três meses e traz à Madeira as ‘estrelas’ nacionais: Ana Maria, Rossano, Raul Solnado Luiz Mariano; Maximiano de Sousa (Max) é um dos artistas mais admirado; pelo meio a famosa cançonetista espanhola Marisol encanta o Funchal. Estes são também os tempos em que, como que a compensar as ‘desgraças’ do futebol, a actividade das modalidades amadoras (nomeadamente o Hóquei em Patins) cativa a atenção de um considerável número de sócios.

terça-feira, maio 25, 2010

TOP 7 MUNDIAL - Menos Estilo, Mais Futebol

#5 Alexis Lalas (Mundial 1994)

Os Estados Unidos nunca deu ao futebol mundial grandes nomes, certamente Landon Donovan e Tim Howard são os mais conhecidos. Mas um nome que sobressaiu no Mundial de 1994, Alexis Lalas, defesa central. Num mundial disputado em casa, Lalas tornou-se um dos jogadores favoritos por parte dos adeptos americanos, era um líder dentro de campo, mas o seu cabelo ruivo e longa barba é que vão torná-lo inesquecível no mundo do futebol. Poderá ser confudido facilmente com um guitarrista grunge, não se engane, foi mesmo jogador da bola.

Como diria o Anão, "Menos estilo, mais futebol".

segunda-feira, maio 24, 2010

Playoff II Divisão - 3ª Jornada

O Moreirense recebeu e venceu, este domingo, o Arouca, por 2-0, saltando para a frente da classificação da «poule» para apurar o campeão da II Divisão.

A equipa de Moreira de Cónegos soma agora quatro pontos em dois jogos, sendo seguido pelo Arouca, que soma três, enquanto o União da Madeira tem apenas um.

A «poule» prossegue no próximo dia 30, com o Moreirense a receber os madeirenses, enquanto o Arouca fica de folga.

in abola.pt

CLASSIFICAÇÃO
1º Moreirense 4 Pts
2º Arouca 3 Pts
3º U. Madeira 1 Pts

TOP 7 MUNDIAL - Menos Estilo, Mais Futebol

#6 - Paul Breitner e Kevin Keegan (Mundial 1982)

Breitner era o defesa esquerdo da superpoderosa RFA, Keegan era ponta de lança e a figura máxima da selecção inglesa no Mundial espanhol em 1982. O que tinham em comum? Apenas o cabelo afro que contrastava com os restantes colegas de equipa. Colegas demasiado conservadores no que toca a cabelos, diriam eles. Aqui no Mundial 1982 certamente deveriam estar a discutir sobre produtos para o cabelo.
Como diria o Anão, "Menos estilo, mais futebol".

100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 7


Sporting na Madeira

Em Junho de 1958, a direcção verde-rubra, interpretando o desejo dos desportistas locais por grandes espectáculos desportivos que agitassem o meio regional e servissem de avaliação ao futebol do clube, convidou o campeão nacional – Sporting – a deslocar-se à Madeira A empresa custa 140 contos: 70 de ‘cachet’, 40 para transportes aéreos, 20 para organização e outras despesas diversas, tudo a cobrir num só jogo. Era arriscado. Mas um mês antes, a receita do Marítimo - Porto, na primeira ‘mão’ dos oitavos da Taça de Portugal, fora de 230 contos… O encontro realiza-se a 15 de Junho, no Estádio dos Barreiros e acaba com um empate a uma bola. Mas o resultado foi melhor que a receita, insuficiente para cobrir a despesa.
Nova Feira

Este desaire só intensifica a vontade posta na organização da segunda ‘Feira Popular do Marítimo’, que vai funcionar de 31 de Agosto até 22 de Setembro. A receita era ‘segura’, dada a grande adesão que a iniciativa merecia. O certame fica incluído no programa das comemorações do 48º aniversário. Mas a grande inovação da época é a revista ‘Rosário de Cantigas’, musicada pelos irmãos Freitas, a qual terá mais de dez apresentações, com a lotação do Teatro Municipal esgotada. O sucesso é tal que se faz uma exibição com receita para o ‘Dia do Preso’. No Marítimo comenta-se que, desta feita, não é a equipa de futebol a ser usada para fins de benemerência, mas não deixa de ser uma iniciativa verde-rubra a ter os mesmos fins.
Arranque das obras

A 29 de Setembro acontece a cerimónia de arranque das obras para a construção do campo de jogos do Marítimo. A recolha de fundos decorre com entusiasmo entre os sócios, mas os valores angariados estão ainda longe dos montantes necessários. Uma ‘ajuda’ aos cofres do clube é a cedência de ‘Chino’ ao Benfica, por duas épocas – ao fim das quais terá de voltar ao Marítimo. O ‘empréstimo’ vale cinquenta contos. Entretanto, a secção de juniores dá prejuízo, e a respectiva comissão, sentindo-se injustiçada, demite-se em Janeiro de 1959.
Novo presidente

O estado do futebol do Marítimo continuava a merecer críticas dos sócios e era tema de debate entre os apaniguados verde-rubros e os adeptos das restantes colectividades. A direcção está pressionada pelas circunstâncias e acaba substituída em Janeiro de 1960. O Dr. Henrique Vieira da Luz assume o cargo de presidente do clube. Era um dirigente que gozava de largo prestígio, merecia o apoio generalizado dos sócios e reunia o consenso necessário para estabilizar a vida da colectividade.

domingo, maio 23, 2010

TOP 7 MUNDIAL - Menos Estilo, Mais Futebol

#7 - Selecção da Roménia (Mundial 1998)

A década de 1990 foi uma década em que a água oxigenada foi muitas vezes a melhor amiga de um jogador de futebol. Estrelas inglesas como Beckham, Robbie Fowler e David James não resistiram à moda do cabelo amarelo. Mas o apogeu deste estilo foi a equipa da Roménia de 1998, que tingiu os cabelos em massa ao entrar em campo, dignos de um videoclip do Eminem. A sua participação ficou-se pelos oitavos de final, frente a uma super Croácia.
Como diria o Anão, "Menos estilo, mais futebol".

Champions League - Inter Campeão Europeu

A Europa rendeu-se a José Mourinho. O Inter, treinado pelo português, sagrou-se esta noite campeão europeu ao vencer o Bayern Munique com um bis de Milito na final da Liga dos Campeões, disputada no Santiago Bernabéu.

Diego Milito foi o grande herói da consagração dos nerazzurri como campeões europeus. O avançado argentino apontou os dois golos (35 e 70) que selaram o triunfo frente à formação alemã. O terceiro troféu da época, depois da conquista da Taça de Itália e da Serie A.

Esta é a segunda vez que Mourinho conquista a Champions, depois de, em 2004, ter conseguido a proeza pela primeira vez com o FC Porto. Na época anterior, o técnico luso conquistou a Taça UEFA.

Esta é a terceira Liga dos Campeões conquistada pelo Inter em toda a sua história. A última foi há 45 anos, frente ao Benfica (1-0).

O extremo Ricardo Quaresma, apesar de não ter estado no relvado, também se consagrou campeão europeu. Silvino, Rui Faria e José Morais, membros da equipa técnica de "Mou", são os outros portugueses com direito à medalha. Luís Figo, director de relações internacionais é o outro luso vencedor.
in record.pt
Últimos 10 Vencedores
2009/10 - Inter
2008/09 - Barcelona
2007/08 - Manchester Utd.
2006/07 - AC Milan
2005/06 - Barcelona
2004/05 - Liverpool
2003/04 - FC Porto
2002/03 - AC Milan
2001/02 - Real Madrid
2000/01 - Bayern

Top 5 - Mais Ligas dos Campeões/TCE
1º Real Madrid - 9
2º AC Milan - 7
3º Liverpool - 5
4º Ajax - 4
4º Bayern - 4

100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 6


Primeira Feira

O programa das comemorações do 47º aniversário do clube integra a primeira ‘Feira’ que o Marítimo vai organizar, numa demonstração de capacidade e de apoio popular que fará história. Como que a complementar os dados dos jogos com os clubes da divisão de honra madeirense, mostram-se os trofeus do Marítimo, numa exposição que maravilha apaniguados e rivais. A superioridade desportiva e social de sempre, leva a Direcção a nomear delegados nas principais freguesias da Ilha e a publicar os dados do movimento de sócios. Como se segue:
Autocarro exemplar

Em 1958 é adquirida um autocarro para serviço exclusivo do clube, com capacidade para 21 pessoas. Esta aquisição é um exemplo dos passos que a vida do clube vai seguindo: o veículo foi recuperado com colaborações diversas, sendo considerável o número de sócios que colaboram voluntariamente nas mais diversas tarefas (mecânica; pintura; ofertas de tintas, jantes e outros artigos).
Mil reunidos

Passado um ano sob a primeira grande Assembleia Geral do Marítimo, realiza-se nova reunião magna dos verde-rubros. Estamos a 26 de Janeiro de 1958, o local do encontro volta a ser o Cine-Parque. O andamento da vida o clube – particularmente o que vai acontecendo na principal equipa de futebol – gera desagrado. E apesar das iniciativas que estão em marcha, a direcção cessante é confrontada de novo com uma lista opositora. O Relatório e Contas é aprovado por mais de 75% dos cerca de mil sócios presentes. Mas são ouvidas críticas pelos dinheiros pagos a estrangeiros, ás quais é contraposta a disponibilidade de um saldo de mais de mil contos para investir … no património.
Associativismo

Uma vez mais a lista proposta pela direcção cessante triunfa, merecendo a confiança da generalidade dos associados da colectividade. E dá-se continuidade ao rumo que vinha sendo seguido. Em breve lança-se a campanha ‘um dia de trabalho para o nosso campo’. A contribuição mínima é de ‘um dia de trabalho’, valorizado em 25 escudos. Não ‘era proibido’ dar mais e serão muitas as contribuições de montante superior àquele montante. Exemplarmente, boa parte da construção do campo da Imaculada Conceição resultará dessas contribuições de sócios, adeptos e simpatizantes do clube, residentes na Ilha ou espalhados um pouco por todo o mundo.

sexta-feira, maio 21, 2010

Liga Tahiti - Histórico - Parte 2


JORGE CORREIA
2007/2008 - CSM Monte - 5ºLugar/8 - 907 Pts. - Quartos de Final (tt)
2008/2009 - CS Monte - 7ºLugar/10 - 936 Pts. - Quartos de Final (tt)
2009/2010 - Club Sport Monte - 5ºLugar/14 - 1112 Pts. - Fase de Grupos (tt)

JOSÉ PEDRO PEREIRA
2007/2008 - Coral FC - 6ºLugar/8 - 858 Pts. - Quartos de Final (tt)
2008/2009 - Madeira Livre FC - 9ºLugar/10 - 874 Pts. - Quartos de Final (tt)
2009/2010 - Madeira Livre FC - 3ºLugar/14 - 1134 Pts. - Meia Final (tt)

LUÍS DANIEL RODRIGUES
2007/2008 - Jack Daniel's - VENCEDOR/8 - 1114 Pts. - VENCEDOR (tt)
2008/2009 - Jack Daniel's - 2ºLugar/10 - 991 Pts - Finalista (tt) + ST
2009/2010 - Jack Daniel's - 10ºLugar/14 - 1029 Pts. - Quartos de Final (tt)
Títulos: 1 Liga Tahiti, 1 Taça Tahiti, 1 Supertaça José Ramalho

PAULO FREITAS
2009/2010 - CF Os Tinterra - 8ºLugar/14 - 1061 Pts. - Playoff (tt)

PEDRO FREITAS
2009/2010 - Estreitos Unidos - VENCEDOR/14 - 1233 Pts. - Meia Final (tt)
Títulos: 1 Liga Tahiti

TIAGO CAMACHO
2007/2008 - Fula FC - 7ºLugar/8 - 852 Pts. - Quartos de Final (tt)
2008/2009 - Jamal Team - 4ºLugar/10 - 983 - Quartos de Final (tt)
2009/2010 - Los mariachis.pt - 4ºLugar/14 - 1121 Quartos de Final (tt)

VÍTOR FREITAS
2008/2009 - Os Estafetas - 6ºLugar/10 - 938 Pts. - Fase de Grupos (tt)
2009/2010 - Estafetas - 13ºLugar/14 - 954 Pts. - Fase de Grupos (tt)
tt - Taça Tahiti
ST - Supertaça José Ramalho

quinta-feira, maio 20, 2010

Liga Tahiti - Histórico - Parte I

ARTUR RODRIGUES
2007/08 - Diabos à Solta - 2ºLugar/8 - 1068 Pts. - Meias Finais TT*
2008/09 - Diabos à Solta - 5ºLugar/10 - 972 Pts. - Meias Finais TT
2009/10 - Diabos à Solta - 11ºLugar/14 - 1017 Pts. - Fase de Grupos TT

DUARTE ESPÍRITO SANTO
2007/08 - Ganita FC - 8ºLugar/8 - 799 Pts. - Finalista Vencido TT
2008/09 - Ganita FC - 8ºLugar/10 - 925 Pts. - Fase de Grupos TT
2009/10 - Ganita FC - 14º Lugar/14 - 929 Pts. - Quartos de Final TT

FÁBIO FERREIRA
2007/08 - Coral Sport Club - 4ºLugar/8 - 1012 Pts. - Meias Finais TT
2008/09 - Coral SC - 3ºLugar/10 - 990 Pts. - VENCEDOR TT
2009/10 - Coral SC - 12ºLugar/14 - 999 Pts. - VENCEDOR TT
Títulos: 2 Taças Tahiti

FILIPA CORREIA
2009/10 - Redheart's Corner - 2ºLugar/14 - 1158 Pts. - Finalista Vencido TT

HÉLDER TEIXEIRA
2007/08 - Apito Queimado - 3ºLugar/8 - 1045 Pts - Quartos de Final TT
2008/09 - Apito Queimado - VENCEDOR/10 - 1086 Pts. - Meias Finais TT
2009/10 - Apito Queimado - 6º Lugar/14 - 1092 Pts. - Quartos de Final TT + ST**
Títulos: 1 Liga Tahiti. 1 Supertaça José Ramalho

JOÃO FERREIRA
2008/09 - JOAOFPF - 10º Lugar/10 - 874 Pts. - Quartos de Final TT
2009/10 - Clube Desportivo 48 - 7ºLugar/14 - 1071Pts. - Fase de Grupos TT

JOÃO FREITAS
2009/10 - Carvalheiro FC - 9ºLugar/14 - 1040 Pts - Playoff TT

*TT - Taça Tahiti
*ST - Supertaça

quarta-feira, maio 19, 2010

100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 5

Terreno para campo

A sete de Dezembro de 1956 a Direcção do Marítimo toma uma decisão histórica – a aquisição de um terreno para construção de um campo propriedade exclusiva do clube. O negócio envolve 260 contos que motivam o lançamento de uma grandiosa campanha de angariação de fundos. Sem prejuízo das futuras obras, aproveita-se logo o prédio urbano localizado no terreno para aí montar um ‘centro de estágio’, que será inaugurado a 21 de Março de 1957. Os preparativos ficaram a cargo das esposas do presidente da Direcção e do treinador.
Crescer sempre

Resultado do espírito de iniciativa que vem caracterizando a actividade do clube, sabe-se que o ano de 1956 registou 768 novos sócios e que em Janeiro de 1957, um total de 248 atletas representam o Marítimo em diversas modalidades (mais 107 atletas que na época anterior). É no âmbito desse espírito de iniciativa que surge, nos primeiros dias de Janeiro deste ano de 1957, o programa radiofónico ‘Meia Hora do Marítimo’, o qual cativa as atenções dos maritimistas … e não só. A presença de cerca de mil sócios na Assembleia Geral de 27 de Janeiro de 1957, realizada nas instalações do cinema Cine-Parque, tem tanto a ver com a dinâmica imprimida à vida do clube como a iminente crise da equipa de futebol. A reunião começa às dez horas da manhã e só terminará depois das 13. Com a eleição dos corpos gerentes propostos pela direcção cessante e derrota da denominada ‘lista da oposição’.
Estádio dos Barreiros

A 5 de Maio é inaugurado o Estádio dos Barreiros. No vasto programa do evento, o principal atractivo é o jogo entre as selecções da Madeira e ‘B’ de Portugal. O Marítimo cede seis jogadores ao seleccionado regional: ‘Chino’, Raúl (que é capitão), Gorrin, Álvaro, Jorge, Américo e Jorge. No desfile participam 120 atletas verde-rubros. Mais tarde, o União de Las Palmas e o Torreense, equipas das primeiras divisões de Espanha e Portugal, vêm ao encerramento da época verderubra. Os melhores resultados são uma vitória sobre os canarianos, (2-1) e um empate com o Torreense (2-2). Sinal do declínio da equipa, são consentidas, perante os mesmos adversários, duas derrotas: 5-1 com o ‘Las Palmas’ e 1-0 com os continentais.
Reforços canarianos

Entretanto, Caballero Diáz, contratado para ocupar o lugar de Fonda, chega ao Funchal a 4 de Setembro, vindo de Las Palmas, de onde é natural. Vem acompanhado de Artilles, avançado centro também canariano; na altura, anuncia-se ainda a contratação de outro espanhol das Canárias: o médio Miguel. Era um esforço para manter os resultados do futebol à altura dos pergaminhos do clube e obstar ao ocaso dos grandes jogadores que tinham, com esforço e dedicação, escrito as magníficas páginas da história mais recente do Marítimo. O momento justifica que o clube apresente a supremacia sobre os rivais madeirenses. Publica-se a estatística dos jogos até então realizados com esses adversários. Como se segue, para que não restassem dúvidas e só no que respeita à categoria de Honra.

segunda-feira, maio 17, 2010

La Liga 2009/10 - Barcelona Campeão

O Barcelona sagrou-se, neste Domingo, bicampeão espanhol de futebol. A equipa catalã goleou o Valladolid por 4-0, em Camp Nou, garantindo o 20º ceptro da história do clube.
O "Barça" partia para a 38ª, e última jornada, com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid. Sem querer esperar por um eventual deslize da equipa da capital - que acabou por se verificar, com empate dos "merengues" em Málaga (1-1) -, os comandados de Pep Guardiola "despacharam" o despromovido Valladolid (Sereno e Pelé foram totalistas) com quatro golos sem resposta. O autogolo de Prieto (27') abriu caminho ao triunfo catalão, com Pedro (31') a fechar as contas da primeira metade. Com a etapa complementar vieram os golos do "suspeito do costume", com Lionel Messi a bisar aos 62' e 76'.
O Barcelona revalida o título com espantosos 99 pontos (em 114 possíveis), record na Liga Espanhola. Quanto ao prémio Pichichi, prémio atribuído ao melhor marcador, vai para Messi, com 34 golos apontados no campeonato.

Últimos 10 Campeões
2009-10 Barcelona
2008-09 Barcelona
2007-08 Real Madrid
2006-07 Real Madrid
2005-06 Barcelona
2004-05 Barcelona
2003-04 Valencia
2002-03 Real Madrid
2001-02 Valencia
2000-01 Real Madrid

Top 5 - Clubes com mais campeonatos
1º Real Madrid - 31
2º Barcelona - 20
3º Atlético Madrid - 9
4º Atlético Bilbao - 8
5º Valencia - 6

Coreia e Japão 2002 - O que dizem as bilhardeiras?


"Não há consolo para o que eu fiz. Cometi um erro, o único em sete jogos, e fui brutalmente punido. Deveria ter segurado aquela bola"

Oliver Kahn, guarda-redes da Alemanha, sobre o lance que originou o primeiro golo do Brasil na final

100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 4

Treinador Profissional

Atento ao que se vai passando a nível nacional, o Marítimo prepara-se para a contratação de um jogador/treinador profissional. É preciso arranjar fundos extraordinários… A comissão encarregada da missão coloca listas de subscrição em diversos pontos do Funchal e um pouco por toda a Ilha. Arranjam-se 70 contos. E a 15 de Setembro de 1955, chega ao Funchal Juan Carlos Fonda, ex-internacional argentino, com a missão de lançar novas bases para o futebol verde-rubro. A 8 de Novembro do mesmo ano, Fonda acusa a falta de ‘profissionalismo’, a ausência de jogadores em treinos, a inexistência de fichas para controlar presenças, a falta de balança para pesar os jogadores antes e depois das sessões de treino. Pequenas ‘coisas’ ... que dão imagem do amadorismo em que se vivia.
Mais modalidades

Em Janeiro de 1956 é anunciada a criação da secção de Basquetebol do clube e em Março do mesmo ano é decidida a nomeação de uma comissão para organizar a secção de Hóquei em Patins, para a qual é preciso encontrar 20 contos. O clube dá passos mais consistentes na organização da actividade para outras modalidades além do futebol. Mas esta é sempre a modalidade de referência, a que mais êxitos traz ao clube. … Como a eliminação do Barreirense da Taça de Portugal, batido por 5-1, num jogo memorável realizado no Campo do Liceu. Segue-se o Porto, que afasta o Marítimo, em Pina Manique (Lisboa), por 1-0. Antes da partida para Lisboa, foi possível fazer um treino no primeiro campo relvado da Madeira – o do novo Estádio dos Barreiros.
Troféu mais valioso

É ainda através da sua equipa de futebol que o Marítimo vai conquistar o trofeu mais valioso até à data disputado na Madeira, oferta da colónia de emigrante na Venezuela para disputa em jogo com receita a favor da ‘casa dos rapazes’. A taça vale 14 contos, uma pequena ‘fortuna’ para a época. A 3 de Junho, o Marítimo junta-a ao seu espólio, após impor uma derrota ao Nacional, por uma bola sem resposta.
Época em Pleno

No final da época 55/56 acontecem ainda três jogos com o visitante União de Las Palmas e um com o Salgueiros. Dois empates – 0-0 no primeiro jogo e 2-2 no terceiro – e uma vitória, por 3-1, são os resultados dos jogos efectuados com os canarianos. Os portuenses são derrotados por 5-1. O Marítimo exulta. Feitas as contas, todas as provas associativas da época, em todas as categorias, tinham sido vencidas pelo clube, que também não perdera um único jogo particular com equipas locais ou forasteiras. Todavia, na deslocação a Canárias, entre 25 de Agosto e 4 Setembro, acontecem três derrotas: 6-4 e 3-0 impostos pelo União de Las Palmas, e 3-1 na passagem por Tenerife. Os ‘campeões’ também perdem …

O nosso chefe.


domingo, maio 16, 2010

Taça de Portugal 2009/10 - FCPorto Vencedor

O FCPorto ganhou hoje a 15ª Taça de Portugal da sua história, segunda consecutiva, após vencer no Estádio do Jamor o Desportivo de Chaves, por 2-1. Guarín e Falcão adiantaram a equipa portista e o Clemente reduziu para a equipa flaviense.
Últimos 10 vencedores
2009-10 FCPorto
2008-09 FCPorto
2007-08 Sporting
2006-07 Sporting
2005-06 FCPorto
2004-05 V. Setúbal
2003-04 Benfica
2002-03 FCPorto
2001-02 Sporting
2000-01 FCPorto

Top 5 - Clubes com mais títulos
1º Benfica - 24
2º FCPorto - 15
3º Sporting - 15
4º Boavista - 5
5º V. Setúbal - 3

Playoff II Divisão - 2ª Jornada

União da Madeira 1 - 2 Arouca
0-1 Jorge Leitão (33'); 1-1 Luís Pinto (36'); 1-2 Bruninho (68')

U. Madeira - Adriano, Roberto (Vítor Hugo, 45'), Emerson, Fábio Ervões, Alex, Tony (Julian, 69'), Steve, Rúben Andrade, Athos (Roger, 45'), Luís Pinto, Éder.
Arouca - Pedro Soares, Steven, Filipe Babo, Fernando, Mário Loja, Diogo, Pedro Santos (E. Luz, 44'), Paulinho, Bruninho (Béré, 87'), André Soares (Zongo, 90'+6), Jorge Leitão.

A equipa do U. Madeira sentiu, ontem, enormes dificuldades em explanar o futebol que nos habituou ao longo da época regular. Já o Arouca, povoou o seu meio-campo com uma equipa muito possante e experiente, como são os casos de Pedro Santos e Mário Loja, elementos que actuaram no escalão principal.
A primeira situação de algum perigo foi criada num livre cobrado por Athos à passagem dos 6', mas Pedro Soares limitou-se a estar atento para agarrar a bola.
O Arouca, em estreia nesta fase decisiva, apostou num futebol de contenção para suster a pressão unionista e nas bolas paradas para criar perigo. Aliás, foi assim que os vencedores da Zona Centro fizeram os dois golos na sequência de livres batidos por Pedro Santos e Paulinho.
Esses lances deixaram a equipa da casa ainda mais nervosa e intranquila pois a vontade de vencer era imensa após o empate com o Moreirense na ronda inaugural.
"As coisas estão difíceis, mas faltam 6 pontos e vamos acreditar", admitiu, desiludido, o técnico Daniel Quintal no final do encontro.

Classificação
1º Arouca 3 Pts
2º Moreirense 1 Pts
3º U. Madeira 1 Pts

in Record

Serie A 2009/10 - Inter Campeão

O Inter de Milão, treinado pelo português José Mourinho, sagrou-se esta tarde pentacampeão italiano, segundo consecutivo para "Mou". O Inter via-se ao intervalo obrigado a vencer, visto que a Roma ganhava o seu jogo por 0-2 e assim era virtual campeã. No início da segunda metade e após várias hipóteses de golo, Diego Milito, aos 57', marcou o único golo da partida frente ao despromovido Siena, dando assim a vitória à equipa milaneza e consecutivo "Scudetto". Assim, a equipa de Mourinho e Quaresma, fez a dobradinha, visto já ter ganho a Taça de Itália. De referir ainda, que o Inter de Milão pode juntar aos dois troféus conquistados a Liga dos Campeões, visto ser um dos finalistas da prova máxima europeia. Quanto ao melhor marcador do campeonato, o veterano Antonio Di Natale (Udinese) finalizou por 29 vezes, conquistando assim o prémio.

Últimos 10 campeões
2009-10 Inter de Milão
2008-09 Inter de Milão
2007-08 Inter de Milão
2006-07 Inter de Milão
2005-06 Inter de Milão (retirado à Juventus*)
2004-05 Retirado à Juventus *
2003-04 AC Milan
2002-03 Juventus
2001-02 Juventus
2000-01 AS Roma
* devido ao caso de corrupção desportiva "Calciocaos"

Top 5 - Clubes com mais campeonatos
1º Juventus - 27 (dois títulos retirados na sequência do caso "Calciocaos")
2º Inter de Milão - 18 (um título atribuído na sequência do caso "Calciocaos")
3º AC Milan - 17
4º Genoa - 9
5º Torino - 7

100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 3



Dois Mil Sócios

Em Março de 1953, é lançada uma campanha de sócios com o objectivo de alcançar dois mil até final do ano. Significa (quase) duplicar os efectivos do momento… Em Outubro pede-se a quota mínima de 7$50, contra os seis escudos em vigor. A justificação é melhorar a intervenção junto dos atletas e dispor de equipamentos que facilitem uma maior assiduidade dos jogadores aos treinos O êxito coroa as duas iniciativas. Entusiasmados, e reconhecendo a importância da filiação dos adeptos e simpatizantes, o Marítimo lançará, quatro anos depois, nova campanha, desta feita na mira de atingir os três mil sócios.
Direitos pagos

Já com as futuras obras que darão vida ao Estádio dos Barreiros anunciadas – o velho campo dos Barreiros, iniciativa e propriedade do C.D. Nacional, está agora na posse da Junta Geral do Distrito – a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decide-se, finalmente, pela justiça. Não tem nada de especial essa decisão – aprova-se, no Congresso da FPF, a realização de uma das ‘mãos’ da Taça de Portugal nas Ilhas. A garantia de uma receita líquida de cem contos não bastou – foi preciso acrescentar a anuência dos clubes continentais ...
Disputa Histórica

Como não podia deixar de ser, na primeira vez que um clube continental vem à Madeira em disputa oficial, tem de enfrentar o Marítimo. O jogo realiza- se ainda no velho campo dos Barreiros, entre a formação verde-rubra (que afastara o Micaelense, no apuramento insular) e o Porto. A 24 de Maio de 1953, sob grande adesão e entusiasmo dos desportistas madeirenses, Marítimo e Porto empatam a zeros. Na segunda ‘mão’, os portistas impõem-se por 3-2, a jogar em casa. Mas o ‘susto’ é grande: o Marítimo esteve por duas vezes em vantagem (1-0 e 2-1). Cândido de Oliveira, jornalista d´ ‘A Bola’, declara, a propósito do primeiro jogo, ao Diário de Notícias:
"A táctica do Marítimo foi apropriada, e, na verdade podia ter obtido um golo no primeiro tempo, e outro no final do jogo. O Marítimo é um adversário corajoso, com belo espírito de luta, de apreciável resistência física e possuidor de alguns chutadores de mérito. Alguns dos seus jogadores deixaram-me excelente impressão, e a equipa é, sem dúvida, um conjunto de onze rapazes que durante a hora e meia sabem honrar a gloriosa camisola do velho Marítimo! Uma das notas mais agradáveis do encontro foi, a par do bom esforço realizado pelo Marítimo, o fidalgo comportamento do público".
Futebol em alta

Em 1954, o Marítimo conquista o 10º Campeonato da Madeira consecutivo, num total de 25 vitórias. A essa conquista junta a posse definitiva da Taça da Cidade, em disputa desde 39/40, obtida através da 10ª época de vitória no trofeu, sete das quais consecutivas. O Sporting de Braga é impotente para travar este potencial verde-rubro – na sua visita à Madeira, é derrotado no campo do Liceu por 3-1, depois de ter alcançado um empate (1-1) no primeiro dos dois jogos com o Marítimo.

sábado, maio 15, 2010

27ª Ronda - Classificação Liga de Portugal (Final)

Mundial 2010 - 23 Convocados Coreia do Norte

GUARDA REDES
Kim Myong Won (Amrokgang)
Myong-Guk Ri (Pyongyang)
Kim Myong Gil (Amrokgang)

DEFESAS
Cha Jong Hyok (Amrokgang)
Ji Yun Nam (April 25)
Kim Yong Jun (Pyongyang City)
Nam Song Chol (April 25)
Pak Chol Jin (Amrokgang)
Pak Nam Chol (Amrokgang)
Ri Jun Il (Sobaeksu)
Ri Kwang Chon (April 25)
Ri Kwang Hyok (Kyonggongop)

MÉDIOS
An Yong Hak (Omiya Ardija/Japão)
Choe Kum Chol (April 25)
Kim Kyong Il (Rimyongsu)
Mun In Guk (April 25)
Pak Nam Chol (April 25)
Pak Sung Hyok (Sobaeksu)

AVANÇADOS
An Chol Hyok (Rimyongsu)
Hong Yong Jo (FK Rostov, Rússia)
Jong Tae Se (Kawasaki Frontale/Japão)*
Kim Kum Il (April 25)
Ri Chol Myong (Pyongyang City)

* Estrela da selecção norte-coreana, conhecido como
o Rooney da Ásia (na imagem)

sexta-feira, maio 14, 2010

Ligue 1 2009/10 - Marselha Campeão

O Olympique de Marselha sagrou-se virtual campeão francês de futebol, pela nona vez, 18 anos depois da última conquista. O Marselha confirmou a conquista do título a duas jornadas do fim do campeonato, após vitória sobre o Rennes por 3-1, fazendo então a festa antecipada no Velódromo marselhês. Marselha, que já tinha tido uma noite de gritos, buzinas e palmas com a conquista da Taça da Liga, em 27 de Março, ficou assim definitivamente no primeiro posto.

No entanto, com a jornada 38, última da Ligue 1, ainda por disputar, a luta pelo segundo lugar ainda se encontra em aberto, com o Lille, Auxerre e Lyon ainda com hipóteses de se sagrarem vice-campeões. De referir ainda, que o prémio de melhor marcador é já atribuído ao avançado Niang (Marselha), com 18 golos apontados.

Últimos 10 Campeões
2009-10 Marselha
2008-09 Bordéus
2007-08 Lyon
2006-07 Lyon
2005-06 Lyon
2004-05 Lyon
2003-04 Lyon
2002-03 Lyon
2001-02 Lyon
2000-01 Nantes

Top 5 - Clubes com mais campeonatos
1º AS Saint-Etiénne - 10
2º Marselha - 9
3º FC Nantes - 8
4º Mónaco - 7
5º Lyon - 7

27ª Ronda - Classificação Liga dos Campeões (Final)

quinta-feira, maio 13, 2010

Ronda 27 - Classificação - Jornada 30 (Final)

Encomendadas as faixas desde muito cedo, pode-se finalmente coroar Estreitos Unidos. Uma análise e estatistica de cada equipa será realizada pormenorizadamente mais adiante. Resta salientar a ultrapassagem de Paulo Freitas ao irmão João na classificação geral. Afinal, estava já tudo decidido, salvo a ultima excepção, não houve alterações na tabela classificativa. Terminada a terceira época, fica desde já a promessa da continuidade para a próxima, contando, claro, com todos os intervenientes. Liga Tahiti 2009/2010 encerrada.

quarta-feira, maio 12, 2010

Liga Europa 2009/10 - Atlético Madrid Campeão

Atlético Madrid 2 - 1 Fulham (ap)

O Atlético de Madrid é o primeiro vencedor da Liga Europa. A vitória surgiu no prolongamento, através de um golo do urugaio e grande figura do jogo Diego Forlán, que marcou os dois golos da equipa madrilena. 48 anos depois, os "colchoneros" voltaram a vencer uma prova europeia, equipa onde milita o português Simão Sabrosa, que assim ganha também o seu primeiro troféu europeu. Quanto ao Fulham, de registar a brilhante campanha europeia, onde eliminou equipas como a Juventus e o Hamburgo, mas que nesta final, pese embora o esforço e entrega dos seus jogadores, não teve os mesmos argumentos individuais da equipa de Madrid. Por fim, resta referir que o prémio de melhor marcador da prova é dividido pelo benfiquista Óscar Cardozo e pelo Claudio Pizarro (Werden Bremen), ambos com 9 golos apontados.

Bundesliga 2009/10 - Bayern Munique Campeão

O Bayern Munique bateu o Hertha Berlim por 3-1 e sagrou-se o grande vencedor da Bundesliga. A formação comandada pelo treinador holandês Louis van Gaal entrou em campo com sentimento de missão e conseguiu mesmo lograr a conquista dos 3 pontos, para gáudios dos muitos adeptos bávaros que acompanharam a equipa até à capital.

Os golos que sentenciaram o triunfo foram apontados por Arjen Robben (2) e Ivica Olic. Quanto ao tento de honra dos homens da capital, ficou a cargo de Adrian Ramos.

Depois do sucesso dos bávaros, foi altura de fazer a festa, com muita celebração dos jogadores no relvado, antes de receberem o troféu correspondente ao triunfo na Bundesliga. Recorde-se que este é o sexto troféu da equipa nas últimas 10 temporadas. Para além disso é o 22º título de campeão nacional do Bayern, que esta temporada ainda pode conquistar a Taça da Alemanha e a Liga dos Campeões.

Edin Dzeko, avançado do Wolfsburgo, foi o melhor marcador do campeonato com 23 golos apontados.

In Record

Últimos 10 Campeões
2009-10 Bayern Munique
2008-09 Wolfsburgo
2007-08 Bayern Munique
2006-07 Estugarda
2005-06 Bayern Munique
2004-05 Bayern Munique
2003-04 Werder Bremen
2002-03 Bayern Munique
2001-02 Borussia Dortmund
2000-01 Bayern Munique

Top 5 - Clubes com mais campeonatos
1º Bayern Munique - 22
2º Dínamo Berlim - 10
3º Nuremberg - 9
4º Dínamo Dresden - 8
5º Schalke 04 - 7

Mundial 2010 - 30 Convocados Costa do Marfim

GUARDA REDES
Boubacar Barry (Lokeren)
Aristide Zogbo (Maccabi Netanya)
Vincent Angban (Asec Mimosas)
Daniel Yeboah (Asec Mimosas)
DEFESAS
Souleymane Bamba (Hibernian)
Arthur Boka (Estugarda)
Emmaneul Eboue (Arsenal)
Abdoulaye Meite (West Brom)
Siaka Tiene (Valenciennes)
Benjamim Angoua (Valenciennes)
Kolo Toure (Manchester City)
Steve Gohouri (Wigan)
Guy Demel (Hamburgo)
MÉDIOS
Emerse Fae (Nice)
Romaric (Sevilha)
Didier Zokora (Sevilha)
Cheick Tiote (Twente)
Yaya Toure (Barcelona)
Gilles Yapi Yapo (Young Boys)
Kanga Akale (Lens)
Jean-Jacques Gosso (Mónaco)
Emmanuel Kone (International Curtea Arges)
AVANÇADOS
Aruna Dindane (Lens)
Seydou Doumbia (Young Boys)
Didier Drogba (Chelsea)
Salomon Kalou (Chelsea)
Kader Keita (Galatasaray)
Bakari Kone (Marselha)
Gervinho (Lille)
Lacina Traore (CFR Cluj)

Mundial 2010 - 23 Convocados Brasil

GUARDA REDES
Júlio César (Inter de Milão)
Gomes (Tottenham)
Doni (AS Roma)
DEFESAS
Maicon (Inter de Milão)
Daniel Alves (Barcelona)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon)
Lúcio (Inter de Milão)
Luisão (Benfica)
Juan (AS Roma)
Thiago Silva (AC Milan)
MÉDIOS
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Josué (Wolfsburgo)
Felipe Melo (Juventus)
Kléberson (Flamengo)
Elano (Galatasaray)
Júlio Baptista (AS Roma)
Ramires (Benfica)
Kaká (Real Madrid)
AVANÇADOS
Luis Fabiano (Sevilha)
Nilmar (Villarreal)
Robinho (Santos)
Grafite (Wolfsburgo)

100 Verde-Rubros Anos - Capítulo VII, Parte 2

Boavista na Madeira

Em Junho de 1951, o Boavista visita a Madeira, mercê de iniciativa conjunta do Marítimo e do União. Os ‘axadrezados’ efectuam quatro jogos e regressam ao Porto sem o sabor da vitória: 1-2 e 2-5 com o Marítimo, 1-3 com o Nacional e 0-0 com o União. Apesar dos boavisteiros estarem a caminho do profissionalismo, os amadores madeirenses foram superiores. Pires Guerreiro, director do Boavista deixa, a propósito da primeira partida com o Marítimo, um registo interessante nas páginas do ‘Correio Desportivo’:
"A equipa do Marítimo foi a que nos deixou melhor impressão pelo seu valor ofensivo, e possui elementos que mereciam a atenção do seleccionador nacional. Gostei da arbitragem, enérgica, com autoridade, e certa no julgamento de penalidades. O público foi de uma correcção inexcedível, sendo imensamente simpático o apoio que encontrámos nalguns sectores".
Visita da Briosa

Em Agosto é a vez da Académica, a convite do Marítimo. Os dois jogos disputados terminam com a vitória do Marítimo: 3-1 e 4-1. A irreverente ‘Briosa’ curva-se perante a superioridade verde-rubra. A memória da digressão é registada por António Henrique Curado, jogador da Académica, na revista ‘Selecções Desportivas’:
"A jogar no Funchal, o Marítimo é outra coisa, completamente diferente do Marítimo que joga na Metrópole. Realmente é belo vê-la jogar (a equipa), mesmo que por vezes os seus homens dificultem as jogadas, mercê de qualquer extravagância pessoal, sem nunca, porém, deixarem que o pessoalismo se infiltre na maneira de actuar. (...) Entre o grupo do Marítimo, composto por abnegações com alto espírito de luta, existem três que em conjunto têm bastante categoria, não sabendo se na Metrópole haja quem os possa igualar. Referimo-nos ao trio avançado: Checa, Chino e Raul. Todos de forte compleição atlética, exímios nas jogadas de cabeça e chutando indiferentemente com ambos os pés, são bem os principais obreiros dos triunfos do clube ..."
Novos visitantes

Em Abril de 1952 segue-se o Sporting da Covilhã. A iniciativa é conjunta – de Marítimo e Nacional. O Marítimo derrota os ‘serranos’ por 3-2 e consente uma derrota por uma bola sem resposta. O parceiro da empresa é derrotado por três bolas a zero. A recepção a equipas do ‘interior’ do continente prossegue em Julho do mesmo ano, com o Juventude de Évora. Os alentejanos ganham os três jogos realizados: 2-1 e 3-2 ao Marítimo e 4-0 ao Nacional.
Barreirense tomba
O Verão deste ano traz, em passagem para os Açores, um Barreirense que, tal como o Sporting da Covilhã e o Juventude de Évora, vem marcando presença de destaque nos campeonatos ‘nacionais’. Mas a valia barreirense não é capaz de bater o Marítimo – 3-0 no primeiro jogo (de passagem para os Açores) e o 1-0 (no regresso para Lisboa). Entre estas duas partidas acontece ainda uma vitória sobre o Deportivo Tenerife (4- 1), presente na Madeira por iniciativa do União. Na rota dos clubes das vizinhas ilhas Canárias, dois meses mais tarde, o Marítimo bate o 'Aviación' por 4-2 e 3-2.

terça-feira, maio 11, 2010

Estádios do Mundial'2010 - Soccer City

Um dos mais artísticos e impressionantes estádios de futebol do continente africano, o recém-reconstruído Soccer City irá receber o jogo de abertura e a grande final da Mundial da FIFA África do Sul 2010.

O desenho foi inspirado no calabash, o tradicional vaso artesanal africano, e o apelo estético será ainda mais impactante com a iluminação noturna. Localizado no sudoeste de Joanesburgo, o Soccer City fica a apenas uma pequena distância de Soweto, distrito onde estão alguns dos adeptos mais fanáticos do país e no qual vivem cerca de 40% da população de Joanesburgo. Essa proximidade certamente vai fazer do estádio o centro das atividades durante a competição.

Apesar do cheiro a novo, o Soccer City já testemunhou importantes episódios da história da África do Sul, onde é considerado o coração do futebol. Na década de 1980, os dirigentes uniram-se para erguer o primeiro estádio do país que obedeceria a critérios internacionais, e a verba foi obtida pela própria comunidade desportiva. Foi lá que Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso após sair da prisão, em 1990, e onde, três anos depois, milhares de pessoas emocionaram-se com o funeral do activista político assassinado Chris Hani. Mas o estádio também já foi palco de episódios desportivos de festa para os sul-africanos, como a final da Taça das Nações Africanas, em 1996, em que a seleção nacional derrotou a Tunísia por 2 a 0 e sagrou-se campeã.

A arena original, conhecida como Estádio FNB, tinha capacidade para 80 mil pessoas, mas a ampliação do anel superior elevou esse número a 88.460.

Outras melhorias foram o aumento do número de camarotes de 85 para 184, a construção da cobertura, a reforma dos vestiários e a instalação de novos holofotes.
in fifa.com
Jogos:
11 Junho - 15:00 - (Grupo A) África do Sul - México
14 Junho - 12:30 - (Grupo E) Holanda - Dinamarca
17 Junho - 12:30 - (Grupo B) Argentina - Coreia do Sul
20 Junho - 19:30 - (Grupo G) Brasil - Costa do Marfim
23 Junho - 19:30 - (Grupo D) Gana - Alemanha
27 Junho - 19:30 - (Oitavos de Final) 1º Grupo B - 2º Grupo A
02 Julho - 19:30 - (Quartos-de-Final) V. Jogo 49 - V. Jogo 50
11 Julho - 19:30 - (Final) V. Jogo 61 - V. Jogo 62

Falta precisamente um mês para o ínicio do MUNDIAL 2010.

Onze da Jornada 30

Óscar Cardozo é o Jogador da Jornada. O avançado benfiquista voltou a fazer das suas, bisando na vitória do título. O paraguaio, com os dois golos apontados no jogo frente ao Rio Ave, contribuiu de forma decisiva para a conquista do 32º Campeonato por parte do Benfica e ainda sagrou-se o melhor marcador da Liga Sagres com 26 golos apontados.

G - Barroca (Académica) - 6 Pontos
D - Pedro Silva (Sporting) - 8 Pontos
D - Amoreirinha (Académica) - 5 Pontos
D - Pedro Costa (Académica) - 5 Pontos
M - Bruno Amaro (Académica) - 7 Pontos
M - André Almeida (Belenenses) - 7 Pontos
M - Guarín (FCPorto) - 7 Pontos
M - Miguel Veloso (Sporting) - 7 Pontos
A - Cardozo (Benfica) - 14 Pontos
A - Kléber (Marítimo) - 12 Pontos
A - Djalmir (Olhanense) - 11 Pontos

Pontos Totais (sem capitão) - 89 Pontos
Pontos Totais (com Cardozo a capitão) - 103 Pontos

segunda-feira, maio 10, 2010

Mundial 2010 - 24 Convocados Portugal

GUARDA REDES
Daniel Fernandes (Iraklis)
Eduardo (Sp. Braga)
Beto (FC Porto)

DEFESAS
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Fábio Coentrão (Benfica)
Paulo Ferreira (Chelsea)
Ricardo Costa (Lille)
Bruno Alves (FC Porto)
Zé Castro (Deportivo)
Rolando (FC Porto)
Miguel (Valência)
Duda (Malága)
Pepe (Real Madrid)

MÉDIOS
Miguel Veloso (Sporting)
Pedro Mendes (Sporting)
Raul Meireles (FC Porto)
Tiago (Atlético)
Deco (Chelsea)

AVANÇADOS
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Hugo Almeida (Werder Bremen)
Liedson (Sporting)
Danny (Zenit)
Simão (Atlético)
Nani (Manchester Utd.)

Premier League 2009/10 - Chelsea Campeão

O Chelsea sagrou-se este domingo campeão inglês depois de golear o Wigan em Stamford Bridge por esclarecedores 8-0, com golos de Anelka (2), Lampard, Kalou, Drogba (3) e Ashley Cole. Os portugueses Hilário, Paulo Ferreira, Bosingwa, Deco e Ricardo Carvalho também fazem parte do sucesso do clube londrino, que conquista assim o seu 4º título na Premier League.

Os blues apenas precisavam de vencer para assegurar o primeiro posto da Premier League, pois o Man. United ainda tinha aspirações ao título caso o Chelsea escorregasse nesta 38.ª e última jornada do campeonato.

Cedo os adeptos do Chelsea começaram a festejar, pois aos 40 minutos já venciam por 2-0 e o Wigan encontrava-se reduzido a 10 jogadores.

Apesar da vitória caseira frente ao Stoke (4-0), o Manchester não conseguiu superar os homens de Ancelotti - que se sagra campeão na sua primeira época ao serviço do clube de Londres - na classificação geral.

in Record

Últimos 10 Campeões
2009-10 Chelsea
2008-09 Manchester Utd.
2007-08 Manchester Utd.
2006-07 Manchester Utd.
2005-06 Chelsea
2004-05 Chelsea
2003-04 Arsenal
2002-03 Manchester Utd.
2001-02 Arsenal
2000-01 Manchester Utd.

Top 5 - Clubes com mais campeonatos
1º Liverpool - 18
1º Manchester Utd - 18
3º Arsenal - 13
4º Everton - 9
5º Aston Villa - 7