Após uma interrupção, a Liga Zon Sagres está de volta neste fim-de-semana, com a realização da 12ª jornada. A abrir, o V. Setúbal recebe, no Bonfim, a Académica, num jogo que se prevê muito equilibrado. Ambas as equipas estão a realizar um campeonato tranquilo, logo espera-se um jogo aberto.
Já no Sábado, o P. Ferreira recebe o Olhanense na Mata Real. A equipa da capital do móvel perdeu claramente o fulgor demonstrado no inicio do campeonato, atravessando uma fase onde perdeu quatro jogos consecutivos. Já a equipa de Olhão, parece retomar o caminho das boas exibições e surge com a moral elevada, após eliminar o Nacional da Taça de Portugal.
O V. Guimarães desloca-se à Madeira para defrontar, nos Barreiros, o Marítimo. A equipa madeirense necessita urgentemente de pontos para escapar aos lugares de descida, mas pela frente encontra um opositor num excelente momento de forma. Será um jogo repartido, contudo a organização defensiva e ofensiva já demonstrada pelos vimaranenses, poderá ser decisiva no desfecho final.
A fechar o dia, o jogo da jornada: o Sporting recebe o FC Porto, para um sempre apetecível clássico do futebol português. A equipa leonina, capaz do melhor e do pior no mesmo jogo, recebe o líder invicto do campeonato, para um jogo que se prevê muito disputado. Assim sendo, e por se tratar de um clássico, o resultado final é imprevisível, onde um simples lance individual poderá ser determinante. Destaque para o regresso de João Moutinho a Alvalade.
A jornada prossegue no Domingo, com a realização de dois jogos às 16h. No primeiro, a Naval recebe o Rio Ave, num jogo onde os vila-condenses são claros favoritos. A equipa orientada por Carlos Brito encontra-se num bom momento, somando duas vitórias e um empate nos últimos três jogos para o campeonato, o que lhes permitiu afastar dos postos de descida. No outro lado, a Naval encontra-se no último lugar da classificação e embora tenha evoluído no sector ofensivo, já demonstrou ter muitas fragilidades defensivas.
No Algarve, o Portimonense recebe o Leiria. O conjunto da cidade do Lis, apresenta-se fortemente motivado após a importante vitória da última jornada, onde bateu o Setúbal por 1-0. Já a equipa de Portimão vem de uma derrota normal, frente ao Porto, e perigosamente encontra-se nos lugares de despromoção. Todavia, o jogo de Domingo prevê-se muito equilibrado, já que o Portimonense demonstra ser uma equipa forte no seu terreno.
Às 18h realiza-se o Beira-Mar x Benfica. Os encarnados visitam Aveiro para defrontar a equipa matreira do Beira-Mar, orientada pelo técnico madeirense Leonardo Jardim. Os auri-negros estão a realizar um campeonato brilhante, encontrando-se no 8º lugar. O Benfica é favorito, mas não podemos deixar de salientar que esta equipa aveirense, já bateu o Braga em pleno Estádio Axa e empatou, em casa, com o Sporting.
No fecho da jornada, o Nacional desloca-se a Braga, para defrontar a equipa local. O conjunto minhoto, após a excelente vitória europeia, tentará terminar com o péssimo ciclo negativo que atravessa na Liga, que relegou o vice-campeão português para o 10º posto na classificação. Já o Nacional, que está a realizar um bom campeonato, terá o empate como objectivo mínimo. Será, com certeza, um jogo a não perder.